Sugestões para incluir quadros-negros originais na decoração

· 10 de janeiro de 2019
Mesmo tendo uma peça original, se quisermos um resultado verdadeiramente inovador, devemos incorporá-lo de uma forma diferente à decoração dos nossos cômodos.

Os quadros-negros e lousas são muito úteis e ficam muito bem na decoração dos ambientes da casa. Hoje em dia, eles se tornaram um acessório muito utilizado. No passado era um elemento muito comum em escolas, embora não fosse algo exclusivo delas. Eles podiam ser encontrados também em cafeterias, bares, bancos, entre outros lugares.

Eles são práticos para anotar lembretes, contas, esquemas, endereços, dados variados, entre outras coisas. Além disso, atualmente são utilizados para elaborar todo tipo de escrita e desenho, com um senso estético.

A seguir, compartilharemos com você algumas dicas que o ajudarão a melhorar o visual dos quadros-negros de uma forma original e atraente. Você pode ir um pouco mais além do que se plasma dentro dele.

Comprar quadros-negros ou fabricá-los?

Os quadros-negros já não são mais comprados apenas em papelarias. Eles também podem ser adquiridos em diferentes lojas de acessórios e, até mesmo, de decoração propriamente dita. Os modelos são muito variados e, em alguns casos, por não apresentarem a típica cor de fundo (preta, verde ou branca) não parecem lousas.

quadro-negro tradicional

Quem gosta dos projetos manuais conta com uma nova dica que facilita a elaboração desses objetos decorativos: a tinta lousa. Aplicando duas demãos sobre um quadro com superfície porosa e deixando secar por um tempo suficiente, já é possível conseguir o mesmo efeito de uma lousa tradicional.

Essa tinta não vem apenas com as cores de costume, como também conta com uma paleta muito mais ampla que permite enfeitar os cômodos com maior originalidade. Algumas das cores mais populares são: azul-turquesa, roxo, rosa-choque, bege, verde, laranja, etc.

 O giz branco sobre o fundo colorido cria um contraste que chama muita atenção.

Na fabricação de alguns quadros-negros, abre-se mão da moldura com o objetivo de criar um objeto mais moderno. No entanto, quem decide colocar uma moldura também busca criar um objeto inovador. Por isso, muitas vezes recorre-se ao reaproveitamento de molduras de quadros e fotos.

Dicas para incluir quadros-negros originais em casa

escritório com quadro-negro

Ao invés de pendurá-los na parede ou apoiá-lo no chão da cozinha, local de trabalho ou qualquer outro cômodo da casa, os quadros-negros podem ser incorporados à decoração da seguinte maneira:

  • Na parede principal. Pinta-se a parede com tinta lousa e, sobre a linha imaginária que divide o quadro-negro em duas metades, coloca-se uma moldura, sem fundo algum. Dentro é possível desenhar ou anotar algo. O resultado final será muito inovador.
  • Entre as plantas do seu jardim. Pelo fato de ser um local um tanto incomum para um quadro-negro, fica bem chamativo. Como um detalhe a mais, você poderá colocar uma moldura chamativa, com estilo barroco, na cor dourada. Dessa forma, você poderá anotar os dias de rega das plantas, ou desenhar um calendário lunar.
  • Um móvel de armazenamento. Pode-se pintar por completo ou parcialmente um móvel de armazenamento com tinta lousa para ressaltar toda a nossa criatividade na hora de elaborar enfeites.
  • Na marquise. Podemos colocar um quadro-negro com uma mensagem de boas-vindas na marquise; do mesmo jeito que se coloca quadros-negros na entrada de livrarias, bares, cafés e lojas.
  • Um biombo. Se quisermos um objeto original e multifuncional, o melhor será optar por esse tipo de combinação. Ao pintar um biombo com tinta lousa, cria-se um acessório atraente e ao mesmo tempo mais útil.
  • Em uma porta. Se for possível pendurar o quadro-negro, pode-se colocar em uma porta como se fosse um cartaz. Se for colocado na cozinha com a palavra “aberto”, o resultado será muito simpático.
  • Na mesa da sala de jantar. Se os quadros-negros tiverem uma moldura de fotos, podem ser colocados como centros de mesa com alguma mensagem como “Bom apetite!” ou uma pequena receita.

parede com quadros-negros

Considerações finais

Os quadros-negros podem se tornar um acessório de destaque ou, então, podem ajudar a complementar um estilo decorativo baseado na criatividade.

Na hora de apagar ou limpar, o giz costuma soltar um pouco de pó. Por isso, recomenda-se umedecer um pouco o pano que será usado na limpeza ou, simplesmente, evitar que tapetes e móveis fiquem debaixo do quadro-negro. Dessa forma, evitará que os móveis fiquem com um aspecto sujo com frequência.

Por exemplo: se o quadro-negro for colocado na parede principal do quarto, onde fica a cabeceira da cama, o pó poderá cair sobre os travesseiros e causar alergias.