Como organizar um buffet em casa

12 de fevereiro de 2019
Você já planejou organizar um buffet em casa? No artigo de hoje daremos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa.

Deixar de organizar um buffet em casa porque não há espaço suficiente é coisa do passado. Hoje em dia, qualquer evento que se preze acontece nos fantásticos e luxuosos buffets ou restaurantes. Mas, organizar um buffet em casa é a tendência mais atual. Uma combinação perfeita de sabores e estética que nós amamos.

Em um buffet, grande parte da decoração é a própria comida. Não importa se você vai cozinhar em casa ou comprar tudo pronto; tenha certeza de que a apresentação vai impactar pela sua combinação de cores e texturas. Neste post mostraremos os melhores truques para organizar um buffet em casa ou no jardim.

As mesas

As mesas são as estrelas do buffet. Toda oferta culinária deve ser mostrada em mesas compridas. A nossa sugestão é que se você tiver espaço suficiente, organize pelo menos três mesas de buffet. A principal, onde se coloca a comida. Uma segunda mesa para as bebidas e uma terceira, para as sobremesas. O mais prático são as grandes tábuas de madeira, cobertas por toalhas e apoiadas sobre cavaletes.

organizar buffet em casa mesas

A mesa principal

Se for possível, você deverá colocá-la afastada das paredes, para que os convidados possam circular ao seu redor. Pense que um buffet é na realidade um circuito, por isso é importante seguir uma ordem concreta na hora de montar a mesa. Em primeiro lugar, em uma das pontas, colocam-se os pratos e tigelas de diferentes tamanhos, para que cada convidado escolha aquele com o qual se sente mais cômodo.

Depois vêm as entradas e as saladas e, logo após os pratos principais. Todas as bandejas devem ter o seu próprio talher para servir: colheres grandes, pegadores e outros. No final desta mesa, coloca-se o pão, os guardanapos e os talheres, que são colocados por último para que não caiam ou se transformem em um problema enquanto os convidados se servem.

A mesa das bebidas

O ideal é reservar uma mesa separada para as bebidas. Nela, devemos colocar copos e taças de diferentes tamanhos, gelo e as bebidas. É preciso ter uma oferta variada. Os vinhos brancos precisam ficar em baldes com gelo para se manterem frescos, assim como qualquer bebida que precise estar fria. Os vinhos tintos devem ser de acordo com o alimento que será servido.

A mesa de sobremesas

Com um pouco de arte, essa mesa será a favorita da reunião. É preciso tê-la montada e pronta desde o começo da festa, mas as sobremesas somente serão servidas no final. Não é necessária uma mesa gigante para que as sobremesas chamem atenção. Você poderá servir em bandejas verticais, que permitirão colocar os doces em alturas diferentes e de uma forma muito interessante.

organizar buffet em casa sobremesa

As toalhas de mesa

As toalhas de mesa que cobrem as mesas do buffet devem estar limpas e passadas. Precisamos ter certeza de que as pontas fiquem na mesma altura e cubram as mesas completamente. A função das toalhas não é somente cobrir. Esse é mais um elemento decorativo do qual se pode tirar muito proveito, já que os acessórios de decoração devem ser poucos, para que não interfiram na comida. As clássicas são brancas, mas podemos brincar com as cores e criar mesas muito impactantes com tecidos coloridos. Combinar toalhas compridas com outras peças mais curtas em cores diferentes é sempre um acerto.

Organizar um buffet em casa: a comida

Aqui a única regra é que não se deve servir nada pesado para comer. O ideal para organizar um buffet em casa é escolher alimentos que possam ser consumidos em pequenos pratos ou com a mão. Podemos servir tanto pratos frios como quentes, mas o melhor é decidir pelos pratos frios, que não nos obrigam a permanecer na cozinha até o último momento.

As saladas e sopas frias são servidas em pequenos copos ou taças transparentes. Tábuas de queijos, canapés, legumes em palitos com molho e pequenos sanduíches para os aperitivos e entradas. Carnes assadas em fatias, quiches, sushi e empanadas são pratos básicos do buffet.

organizar buffet em casa comida

Para a sobremesa, escolha doces de tamanho pequeno para que sejam fáceis de comer. Qualquer doce tipo francês é válido, bolinhos variados, macarons, pequenos copos de tiramisu ou mini cupcakes servirão para completar a mesa.

Truques extra

Se for possível, coloque uma mesa menor para que os convidados possam utilizar para deixar as louças já usadas. Nunca sabemos o que fazer com elas quando terminamos de comer em um buffet. Ainda que seja um tipo de refeição que pode ser feita em pé, é conveniente ter pequenos cantos com cadeiras e pequenas mesas auxiliares, para que os nossos convidados possam se sentar ou descansar.

Outro truque importante para organizar um buffet em casa é calcular a quantidade de comida que irá nas bandejas. Isso para que a mesma comida não fique na bandeja por mais de quinze minutos. É preferível repor a comida nas bandejas do que correr o risco de que elas permaneçam circulando por muito tempo.

Com certeza, com essas dicas você vai se animar a preparar um fantástico buffet na próxima vez que tiver convidados em casa. Use toda sua criatividade. Sempre ficará bem e é a melhor maneira de começar uma festa inesquecível. Será um sucesso! Bom apetite!