Um banheiro com ou sem bidê?

1 de janeiro de 2020
Se você está em dúvida sobre colocar um bidê em sua casa ou não, não se preocupe. Nós resolveremos as suas dúvidas mostrando a sua utilidade no dia a dia.

O bidê, como todos nós sabemos, é aquele elemento de banheiro semelhante ao lavatório, mas menor. Muitas pessoas duvidam da sua utilidade. De fato, em alguns países da Europa e nos Estados Unidos não costumam usá-lo porque parece anti-higiênico. Por outro lado, muitos outros países não podem viver sem ele e o usam todos os dias. O dilema é: um banheiro com ou sem bidê?

É claro que colocar um bidê no banheiro é uma decisão pessoal e subjetiva. Nem todos lhe dão o mesmo uso. E para tê-lo apenas como decoração, não vale a pena. Da mesma forma, muitos decoradores acreditam que está desatualizado e tudo o que faz é dificultar e ocupar um espaço útil no banheiro.

No post de hoje, falaremos tudo sobre esse objeto relegado ao esquecimento e refletiremos sobre a sua utilidade. É realmente necessário ou o seu uso se tornou obsoleto? Resolveremos as suas dúvidas: um banheiro com ou sem bidê?

A utilidade do bidê

A palavra bidê significa cavalinho em francês e se refere à posição empregada durante o seu uso. Normalmente, ele é colocado ao lado do vaso sanitário já que a sua função principal é substituir o papel higiênico. Ou seja, o espaço fica reduzido, mas você economiza papel. O que você acha: é útil ou complicado?

Inicialmente, era destinado à higiene íntima, mas também era usado para lavar as pernas e os pés. Agora, a sua utilidade vai além disso. Entre elas, lavar somente algumas partes do nosso corpo que com a banheira ou chuveiro não seria possível, porque ficaríamos inteiros molhados. E até para lavar o cabelo, quando não queremos tomar um banho completo.Vantagens e desvantagens: banheiro com ou sem bidê

Além de seus usos mais comuns, também poderá ser usado como uma banheira para o bebê. Sendo menor, é mais fácil de manipular e nos certificamos de que o nosso filho está confortável e seguro. Além disso, alguns o usam até mesmo para lavar os seus animais de estimação, pois é um lugar mais acessível e gerenciável.

Além disso, outra utilidade é a de lavar as roupas mais delicadas que não podem ser colocados na máquina de lavar. Assim, elas podem ser deixadas de molho no bidê para esfregarmos à mão depois.

Vantagens e desvantagens: banheiro com ou sem bidê

Talvez este seja o debate mais forte na organização de um banheiro. Quais são os prós e contras do bidê? Banheiro com ou sem bidê?

Pois bem, uma das principais vantagens que encontramos no bidê é o quão prático pode ser às vezes. Além de ser muito útil para a higiene íntima do dia a dia, ele também serve para outros procedimentos que, como mencionamos anteriormente, não têm nada a ver com a higiene pessoal.

No entanto, o maior dos seus contras é, talvez, os centímetros que tira do banheiro. E ainda mais se o seu banheiro é de dimensões reduzidas. Isso o transforma em uma péssima opção.

A ideia de não instalar um bidê no banheiro é algo muito pessoal

Apesar disso, o bidê traz uma vantagem na higiene diária que o papel higiênico não fornece. Principalmente quando as mulheres estão menstruadas. Proporciona uma maior sensação de limpeza, e o seu uso é fácil e rápido. Nesse sentido, devemos acrescentar que, não importa para o que é usado, ele gasta menos água do que um chuveiro.

É verdade que muitas pessoas não acham que ele seja útil e o substituem por uma pia dupla ou até mesmo o incorpora dentro do box. Dessa forma, você não desiste do bidê e economiza espaço.

Outro ponto negativo do bidê é seu lado mais estético, já que se assemelha aos antigos banheiros do passado. Os típicos banheiros da casa dos nossos avós. Isso faz com que pareça antiquado e fora de moda.

Então… é necessário?

Como já dissemos outras vezes, todo mundo tem os seus gostos e necessidades. Sem dúvida, a ideia de não instalar um bidê no banheiro é algo muito pessoal e que deve ser avaliado por cada um. Por um lado, é um elemento prático. Por outro, tira um espaço útil do banheiro. Isso será algo para se considerar.

Outra coisa importante é que se você nunca usou bidê, não faz sentido colocá-lo no seu banheiro, já que não precisará dele e nem fará falta. Será uma despesa que você poderá economizar e, além disso, é um elemento que não é essencial. Existem outras alternativas que você poderá incluir em sua rotina de higiene diária.

Entretanto, se você não tem nenhum problema de espaço e o custo não é uma preocupação, vá em frente. Será muito útil especialmente se você tiver uma banheira.

Como você pode ver, existem diferentes opiniões sobre ter um banheiro com ou sem um bidê. Pessoalmente, vemos isso como uma adição prática, mas reduz o espaço útil do banheiro. E você? O que você acha?