Estilo rústico em sua decoração para este ano de 2018

O estilo rústico é uma das tendências de 2018, mas com algumas novidades que explicaremos no artigo a seguir.
Estilo rústico em sua decoração para este ano de 2018

Última atualização: 17 setembro, 2018

Neste artigo, mostraremos como será o estilo rústico que você verá no mundo do design de interiores em 2018. Parte de suas características estão mantidas, mas também apresenta algumas novidades.

É que esse estilo, caracterizado em sua origem por materiais muito naturais (fibras, madeira, pedra), foi adaptado, tomando algumas características próprias de outros estilos, mas sem perder a sua essência.

Além das características de estilo que tomou emprestado, o estilo rústico se adaptou ao mais moderno, por isso não é um estilo antiquado ou ultrapassado. De fato, é uma tendência neste ano, embora seja verdade que com algumas modalidades diferenciadas.

Por outro lado, veremos que há cada vez menos fronteiras entre o campo e a cidade: o estilo rústico é igualmente adequado para ambos. A seguir, daremos algumas ideias sobre cada uma das modalidades que você mais verá atualmente.

estilo rústico

Estilo rústico próximo do minimalismo

Em sua origem, os interiores rústicos tinham um pouco de minimalistas; no entanto, atualmente podemos encontrar uma fusão entre os dois. Os resultados são muito equilibrados, sem deixar de ser calorosos e acolhedores.

Isto foi conseguido mantendo a presença de materiais naturais, mas com paredes mais livres, móveis com linhas simples, poucos móveis em cada ambiente…

Também devemos dar destaque aos tons claros, entre eles o branco, é claro. É preciso destacar a iluminação: precisamos potencializar a luz natural tanto quanto possível.

Uma mistura entre o moderno e o tradicional

É uma das características fundamentais do estilo rústico atual: temos que nos adaptar às novidades, sem perder a sua essência.

Isso se traduz em uma aposta por materiais modernos, precisamos nos preocupar somente em manter a sua aparência simples e natural.

O mesmo vale para os eletrodomésticos; eles podem ser de última geração, desde que apostemos em designs simples, dentro da faixa cromática correta. É preciso combiná-los com os móveis da cozinha, para conseguir um conjunto equilibrado.

Portanto, é necessário combinar as características básicas do estilo rústico com o conforto que os designs e materiais atuais nos trazem. Nós também podemos mudar o sistema elétrico ou os encanamentos, para alcançar um estilo rústico, mas contemporâneo.

Dessa forma, você pode ter um apartamento no meio da cidade decorado com estilo rústico. Agora isso é possível.

Rústico ou Shabby Chic?

O Shabby Chic também é uma tendência. A sua origem se encontra em casas de campo inglesas, por isso tem muitos paralelos com as casas rústicas.

Manteremos os tecidos e materiais naturais, especialmente a madeira. Como dissemos anteriormente, precisamos combinar modernidade e tradição. Por exemplo: você pode escolher as madeiras mais luxuosas do momento, mas deixando um acabamento natural, de acordo com o espaço que vai decorar. Podemos aplicar isso tanto em móveis quanto em pisos.

As mudanças fundamentais estarão na paleta de cores: agora os tons pastéis são os protagonistas, sempre junto com o branco. Assim, parece que os ambientes têm mais luz e são maiores.

Também é muito importante a presença de plantas e de objetos de porcelana, como por exemplo vasos ou peças de louça.

Estilo rústico industrial

Esta é a última variante do estilo rústico que queremos mostrar. Os dois estilos têm personalidade, por isso devemos prestar atenção ao combiná-los.

Devemos manter as características básicas do estilo industrial: tijolos à vista, metais, cimento… ou também móveis vintage, que também podem ser típicos do estilo mais rústico.

estilo rústico

Para dar o toque rústico, devemos acrescentar móveis ou pisos de madeira, mantendo sempre o toque natural, até mesmo com algumas imperfeições, propositais ou não.

E se atreva a colocar uma cadeira de balanço ou um baú, típicos das casas de campo. Podem ter toques dourados ou metálicos, ideais em um estilo industrial.

Finalmente, não esqueça de introduzir algumas plantas e tecidos naturais, seja em tapetes, cortinas, cobertores, etc.

O resultado: um estilo rústico moderno

Como você viu, há muitas formas de manter o estilo rústico hoje em dia, mesmo nos apartamentos da cidade. O mais importante é combinar o toque natural e acolhedor com as mais recentes novidades na área do design de interiores, sem que haja um contraste visual excessivo.