Área de estudo: 5 dicas inspiradoras

· 31 de março de 2019
Para que você possa estudar da melhor maneira possível, é preciso ter um local adequado para isso.

O estudo não é apenas para crianças e jovens. Os adultos, por diferentes razões, também podem precisar de uma área de estudo em casa. Esta área também precisa de alguma ordem e de um tipo específico de decoração. Por isso, mostraremos uma série de características que esse tipo de espaço deve ter. Esperamos que você se inspire!

1. Luz natural na área de estudo

área de estudo

 

Se for possível, coloque a área de estudo em um cômodo onde haja muita luz natural. As horas de estudo nos obrigam a ficar com os olhos fixos por muito tempo. Sendo assim, a luz natural ajudará muito mais do que se você precisar de luz artificial.

De qualquer forma, também é necessário ter outro tipo de iluminação. Afinal, nos meses de inverno, a luz solar desaparece muito cedo. Por isso, é necessário usar a luz artificial da qual falamos antes. A mesma coisa acontece se você precisar estudar à noite.

Recomendamos que a luz seja do tipo LED porque cansa muito menos a vista. Além disso, ela é a mais semelhante à luz solar.

2. Cores inspiradoras na área de estudo

Área de estudo colorida

Outro elemento a considerar para criar ambientes que inspiram e favorecem o estudo são as cores. Cada cor expressa uma sensação diferente. Por exemplo, o branco transmite calma, luz e frescor. O amarelo traz energia e felicidade. O vermelho traz energia e a cor laranja o entusiasmo. Você poderá escolher a cor e as sensações que deseja transmitir a si mesmo durante esses momentos cansativos de estudo.

3. Escrivaninha com tudo que você precisa

Escrivaninha

Uma das partes mais importantes da área de estudo é o local onde você colocará as suas coisas para estudar. Nesse caso, vamos falar um pouco sobre a escrivaninha. Ela deve ser funcional. Ou seja, é importante que você tenha tudo o que precisa à mão. Dessa forma, você não precisará se levantar e nem ficar se distraindo o tempo todo.

Antes de comprar a mesa de trabalho, calcule o espaço que você realmente precisa. Afinal, dependendo do tamanho da escrivaninha, você precisará de um espaço maior ou menor. Também é recomendável que essa mesa tenha gavetas ou prateleiras conectadas. Assim, você poderá armazenar os documentos mais importantes.

4. A decoração também é importante

área de estudo

 

A área de estudo também precisa de um toque na decoração. É importante que você crie o seu espaço, personalizando com pequenos detalhes, para ter uma sala que o inspire.

Use como porta-canetas aquele copo que você gosta tanto e só usa de vez em quando. Dessa forma, poderá olhar para esse objeto continuamente. Afinal, ele lhe trará boas lembranças e as energias serão mais positivas. Se você gosta de plantas, poderá colocar uma pequena sobre a mesa.

Além disso, você poderá decorar a parede pendurando um quadro com uma frase positiva. Ou, quem sabe, usando um mural para pendurar pequenas fotos que trazem boas recordações. Tudo o que gera felicidade, lembranças e energia positiva é bem-vindo em sua área de estudo.

5. Relaxamento em áreas de estudo inspiradoras

Mesa de vidro para trabalhar

Um dos fatores mais importantes para o estudo avançar é a concentração. Além disso, o relaxamento também é essencial. Quanto mais relaxado você estiver, mais inspiração encontrará para estudar. As cores de que falamos anteriormente ajudam a relaxar, pois criam um ambiente que inspira tranquilidade.

Mas você também poderá encontrar paz de outras maneiras, se não quiser alterar as cores do seu escritório. Para muitas pessoas, a música ajuda na concentração. Por isso, você poderá ter um pequeno aparelho de som por perto. Incensos e velas são dois elementos que também ajudam a relaxar em uma área de estudo.

Manter uma certa ordem, tanto nos papéis quanto no ambiente em que você se encontra, também é essencial para manter a calma e a tranquilidade.