Construir uma minicasa: alguns pontos fundamentais

· 18 de novembro de 2018
Se você está procurando outra alternativa de moradia ou um espaço alternativo além da sua casa, falaremos sobre alguns pontos fundamentais para construir uma minicasa.

Se você está pensando em construir uma minicasa e adicionar mais um espaço para relaxar ou receber mais convidados, uma pequena residência será uma ótima opção. Poderá ser uma alternativa interessante para adicionar um espaço mais íntimo e separado da sua casa principal.

Além disso, servirá para realizar grandes celebrações familiares ou com amigos. Também para receber a visita da sua família ou até mesmo para as suas reuniões íntimas com amigos. Às vezes, precisamos de um espaço separado da nossa casa para pensar em outra coisa, relaxarmos e mudar um pouco de ambiente.

Se tivermos filhos pequenos, construir uma minicasa pode ser uma alternativa muito interessante se não houver uma casa na árvore. Dessa forma, todos os membros da família podem se divertir.

Uma minicasa é sinônimo de simplicidade, praticidade e sustentabilidade. Por isso, daremos algumas dicas para construir uma minicasa em seu terreno.

Escolha uma área adequada para construir uma minicasa

Antes de construir sua minicasa, você deverá analisar o terreno e escolher a área ideal para realizar a construção. Você deverá pedir conselhos de um profissional como um arquiteto, por exemplo. Ele poderá analisar o terreno em sua totalidade, lhe dar uma perspectiva profissional e de acordo com o que você deseja.

construir uma minicasa

Você deverá considerar se deseja construir a sua minicasa próxima ou longe da casa principal. O recomendável, se você tem um terreno amplo, é realizar a construção longe da sua casa. Isso proporcionará uma maior privacidade à sua minicasa.

Além disso, se um membro da família realizar reuniões ou festas barulhentas na minicasa, a casa principal ficará completamente isolada e você terá mais tranquilidade.

Procure medir bem as distâncias com a ajuda de um profissional. No entanto, poderá conectar a casa principal com a minicasa através de um pequeno caminho.

Que tipo de minicasa você deseja construir?

Antes de construir uma minicasa, você deverá analisar com que finalidade será usada. Isso dependerá do número de cômodos ou da distribuição do espaço que ela terá. Como a palavra sugere, esta será uma minicasa, uma pequena residência. Ela terá tudo que você tem na sua casa principal, mas em um espaço muito limitado. Por isso, você deverá aproveitar o espaço ao máximo.

Se você utilizará a sua minicasa para receber a sua família ou amigos, procure criar espaços diferentes para que várias pessoas possam viver nela. O ideal é fazer um mezanino onde você poderá colocar uma ou duas camas, e na sala principal colocar um sofá-cama. Dessa forma, você terá bastante espaço para seus convidados passarem a noite.

Procure criar uma sala de estar no piso térreo com cozinha integrada e um banheiro pequeno. Assim, os seus convidados ou até você mesmo, poderão desfrutar de um espaço íntimo, se assim o desejarem.

Além disso, se você realizar reuniões com seus amigos ou celebrações familiares, a minicasa pode ser uma ótima alternativa para desfrutar de almoços e jantares. Você poderá até mesmo cozinhar e não fazer muita bagunça na casa principal. Além disso, por ser um espaço menor, você poderá limpá-lo com mais facilidade.

Instale janelas

Por ser um espaço pequeno e limitado, o ideal é instalar janelas grandes. Podem ser janelas  grandes ou portas de correr de vidro. Isso lhe dará mais luminosidade e, por sua vez, você terá a opção de ventilar adequadamente os espaços. iluminação e a ventilação são fundamentais em todas as casas, e especialmente nos espaços reduzidos como um minicasa.

Tetos altos

Se a sua ideia é construir uma minicasa de um único ambiente sem mezanino, por exemplo, você deve necessariamente construir tetos altos. Isso gerará mais amplitude visual em sua minicasa e você não sentirá uma sensação de confinamento.

Escolha o seu estilo favorito

O estilo que você deseja dar à sua minicasa dependerá diretamente do design e dos materiais utilizados. O ideal é adaptar o estilo da sua pequena residência ao da sua casa principal. Dessa forma, ficará esteticamente muito bonito na sua totalidade. Além disso, você deverá considerar que tipo de materiais utilizará para a sua construção.

Se você quiser gerar um estilo rústico em sua minicasa, no estilo de uma cabana, é essencial utilizar muita madeira. Procure escolher a madeira adequada para o piso, para as paredes e para os tetos. Mais uma vez, é necessário consultar um arquiteto, que fornecerá todas as informações necessárias.

Compare materiais, pesquise a respeito da resistência e dos seus cuidados. Procure ser precavido e muito meticuloso, já que qualquer erro na construção será difícil e caro para reverter.

O estilo rústico para construir uma minicasa é o mais popular, já que geralmente se quer criar um espaço de conforto e aconchego. Anime-se e construa a sua minicasa no melhor “estilo cabana”.

Minicasa no estilo rústico-construir uma minicasa

Instale estantes e armários

As estantes, os armários e várias prateleiras em suas paredes serão muito úteis na sua minicasa. Assim, você poderá armazenar louças, objetos de decoração ou itens de trabalho.

Procure destinar uma parede inteira para instalar estantes largas de uma extremidade à outra. Isso o ajudará a aproveitar o espaço ao máximo.

Como você pode ver, construir uma minicasa não é uma tarefa simples de executar. Você deve levar em conta muitos fatores, que tipo de casa e para que irá destiná-la. Você deve se informar, consultar um profissional e tomar todas as precauções necessárias. Pense, projete e comece a construir a sua minicasa ideal para desfrutar de um novo espaço em família ou com amigos.