Casa multicor: decore com vários tons

· 27 de outubro de 2018
Às vezes, enjoamos da decoração dos nossos espaços e queremos transformá-los para lhes dar uma vida nova. Neste texto, daremos algumas sugestões para decorar a sua casa com muitas cores.

Existe uma ampla variedade de estilos para decorar os seus ambientes. Decorar a casa multicor poderá trazer otimismo e alegria ao seu dia a dia, já que as cores determinam o nosso humor.

Neste sentido, as cores frias geralmente nos levam a estados de ânimo mais serenos e tranquilos, ainda que muitas vezes, também estejam relacionadas com emoções negativas. Enquanto isso, as cores quentes estão relacionadas com emoções positivas, como a alegria. No entanto, elas também podem nos levar à intranquilidade e ao nervosismo.

Apesar disso, as cores chamativas sempre nos trarão alegria. Por isso, vamos lhe mostrar algumas ideias criativas para criar ambientes coloridos dentro da sua casa.

Casa multicor: equilibre os espaços

Uma casa multicor não significa ambientes sobrecarregados com cores chamativas. Você deve levar em conta que estará criando uma composição, um todo. Por isso, é preciso equilibrar as cores das paredes com os objetos e cada acessório que você possua em casa.

sala multicor amarela

Pinte as paredes com tons neutros

Uma maneira pratica de equilibrar os espaços é pintar as paredes com cores neutras, tais quais o branco e o cinza. Assim, se você utilizar móveis, tapetes ou acessórios de cores vibrantes, eles irão contrastar com os tons claros das paredes.

Por outro lado, se você escolher cores vibrantes tanto para as paredes como para objetos decorativos da casa, você estará sobrecarregando visualmente os seus cômodos.

Utilize papel de parede

Se você deseja pintar a suas paredes com tons neutros, mas não quer pintar uma das parede com cores fortes, poderá optar por aplicar um papel de parede. Existem várias estampas de diferentes cores. Essa é uma alternativa interessante para dar um toque divertido a sua casa.

Utilize cores vibrantes

Se você deseja utilizar em sua casa multicor tons fortes como o laranja, o amarelo, o vermelho e o azul, lembre-se de sempre acompanhá-los com tons neutros. Não é estritamente necessário pintar todas suas paredes com cores neutras. Se você quiser, poderá pintar uma parede de alguma cor vibrante ou pastel, que combine com alguns dos seus objetos coloridos.

Utilizar cores chamativas é recomendável para as pessoas que se caracterizam por serem enérgicas e vibrantes, que gostam de ambientes coloridos. Por outro lado, se você tem um gosto mais clássico, mas deseja dar um toque especial a sua casa, decorar a sua casa com tons vibrantes não será a melhor opção. Escolha apenas alguns objetos em cores mais chamativas.

Decore a sua casa multicor em tons pastéis

Quem deseja renovar as cores da sua casa, mas não quer optar pelos tons fortes, poderá utilizar tons menos saturados, como as cores pastéis, por exemplo.

A combinação de paredes em tons cinza-claro ou branco combinam perfeitamente com as cores pastéis. Essa é uma maneira sutil de dar muita cor ao ambiente, sem a necessidade de utilizar tons vibrantes. Além disso, as cores pastéis poderão ser utilizadas todas juntas, sem sobrecarregar os cômodos.

casa multicor tons pastel

Experimente combinar todos os tons juntos: verde, celeste, rosa, laranja e amarelo. Você verá que os seus cômodos ficarão bonitos e coloridos.

Opte por tecidos vibrantes

Para decorar sua casa multicor é fundamental utilizar cores vibrantes nos tecidos. Toda casa utiliza tecidos na decoração de vários espaços: seja nas cortinas, tapetes e capas de almofadas nos sofás.

No mercado, você poderá encontrar padrões divertidos, estampas originais e coloridas, que trarão personalidade e alegria a sua casa. Se você possui um sofá ou um edredom com cores neutras, essa é uma oportunidade para contrastar com mantas e almofadas.

Escolha objetos coloridos

Se a cor é sua primeira aliada na hora de renovar sua casa, você poderá escolher objetos coloridos, tais como eletrodomésticos, louças ou acessórios de todos os tipos.

Dê cor a seus móveis

Se você não quiser se desfazer dos móveis que já possui, mas está querendo renovar, opte por pintá-los.

Uma ideia original é pintar o fundo dos seus armários ou estantes com tons que já se encontram em seus espaços. A cor da madeira, por exemplo, combinada com amarelo, vermelho ou azul, é uma alternativa interessante para dar vida a sua cozinha.

Você também poderá pintar totalmente as mesas ou cadeiras. A ideia de ter móveis em tons neutros ou cor de madeira não é uma regra. Anime-se e você verá como se destaca uma banqueta pintada de vermelho, por exemplo.

A cor, os padrões e desenhos, as frases, os bordados, a pintura, a textura… Com certeza estão presentes em algum canto da sua casa. Se for o seu canto favorito, significa que é ele que mostra os seus interesses. Portanto, não tenha medo de tornar todos os outros espaços protagonistas também.

Os espaços coloridos dão vida e trazem alegria. É importante nos sentirmos confortáveis e à vontade em nossas casas. Por isso, se você gosta de cores, anime-se e crie a sua casa multicor, levando em conta essas dicas. Deixe-se levar e se inspire!