Como aplicar a cor lilás em casa?

31 de agosto de 2019
Trazer elegância, naturalidade e sofisticação para a sua casa pode ser muito fácil. Basta usar a cor lilás e você terá a harmonia de que o seu lar precisa.

Existem cores muito peculiares. Algumas delas podem ser um pouco exageradas e intensas para usar em casa; a chave é saber como equilibrá-las com outras cores para, dessa forma, obter um bom diálogo decorativo. Por essa razão, mostraremos algumas dicas sobre como aplicar a cor lilás na sua residência.

A primeira coisa que devemos ter em mente é a diferença entre roxo, violeta e lilás. Eles têm uma certa semelhança, mas, esteticamente, não têm nada a ver um com o outro. Poderíamos falar sobre um certo parentesco cromático, com contribuições de significados diferentes.

O que o lilás pode nos transmitir? Esta cor é um meio perfeito de dar à casa uma peculiaridade decorativa que fica no meio do caminho entre o chique, o elegante e, ao mesmo tempo, o aspecto boêmio. Não é tão comum encontrá-la nas casas, mas ela reflete um sentido diferenciado em comparação com outras cores.

Aplicação da cor lilás nas paredes

aplicar a cor lilás em casa

As paredes são o principal suporte para a aplicação das cores. Através delas, é possível trabalhar o conteúdo fundamental que dominará todo o espaço. Elas não deixam de ser o recurso que envolve os móveis e também a nós mesmos como moradores da casa.

É possível que essa cor tenha certas características femininas, mas também é verdade que ela pode se aproximar de uma estética glamourosa e diferente do que estamos acostumados. Na verdade, o lilás rompe com a linha decorativa que geralmente pode ser encontrada nas casas.

Ele não precisa estar em todas as paredes; ele também pode ser combinado com outras cores, principalmente o branco ou o cinza, com as quais ele pode contrastar de forma eficiente e combinar muito bem. Por outro lado, recomenda-se não o misturar com tons escuros.

As paredes são como uma tela que precisa de cor para transmitir sentimento.

Onde podemos aplicá-lo no quarto?

decoração harmoniosa

Além das paredes do quarto, também podemos encontrar o lilás em outros recursos que podem ter um caráter significativo. Sem dúvida, cada elemento que tiver essa cor se tornará uma referência decorativa para o espaço. Vejamos alguns exemplos de onde aplicar o lilás:

  • A colcha da cama é um suporte muito interessante. Se este recurso já adquire um destaque completo no quarto por si só, ao aplicar o lilás, ele se transformará em um eixo fundamental do local. No entanto, devemos combiná-lo com o restante, mesmo que a cor seja repetida em algum outro elemento.
  • Se não quisermos que a colcha seja a protagonista do quarto, existe a opção de colocar almofadas em cima de uma cama de cor clara. Dessa forma, haverá um contraste que atrairá os olhares, já que ela não deixa de ser uma cor atraente pelo significado que oferece.
  • As cortinas são outro componente para o qual este conteúdo estético-cromático pode contribuir. Não importa se elas são opacas ou translúcidas, o importante é que elas possam gerar um efeito doce e suave, até mesmo com um certo toque de delicadeza sensorial.
  • O abajur é outro elemento onde esta cor pode aparecer, principalmente na cúpula. Existem muitos modelos de abajur nos quais o lilás pode ser encontrado. Eles podem ficar ótimos em cima de um móvel branco ou verde escuro.

Os tapetes também têm muito a dizer

quarto lilás

Embora possa não parecer, o lilás também pode estar presente no chão. Os tapetes podem ser estampados ou lisos. No entanto, o mais importante é que haja uma relação adequada com a cor do piso.

Se você tiver um piso frio branco ou cinza, eles combinarão perfeitamente. Caso o piso seja escuro, também é possível obter uma boa sintonia. Por outro lado, é necessário evitar tons terrosos ou quentes, exceto o parquet marrom-claro que pode combinar bem.

Tenha a elegância do lilás a seus pés.

Outras maneiras de combinar a cor lilás

decoração do quarto

É verdade que a cor lilás pode ser um pouco complicada de combinar. Nem todas as cores conseguem ter uma boa sintonia com ela, mas ao decorar de maneira coerente e objetiva, é possível alcançar uma harmonia estética.

A cor verde fica muito bem em um ambiente onde o lilás domina o espaço. Através delas é possível alcançar uma percepção naturalista, já que as duas cores estão relacionadas à natureza.

Hoppen, Stephanie: El color de tu casa, Océano Ambar, 2008.