4 dicas para levar em conta na hora da mudança

Com essas 4 dicas, a sua mudança será muito mais simples.
4 dicas para levar em conta na hora da mudança

Última atualização: 15 janeiro, 2019

A hora da mudança de residência é o começo de uma nova etapa. Um novo lar e novas experiências, ao mesmo tempo em que se deixa para trás as lembranças vividas na casa anterior. Esse processo também é um caos para qualquer família, já que empacotar todos os pertences não é uma tarefa simples.

Se você precisa fazer uma mudança, a seguir lhe daremos uma série de dicas para facilitar todo esse processo. Como você verá, a organização é o mais importante.

1. Desfaça-se do que não for precisar

Muitas vezes, enchemos caixas e caixas com todos os nossos pertences e não reparamos em quanto tempo faz que não os utilizamos. Fazer uma mudança também é a oportunidade de fazer uma limpeza em nossos objetos pessoais e jogar fora tudo aquilo que não será mais utilizado.

objetos e mudanças

Se você pular esse passo na hora da mudança, acabará transportando um volume e peso excessivos sem sentido. Com certeza, quanto chegar à casa nova, você acabará jogando essas coisas fora, porque elas já não têm utilidade.

Com certeza você tem roupas, calçados e outros objetos que já não usa há algum tempo e também não usará no futuro. Lembre-se de que jogar no lixo é sempre a última opção; doe os objetos que você não utilizar mais, mas que continuam em bom estado. Você também poderá reciclar, se for possível.

Após terminar esse primeiro passo, você terá somente os elementos úteis para colocar nas caixas. Pouco a pouco, a mudança será feita.

2. Anote o conteúdo de cada caixa

Depois de empacotar todos os objetos que você levará para a sua nova casa, terá dezenas de caixas idênticas. Essa similaridade faz com que depois tenhamos que abrir todas as caixas, uma por uma, até encontrar o que estamos procurando. Para que isso não aconteça e para que a mudança seja um processo mais simples, recomendamos que você etiquete todas as caixas.

A etiqueta pode ser mais completa ou mais simples, em função do volume de caixas. Se você tem poucas caixas, bastará anotar o cômodo da casa no qual esses objetos vão ficar. Sala, cozinha, hall, biblioteca, banheiro, quarto… São algumas das etiquetas que você poderá utilizar na hora da mudança.

Se você tem uma grande quantidade de objetos, as etiquetas podem ser mais detalhadas. Especifique a que móvel da casa pertencem os objetos: estante ou parte do armário, por exemplo. Essa é uma tarefa muito simples, que lhe tomará pouco tempo e facilitará muito todo o processo.

Sobre o espaço onde você deve etiquetar as caixas, o mais adequado é a lateral. Assim, você poderá ver as etiquetas facilmente mesmo que as caixas estejam empilhadas.

3. Hora da mudança: proteja os elementos frágeis

cadeira embalada

Há algo em comum em todas as mudanças, algo que sempre acontece. Algum objeto se quebra no trajeto. Para que isso não aconteça, ou pelo menos para evitar ao máximo, a melhor opção é proteger da melhor forma possível todos os elementos, principalmente os mais frágeis.

Os objetos delicados requerem uma proteção especial.

Para isso, recomendamos que você compre proteções especiais como plástico bolha ou caixas para elementos frágeis. Além disso, você poderá embalar cada peça com jornal, para que elas não se movam dentro da caixa. Esse tipo de embalagem é especialmente recomendável para as louças e peças de vidro. Além disso, você também deverá proteger de um modo especial todos os objetos decorativos, como vasos, esculturas ou quadros.

4. Espere até o último momento para fechar as caixas

Em toda mudança, sempre há um momento de estresse e loucura. O que eu coloquei nessa caixa? Isto está nessa caixa ou naquela? E se não o coloquei em nenhuma? Para que isso não aconteça, recomendamos que você espere até o último momento para fechá-las. Assim, você poderá ver o que há dentro e o que falta colocar.

ciaxas de mudança

Para isso, você poderá anotar em uma folha ao lado de cada caixa quais objetos você foi colocando, e assim, saber quais estão lá dentro, sem precisar desorganizar a caixa.

Siga esses 4 passos que lhe propusemos e faça da hora da mudança um processo muito simples. Comece fazendo uma limpeza nos objetos que você já não utiliza. Etiquete as caixas, tenha cuidado especial com os objetos mais frágeis e não as feche até o último momento.