4 truques para tirar proveito de uma cozinha pequena

As cozinhas pequenas têm o seu encanto e ficam maravilhosas quando o seu espaço é totalmente aproveitado. A seguir, daremos 4 truques para tirar o máximo proveito da sua cozinha pequena.
4 truques para tirar proveito de uma cozinha pequena

Última atualização: 12 fevereiro, 2019

Ter uma cozinha pequena às vezes é um fator limitante para fazer tudo o que desejamos, para armazenar o que precisamos ou todos os eletrodomésticos que gostaríamos de ter. A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma casa. Não a usamos somente para cozinhar, mas também para armazenar a nossa comida e, muitas vezes, para almoçar ou jantar.

O aumento no custo do m² faz com que cada vez mais vivamos em lugares menores, onde é necessário aproveitar cada centímetro.

Como aproveitar o espaço da cozinha pequena

Obviamente, como são casas cada vez menores, os cômodos também o são e, consequentemente, os ambientes se tornam multifuncionais como cozinha-sala de jantar- escritório.

No entanto, existem alguns truques que o ajudarão a ter uma cozinha funcional com tudo que você precisa para tirar o máximo proveito dela. No artigo de hoje nós apresentaremos quatro truques para aproveitar ao máximo a sua cozinha pequena.

1. Busque soluções inteligentes

Se a sua cozinha conta com poucos metros quadrados, o ideal é que você procure soluções inteligentes para a falta de espaço.

Por exemplo, procure instalar móveis de canto ou caixas de canto. Dessa forma, você irá garantir que até mesmo os cantos sejam espaços úteis.

Outra opção é procurar sistemas de armazenamento que permitam economizar espaço e organizar tudo. Por exemplo, dentro das gavetas costuma ser tudo um pouco caótico, então você poderá colocar organizadores dentro delas.

Use recipientes de plástico ou de vidro para armazenar os alimentos. Além de ter tudo mais organizado, visualmente ficará mais apresentável. Você encontrará o que precisa com tranquilidade.

A ordem também influencia no aproveitamento de uma cozinha pequena.

cozinha pequena

 

2. A mobília

No que diz respeito aos móveis para uma cozinha pequena, é aconselhável a utilização de um mobiliário que se estenda até o teto. Dessa forma, aproveitaremos ao máximo o espaço e em vez de encher a bancada ou gavetas, estaremos criando novos lugares para o armazenamento. Obviamente, coloque as coisas que você menos usa na parte superior.

Outros tipos de móveis que funcionam muito bem em cozinhas pequenas são as gavetas fundas, ou seja, mais fundas do que o normal. Assim, você poderá guardar qualquer objeto, como vasos ou pequenos aparelhos eletrodomésticos.

Para otimizar ainda mais o espaço de uma pequena cozinha, recomendamos que você também escolha alguns móveis dobráveis. Por exemplo, se a sua cozinha é uma cozinha-sala de jantar, escolha uma mesa dobrável. Dessa maneira, você terá espaço extra quando tiver convidados em casa. Uma novidade que gostamos muito são as bancadas com o tampo dobrável que funciona como uma tábua de corte.

3. Os eletrodomésticos.

Os eletrodomésticos também podem ser grandes aliados quando se trata de maximizar o espaço da sua cozinha. O espaço reduzido nessa parte da casa não implica em desistir de certos aparelhos. Basta escolher corretamente.

Por exemplo, compre fornos menores. Existem alguns fornos do mesmo tamanho de um micro-ondas. Ou até mesmo micro-ondas que também tem a função de forno, ou seja, 2 em 1. Outra opção é, em vez de ter uma lavadora e secadora, escolha uma lavadora que tenha a função de secagem.

Se você está considerando a possibilidade de comprar uma máquina de lavar louça, escolha também uma do tamanho “mini”. Tem as mesmas funções, e ainda economiza água.

Uma coisa positiva desse tipo de aparelho é que o seu tamanho não sacrifica o design. Além disso, no mundo em que vivemos, em que nos preocupamos com o gasto de energia, esse tipo de aparelhos menores e mais eficientes está se tornando muito comum.

cozinha pequena

 

4. A iluminação

Para fazer com que a sua cozinha pequena pareça ainda maior, você deverá colocar os pontos de luz estrategicamente. Evite que haja sombra nos lugares onde estão as luminárias ou focos de luz.

Selecione também diferentes tipos de iluminação; por exemplo, uma iluminação geral e outra para as áreas de trabalho. Finalmente, algo que é opcional: a iluminação em armários ou trilhos de luz integrados na bancada.

Outro aspecto que torna a cozinha maior é a escolha das cores e dos acessórios. Para fazer com que a sua cozinha pareça mais ampla, escolha cores neutras ou claras e, se você preferir, adicione um toque de cor em itens de cozinha como tecidos ou pequenos aparelhos eletrodomésticos.

Os acessórios transparentes também são um grande aliado para criar ambientes mais espaçosos, uma vez que, devido à sua transparência, eliminam qualquer obstáculo visual, deixando passar toda a luz possível.

Ter uma cozinha pequena não deve significar algo ruim. Como já vimos, com estas quatro dicas é possível ter uma cozinha pequena, mas igualmente funcional.

Deixe que a sua criatividade e a sua imaginação o ajudem a criar soluções inteligentes e eficientes para tirar proveito de cada centímetro da sua cozinha pequena.