Decoração escutoide: um novo estilo para a sua casa

· 18 de outubro de 2018
Você já ouviu falar da decoração escutoide?

Você já ouviu falar da decoração escutoide? Trata-se de um conceito realmente novo que surgiu dos laboratórios e estudos científicos, mas que chegou à decoração de casas e escritórios.

Baseados no “escutoide”, damos uma forma mais geométrica aos nossos espaços. É ideal para as pessoas que amam a ordem, a simetria e as formas incomuns. Vamos falar mais sobre essa tendência neste artigo.

O que é a decoração escutoide?

Antes de falarmos sobre a decoração escutoide em si, temos que explicar o que é essa palavra um pouco complicada, mas que já está presente nas revistas de design e nos projetos de designers famosos do mundo todo.

O escutoide não nasceu no mundo da decoração, mas sim no mundo da biologia celular. Isso mesmo, visto que tudo começou com uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Biologia Celular juntamente com o Instituto de Biomedicina da Universidade de Sevilha, que foi publicada recentemente.

Durante um estudo sobre o desenvolvimento embrionário dos animais, os biólogos descobriram que as células epiteliais se multiplicavam, se acumulavam e se desenvolviam de uma maneira estranha. O nome ‘escutoide’ deriva da palavra ‘escutelo’, nome dado à forma do tórax de alguns insetos, entre eles os besouros, por exemplo.

Eles replicaram no laboratório o que viram no microscópio usando um computador, e foi assim que uma nova forma geométrica foi descoberta.

Basicamente, essa é uma das maiores descobertas dos últimos tempos: um sólido geométrico que é limitado por duas superfícies paralelas e polígonos que são unidos por uma curva ou então um formato de “Y” entre os vértices. Ao contrário dos prismas, os escutoides não possuem bases em todos os vértices, mas sim possuem superfícies curvas.

O que é a decoração escutoide?

Talvez seja um pouco difícil entender na teoria, mas com uma simples imagem é possível explicar o que foi dito acima. Esses escutoides podem se unir e formar uma espécie de cadeia ou grupo, no que diz respeito ao desenvolvimento celular.

Mas, como estamos interessados em decoração e não somos cientistas, vamos passar esse conceito para o design de ambientes. O que mais importa é que os escutoides preenchem todo o espaço entre as suas superfícies, então eles ficam perfeitos quando o ambiente é pequeno ou então quando queremos tirar o máximo proveito dele.

A decoração escutoide: paixão pela geometria

Se você é um fã de objetos geométricos e quer adicioná-los à sua decoração, então o conceito dos escutoides é perfeito para você. Inclusive, se você tiver uma impressora 3D disponível, poderá fazer seus projetos e colocá-los em prática em um curto espaço de tempo.

Onde usar a decoração escutoide?

A primeira coisa que vem à mente é no ambiente profissional ou no escritório… Ela é perfeita para organizar uma mesa! Em cada um desses ‘recipientes’, podemos colocar lápis, clipes, pequenos papéis e até mesmo transformá-los em vasos para colocar cactos ou suculentas, as plantas geralmente escolhidas para esses locais.

Mas não fiquemos apenas com as coisas pequenas, já que também é possível aproveitar esse conceito e criar móveis muito bons, funcionais e de acordo com os espaços. Se você não tiver muito espaço na sala ou na varanda, graças à decoração escutoide você poderá colocar mesas e assentos lado a lado e colocá-los em um canto quando não estiver usando.

A decoração escutoide: paixão pela geometria
Fonte: decoracion.trendencias.com

Se você colocar várias peças escutoides uma ao lado da outra, poderá separar ambientes, em vez de usar os famosos ‘cubos’ que aparecem nas casas e apartamentos modernos. Além disso, cada uma delas poderá ser pintada com cores diferentes, sendo assim perfeito para um ambiente mais alegre ou para o quarto das crianças… que, por sua vez, podem aprender muito sobre geometria enquanto se divertem!

Podemos encontrar inspiração em qualquer coisa para decorar a nossa casa ou a nossa mesa no escritório. Isto foi comprovado pelos designers que se inspiraram nesta nova forma geométrica para oferecer produtos completamente novos e ao mesmo tempo úteis e funcionais.

A decoração escutoide está chegando agora às residências e ambientes profissionais. Mas, não duvidamos que dentro de muito pouco tempo ela esteja presente nas empresas dedicadas à tecnologia e à inovação. É uma forma muito curiosa e engraçada!