Como encontrar portas de interior perfeitas

· 29 de junho de 2018
Saber escolher bem as portas de interior nos fará ganhar espaço e melhorar o isolamento térmico.

As portas de interior são um dos elementos com mais presença em uma casa. Elas podem fazer com que o aspecto e o ambiente do cômodo mudem totalmente. Suas funções baseiam-se em isolar e decorar, dando personalidade em cada quarto da casa.

É muito importante escolher a porta mais adequada. Isso varia de acordo com a função que tenha o cômodo. Saber escolher bem as portas de interior nos fará ganhar espaço, melhorar o isolamento térmico, acústico e organizar a distribuição da casa.

Ultimamente, temos observado que as tendências em portas que mais se destacam são as relacionados com um estilo mais minimalista e modernista. No entanto, dentro de uma casa, as portas podem ser todas diferentes, desde que sigam um padrão e mantenham elementos comuns, para que não contrastem de uma maneira desagradável.

Sem dúvida, as portas são de grande importância para a decoração da nossa casa. No post de hoje, falaremos sobre algumas propostas de portas, levando em conta o material e o estilo. Encontre a porta perfeita para a sua casa!

Estilos de porta

Portas lisas de uma folha

Esse tipo de portas são as mais tradicionais e as mais utilizadas na maioria das casas. Adaptam-se bem a qualquer tipo de espaço, independentemente das dimensões.

Por serem as mais procuradas, são as que têm um preço mais econômico. Obviamente, isso depende do material escolhido. No entanto, o material mais utilizado é a madeira maciça.

Se sua casa é pequena e tem esse tipo de porta, é aconselhável pintá-la de cores chamativas. Isso fará com que o espaço seja ampliado visualmente e a decoração fique mais atrativa.

Portas duplas

Uma porta dupla fica perfeita em cômodos como a sala, o quarto principal ou a cozinha, se forem de grandes dimensões. Se a nossa casa tem espaço suficiente, essas portas trarão elegância e distinção, já que antigamente eram utilizadas em grandes palácios.

Outra opção é instalar portas duplas embutidas nos trilhos. São uma boa opção para aproveitar o espaço útil da nossa casa. Para as casas menores, são perfeitas, já que podem unir espaços.

porta dupla

Essas portas são muito práticas para organizar os ambientes de uma casa. Além disso, podemos deixá-las abertas criando uma sensação de continuidade, deixando que a luz entre e ilumine a casa toda.

Portas que se dobram

Esse tipo de portas tem o mesmo sistema de um acordeão. Apresentam um mecanismo através do qual a porta vai se dobrando em lâminas ou colunas até que fiquem todas juntas. Elas se fecham e se abrem com o objetivo de ocupar o menor espaço possível quando estão fechadas.

Por isso, esse modelo é perfeito em casas com quartos muito pequenos, onde realmente é importante ganhar espaço.

Também são perfeitas se tivermos crianças em casa, já que permitem que não os ‘percamos de vista’ quando estão em cômodos diferentes, como é o caso do banheiro.

No mercado, podemos encontrar portas dobráveis de diferentes estilos e materiais.

Portas com decorações

Como já dissemos, ultimamente estamos observando um gosto pelo minimalista e simples. Isso se reflete também na colocação das portas.

Já não se veem tanto os designs com alguma decoração ou detalhe. Ficaram em segundo plano, já que sobrecarregam o ambiente e dão a sensação de antiquado.

No entanto, podemos encontrar alguns modelos que apresentam designs muito simples, que podem ficar bem em determinados tipos de ambiente.

Portas de correr

Esse é um modelo polivalente que pode se adaptar a qualquer tipo de cômodo. A porta se movimenta até um dos lados através de um trilho e encaixando-se na parede. Utiliza-se tanto para o interior quanto para o exterior.

portas de correr

É uma porta muito utilizada em pátios interiores, de modo que, ao deixar a porta aberta, a luz possa entrar na casa.

Uma porta para cada tipo de cômodo

Para a sala

Nas salas mais tradicionais, era muito comum colocar uma porta com vitral, que deixasse passar a luz, especialmente nas casas onde o corredor não recebia luz natural e era bem escuro.

Agora que estão na moda os espaços abertos com um estilo simples e pouco carregado, as portas, quando são utilizadas, tentam passar despercebidas. Isso se vê muito, principalmente nos lofts, onde a maioria das portas são de correr.

Os materiais mais utilizados são as madeiras nobres em portas lacadas, emolduradas ou lisas. Também há portas com detalhes em vidro e aço.

Para a cozinha

Nas cozinhas, é aconselhável colocar portas com vidro translúcido para deixar passar a luz, assim como nas portas da sala.

No entanto, há um inconveniente. Como esse é um cômodo onde a temperatura varia muito porque é onde se cozinha, os vidros sujam com muita facilidade.

porta cozinha e sala

Por isso, uma boa alternativa para esse problema é instalar portas de alumínio. Você perde a entrada de luz, mas mantém a limpeza. Por isso, encontramos esse tipo de porta em cozinhas profissionais.

As portas de correr são uma boa opção para conectar a sala de jantar ou de estar com a cozinha, e lhe permite isolar os odores da cozinha do restante da casa.

Para o banheiro

O banheiro geralmente é um espaço pequeno. O mais comum é instalar uma porta lisa, de uma folha.

No entanto, uma boa opção é colocar um modelo de porta de correr, que permita aproveitar bem toda a superfície.

E você? Gostaria de colocar alguma dessas portas na sua casa?