Como escolher cortinas para o banheiro

12 de fevereiro de 2019
Se o box do seu banheiro precisa de cortinas, preste atenção nessas dicas para escolher o material, as cores e o estilo mais adequado.

Na hora de decorar o nosso banheiro, é preciso prestar atenção e levar em conta muitos detalhes para que tudo fique perfeito. Uma dessas tarefas é escolher as cortinas para o banheiro.

As cortinas para o banheiro são um elemento opcional, já que nem todos os banheiros precisam desse tipo de divisória.

No texto de hoje, falaremos sobre como escolher cortinas para o banheiro, além dos tipos que existem e suas vantagens. 

Vantagens das cortinas para o banheiro

A alternativa óbvia nesses casos são as cortinas para o banheiro.

A primeira vantagem que encontramos neste elemento é que é algo barato. Há um amplo leque de possibilidades no mercado e o preço varia de acordo com a qualidade. Geralmente, as cortinas não são muito caras e são fáceis de adquirir.

Outra vantagem é que as cortinas para o banheiro são muito fáceis de instalar. Na verdade, você não precisa nem de um especialista para isso. Em geral, as cortinas vêm com a barra, que é muito fácil de instalar, e com os anéis.

A última vantagem que encontramos é que a sua limpeza e manutenção são muito simples e fáceis. São muito fáceis de substituir quando cansamos da cor ou da estampa ou precisamos mudar por questões de higiene.

A seguir, veremos as partes que formam as cortinas para o banheiro.

Partes das cortinas para box de banheiro

Como dissemos anteriormente, as cortinas para o banheiro possuem dois elementos:

  • Barra. Há vários tipos de barras: de metal, plástico, PVC, etc. Algumas podem precisar de instalação com parafusos, mas outras, as mais comuns, aderem à parede com pressão ou cola especial.
  • Anéis ou argolas. Os anéis são um elemento fundamental para que a cortina tenha mobilidade. Há vários tipos de anéis: as argolas e as presilhas.
cortina de ducha barra e anéis

Materiais

Um dos aspectos mais importantes na hora de escolher as cortinas para o banheiro é o material.

Vamos nos lembrar de que as cortinas de banheiro têm duas funções principais. Por um lado, não deixar escapar água, e por outro, decorar.

Por estar em constante contato com a água, também deve-se levar em conta o aspecto higiênico. Isso tem a ver diretamente com o material, já que alguns são mais resistentes ao mofo.

  • Cortinas de plástico. Nesta categoria, encontramos as cortinas de PVC, vinil, PEVA, EVA.

São as mais utilizadas e as mais resistentes ao mofo, além de impermeabilizantes. Por outro lado, são mais rígidas e têm um toque mais artificial.

Sobre a manutenção, devem sempre ser lavadas à mão.

  • Cortinas de poliéster (tecidos). São cortinas mais elegantes, cujo caimento é mais suave. Além disso, são mais naturais ao toque.

A impermeabilidade é muito menor do que nas cortinas de plástico. No entanto, a cada dia surgem mais cortinas com tecidos impermeáveis.

Se não secarem de forma adequada, podem se transformar em um problema, pois isso favorece a aparecimento do mofo.

Sobre a manutenção, devem ser lavadas em máquina a 30ºC. 

cortina para ducha de poliester

Como vimos, os dois tipos de cortinas têm os seus prós e contras. No entanto, a solução é fazer uma mescla, para ter o melhor de ambas. Como? Colocando duas cortinas, uma para o interior e outra para o exterior.

Confecção

A forma de confecção também é um aspecto a ser levado em conta na hora de escolher perfeitamente as cortinas para o banheiro.

Encontramos principalmente dois tipos de confecção:

  • Cortinas lisas. São as mais simples. Não têm nenhuma textura e geralmente são brancas ou translúcidas. A sua função é desviar a atenção para outros elementos decorativos do banheiro.
  • Cortinas mais elaboradas. São cortinas mais trabalhadas e geralmente têm uma combinação de vários tecidos: algodão, renda, etc. São perfeitas para banheiros vintage.

Design

Como dissemos no início, as cortinas para o banheiro estão dentro de um leque enorme de possibilidades.

É importante que, na hora de escolher, você leve em conta o estilo de decoração que predomina no banheiro, para que tudo se encaixe perfeitamente.

cortina para ducha com estampa

Você também deverá escolher se deseja que as cortinas sejam o centro das atenções ou que elas passem despercebidas.

Os diferentes designs são:

  • Cortinas neutras.
  • Cortinas de cores sóbrias.
  • Cores vivas.
  • Estampas: geométricas, tropicais.
  • Cortinas com ilustrações.
  • Murais fotográficos.
  • Cortinas de banheiros infantis.

Conclusão

Para escolher a cortina adequada para o seu banheiro leve em conta todos os aspectos sobre os quais falamos aqui.

Também é conveniente que, seja qual for o material escolhido, você tome muito cuidado com a higiene.

Deixe o ar entrar no banheiro durante o dia, evite o acúmulo de água para que a cortina fique bem seca. Evite os vincos para que o mofo não apareça.