Decoração musical para a casa

2 de julho de 2019
Você é um amante de música e quer tematizar o seu lar? Há várias fórmulas para fazer uma decoração musical para a sua casa.

O que seria da nossa vida sem a música? Essa arte não deve ser percebida somente pelos ouvidos, mas também pode ter uma presença material em nossos lares, de uma maneira interessante, alternativa e original. Estamos nos referindo à aplicação de uma decoração musical para a casa.

Pode haver duas variantes dessa ideia: a primeira é tematizar os cômodos com recursos musicais, tentando fazer com que cada espaço tenha um conteúdo concreto. Entretanto, a segunda trata-se de construir uma presença anedótica e dar um toque artístico para o local.

O que conseguiremos com esse estilo decorativo é nos afastarmos dos protótipos estabelecidos pelo mercado de design de interiores. Portanto, você deve sair do comum e tentar usar outras soluções que darão à casa a inovação tão necessária.

Adesivos de parede: que interessante!

decoração musical para seu lar

Vinil/pinteres.es

Estamos acostumados a usar os típicos vinis de parede nos quais aparecem representações vegetais, de cidades, personagens de filmes, etc. No entanto, outra alternativa é usar o tema musical para a decoração.

  • A clave de sol: obviamente, esse símbolo é o principal representante da música. Por isso, temos um grande número de vinis, dos mais simples aos mais exuberantes, mas todos oferecendo uma estética verdadeiramente artística.
  • O pentagrama: ele pode ser minimalista simplesmente oferecendo as linhas sem qualquer outro elemento que as acompanhe. No entanto, há outra possibilidade, e é simplesmente mostrar um pentagrama com notas musicais, gerando movimento dinâmico e animando o espaço.
  • União de dois temas diferentes: outra possibilidade é que a música se junte a outro conteúdo, como, por exemplo, um pentagrama saindo de algumas flores do campo. Portanto, essa última dica é sobre fazer a união da natureza com a música.

Decoração musical para a sua casa: instrumentos musicais

decoração musical

No caso de você ser um músico, poderá decorar com um instrumento seu que já não usa mais. Para isso, poderá colocá-lo na parede, em uma vitrine ou simplesmente em uma prateleira. Assim, esta é uma maneira muito curiosa de mostrar o orgulho que você tem pelo instrumento.

De qualquer forma, há outras alternativas. Uma delas é usando vinis representativos, como de uma guitarra elétrica. Além disso, há também a possibilidade de ter uma lâmpada feita com um instrumento. Na verdade, neons com a forma de um violão ou saxofone são muito típicos, e até as peças de uma bateria são usadas para fazer luminárias.

Outra alternativa é utilizar fotos de um instrumento musical. Nos séculos XVIII e XIX, era muito típico representar um músico com seu instrumento. Portanto, no final, trata-se de uma maneira de cultuar a música.

A vida sem música seria um erro.

– Nietzsche –

Relógios feitos com discos de vinil

casas com decoração de música

Claro, não pode faltar um elemento clássico do mundo da música: os discos de vinil. Eles são o recurso mais utilizável para essa decoração, tanto pela aparência quanto pela temática que oferecem.

Um caso muito particular é usar o disco de vinil para fazer um relógio. As linhas que marcarão as horas e os minutos podem ser pintadas na superfície. Então, um mecanismo para as agulhas pode ser fixado no centro. Dessa forma, você terá um resultado realmente surpreendente, e até um pouco vintage.

Decoração musical para casa: cabide em forma de piano

cabideiros decorados

cabide/manomano.es

O teclado do piano poderá ficar muito bem na decoração da casa. Além disso, é um recurso que pode representar fielmente o tema musical. E claro, vai despertar a curiosidade de todos que chegam à sua casa, basicamente por serem originais, inovadores e realmente atraentes.

  • Uma fórmula seria colocar chaves brancas que podem ser feitas em madeira ou cerâmica, e outras pretas que ficam salientes para o exterior. Dessa forma, a decoração torna-se algo realmente inovador.
  • Por outro lado, um piano poderia ser pintado em um suporte e colocado sob as protuberâncias para pendurar as roupas. Essa fórmula é mais simples e não requer tanto esforço quanto o exemplo anterior.

Notas musicais feitas com rolhas de garrafa

decoração com rolhas

Notas musicais/pinteres.es

Nós falamos sobre a clave de sol, o pentagrama, os instrumentos… No entanto, e as notas musicais? Elas se tornaram o símbolo mais representativo da música. Tem sido, por excelência, o recurso mais utilizado para a decoração musical de residências.

Você poderá trabalhar com elas de várias maneiras. Mostraremos um exemplo original: organizar rolhas de garrafa em forma de nota musical. A ideia é dar forma a uma ou várias notas ocupando uma superfície mais ou menos ampla. Use a sua imaginação, tudo dependerá do que você quer mostrar.