As melhores tintas para azulejos

6 de setembro de 2018
Atualmente, podemos encontrar muitas tintas para azulejos de banheiro. Por isso, explicaremos como aplicar essa técnica inovadora.

Se você está pensando em renovar a sua cozinha ou o seu banheiro e não quer gastar muito, uma boa opção é usar tintas para azulejos. Com elas você poderá cobrir corretamente toda a superfície e, além disso, também terá a possibilidade de continuar limpando os azulejos como antes. Neste artigo, mostraremos como utilizá-las.

Dicas para pintar azulejos

Os azulejos são peças planas feitas principalmente de argila, cuja função reside em decorar mas, ao mesmo tempo, proteger as paredes do banheiro e da cozinha. Eles também podem ser usados para revestir o piso nesses ambientes e em exteriores (terraços, varandas, pátios, etc).

Assim, os principais benefícios dos azulejos são: facilidade de limpeza, prevenção de bactérias e germes, isolamento térmico, aparência natural, se utilizarmos azulejos com diferentes tipos de acabamento e a decoração de acordo com o lugar.

Dicas para pintar azulejos

Se quisermos pintar azulejos, devemos levar em conta algumas questões muito importantes, especialmente se for a primeira vez que a tinta é aplicada ou se já houver camadas anteriores.

Como primeiro passo, é essencial remover qualquer sujeira que possa estar presa nos azulejos, especialmente nos azulejos da cozinha. Dessa forma, a tinta irá cobrir de forma mais eficaz. Se necessário, lixe a superfície e limpe com um pano úmido. Depois, espere secar para passar a primeira demão de tinta.

Outras dicas para pintar azulejos

É também muito importante levar em consideração as condições ambientais, uma vez que a temperatura não deve ser inferior a 10° C ou superior a 30° C. Além disso, a umidade deve ser de no máximo 75%.

Por quê? Porque os azulejos são receptores de frio e calor e se contraem ou expandem de acordo com a temperatura. Inclusive, se eles estiverem molhados ou úmidos, a tinta não irá fixar corretamente e acabaremos gastando muito mais. Ou seja, muito esforço e dinheiro para que o resultado não seja o esperado.

Por essa razão, recomendamos que antes de começar você faça um ‘teste de aderência’ para verificar se realmente escolheu corretamente entre as tintas para azulejos disponíveis no mercado. Inclusive, não esqueça de ler as indicações no rótulo do produto! Descubra também o rendimento da lata de tinta: geralmente é entre 8 a 10 m² por litro.

Dicas para pintar azulejos

Depois de verificar se é a tinta correta, não aplique uma camada muito grossa, pois levará muito tempo para secar e não ficará tão bem. Se necessário, aguarde até o dia seguinte para passar a segunda demão.

Tintas para azulejos: qual escolher

Além do fato de que a superfície deve estar limpa e lixada, se não escolhermos a tinta correta, o resultado não será o que esperamos. Pode acontecer da tinta não cobrir completamente os azulejos, o que requer muitas camadas ou que, após um curto período de tempo, comece a descascar. Você pode evitar essas desvantagens típicas comparando as diferentes tintas de azulejos disponíveis no mercado:

1. Tinta bifásica

Vem em dois componentes separados, os quais devem ser misturados antes de passar a primeira camada. Como vantagens podemos indicar que são tintas de azulejo muito resistentes, o seu acabamento é superior e duram muito mais tempo.

Entretanto, a desvantagem é que ela tem um cheiro muito forte e é tóxica. Portanto, é recomendado pintar com as janelas e portas abertas e usar uma máscara apropriada, feita de plástico e não de papel.

2. Tinta sintética

É a mais comum e apesar de não oferecer a mesma qualidade da bifásica, a verdade é que o seu acabamento é muito bom. Assim, para aplicá-la, basta colocar uma máscara de papel, pois a sua toxicidade é menor.

Tintas para azulejos: qual escolher

Ao toque, seca depois de duas horas, mas para repintar devemos esperar de seis a oito horas. Portanto, recomendamos que você comece de manhã cedo com a primeira camada, e à tarde você poderá dar a segunda demão.

3. Tinta à base d’água

Por último, a terceira opção entre as tintas para azulejos nem sempre é a mais aconselhável, porque elas duram menos e “saem” com mais facilidade. Em alguns casos, são geralmente mais acessíveis do que as sintéticas ou epóxi.

Antes de molhar a área pintada, você deve esperar pelo menos 72 horas. Isso significa que, se você usá-la para pintar o banheiro, não poderá tomar um banho por três dias. Se tivermos apenas um banheiro, será um grande problema!