Você conhece as lâmpadas de sal?

· 10 de julho de 2018
Elas têm inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre as lâmpadas de sal. Já lhe disseram como elas são bonitas e combinam com ambientes mais hippies e boêmios?

No entanto, estas lâmpadas não são meros elementos decorativos. Está provado que limpam e purificam os ambientes onde são colocadas. Além disso, elas fazem isso naturalmente e trazem grandes benefícios à saúde.

No post de hoje falaremos sobre esse tipo de lâmpadas, como elas funcionam, onde colocá-las e quais são os seus benefícios. Você vai se apaixonar por elas!

Origem

As lâmpadas de sal são feitas à mão perfurando uma pedra de sal, geralmente do Himalaia. É introduzida uma lâmpada incandescente em seu interior; isso permite que ele fique iluminado graças às suas propriedades ópticas.

Elas são feitas de pedras naturais que têm mais de 250 milhões de anos. As pedras são polidas e moldadas para serem posteriormente transformadas em lâmpadas, castiçais ou outros objetos decorativos.

Podemos dizer que as lâmpadas de sal são um elemento que provém inteiramente da natureza.  Cada uma tem uma cor e um formato únicos. Os tipos mais comuns de sal que podem ser encontrados nessas lâmpadas são: lítio, selenito, halita, colpa comum branca, vermelha e amarela.

diminuir os sintomas de alergias

 

O funcionamento das lâmpadas de sal

Essas lâmpadas têm alguns mistérios em termos de funcionamento. Mas, nós contaremos para você como funcionam.

O sal tem a propriedade de atrair as moléculas de água do ambiente. Elas ficam flutuando pela nossa casa, juntamente com a poeira, pólen, fungos e até mesmo bactérias e vírus. Estes últimos são prejudiciais à saúde e podem causar algumas doenças.

A função deste tipo de lâmpadas é absorver essas moléculas de água e limpar o ambiente dos elementos poluentes. Eles são eliminados pelo calor que elas emitem, liberando vapor e deixando o ambiente livre dos poluentes.

Mas como elas fazem isso? Pois bem. As lâmpadas de sal liberam íons negativos. Se você é uma daquelas pessoas que não se lembra das aulas de física e química, fique tranquilo. Eles são os átomos de oxigênio que apresentam um elétron a mais e causam efeitos semelhantes aos que podemos observar quando estamos no meio da natureza. Podem produzir uma certa melhora nas dores de cabeça, alergias, asma, capacidade pulmonar, entre outros. Dessa forma, podemos reduzir os íons nocivos emitidos pelos eletrodomésticos de uma casa.

Como podemos ver, é importante para a nossa saúde tentar emitir esse tipo de íons para obter um ambiente limpo e saudável.

Os benefícios das lâmpadas de sal

As lâmpadas de sal, quando ionizam o ar, reduzem os poluentes do ambiente. Isso faz com que a atmosfera em que ela está localizada fique limpa, o que traz uma série de benefícios para a saúde.

Elas purificam o ar

Esta é, sem dúvida, a propriedade mais conhecida das lâmpadas. Como já dissemos anteriormente, limpam os poluentes do ar como a poeira, fumaça de cigarro e pólen, o que torna possível respirar um ar mais puro.

Isso acontece porque o calor liberado pela lâmpada, evapora o ar e essas partículas nocivas ficam presas no sal.

Potencializam a energia

A terapia da cor

A cor das lâmpadas de sal também é usada na “terapia das cores“.

Esta terapia usa as qualidades da cor para melhorar o bem-estar e o equilíbrio emocional. Ela assegura que a luz laranja aumenta a criatividade e tem efeitos dinamizadores e relaxantes e, a luz branca, aumenta a concentração e promove a clareza dos pensamentos.

A atmosfera gerada por esta lâmpada cria um ambiente delicado e tranquilo. Isso afeta diretamente o estado físico e emocional, curando e limpando o nosso corpo.

Diminui os sintomas de alergias

Como ela elimina as partículas poluentes do ambiente, reduz os sintomas de alergia quando são colocadas nos quartos ou nos cômodos em que passamos mais tempo.

Está comprovado que o sal do Himalaia é tão bom para o sistema respiratório que podemos encontrá-lo até em forma de inalador.

A terapia da cor

 

Potencializam a energia

De acordo com os especialistas, os íons negativos aumentam o fluxo de oxigênio para o cérebro. Este é um efeito similar ao que acontece quando caminhamos nas montanhas, vamos à praia ou respiramos o ar puro do campo. Isso faz com que o sono diminua e aumenta a energia mental.

Os íons positivos, ao contrário disso, descarregam as baterias do nosso organismo, fazendo com que nos sintamos mais cansados ​​e sonolentos.

Os íons negativos também provocam um aumento na liberação de serotonina, a substância que nos torna “felizes”. Isso afeta diretamente o nosso ânimo: ficamos mais relaxados, mais descansados, melhorando assim, a nossa concentração.

Cuidados e manutenção

Não podemos colocar as lâmpadas de sal perto de fontes de vapor como máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, ou perto do banheiro. Isso porque o sal pode derreter com as altas temperaturas e, portanto, estragar a lâmpada.

A sua limpeza é muito importante. É aconselhável limpá-la a cada dois ou três dias. Use um pano levemente umedecido para remover a poeira.

Você pode deixar a lâmpada acesa durante o tempo que quiser. Dessa forma, gerará mais íons negativos que eliminarão a umidade e as partículas prejudiciais à saúde.

Como vimos, as propriedades positivas dessas lâmpadas são muitas. Então, se você ainda não tem a sua, poderá encontrá-la em consultórios de fitoterapeutas ou em lojas de produtos naturais. E então, ficou com vontade de experimentá-las?