5 melhores facas para chefs de cozinha

· 8 de maio de 2019
As facas para chefs de cozinha são duradouras, de excelente qualidade, cortam muito bem e servem para todos os tipos de alimentos. Você não precisa ser um cozinheiro profissional para desfrutar de suas propriedades.

Trata-se de um dos elementos mais importantes para aqueles que se dedicam à gastronomia, seja de forma profissional ou como amadores. Seja qual for o seu caso, se você gosta de cozinhar ou tem um restaurante, deve ter (pelo menos) uma das seguintes facas para chefs de cozinha. Você não vai se arrepender!

Quais são as melhores facas para chefs de cozinha?

Poderíamos dizer que, para um chef, a faca é sua principal ferramenta, como acontece com a tesoura de um cabeleireiro ou a câmera para um fotógrafo. Dessa forma, é muito importante escolher uma faca de boa qualidade e que se adapte aos pratos que prepara.

E não é necessário se dedicar profissionalmente à cozinha para adquirir facas de chef. Hoje em dia temos a possibilidade de adquirir materiais e utensílios de excelente qualidade sem gastar uma fortuna.

Antes de escolher a melhor faca, você deve levar em conta o seguinte: compre um modelo que permita cortar igualmente carne, legumes, peixe, frango ou frutas. Mais tarde, você poderá comprar outra faca mais específica, dependendo do tipo de comida ou da receita que quiser preparar.

Também em uma segunda etapa você poderá adquirir uma faca pontiaguda, uma serrilhada ou uma para filetar as carnes. No entanto, para começar, recomendamos que você escolha uma entre as seguintes facas para chef:

1. Quttin com alvéolos na lâmina

Esta faca é de boa qualidade, forte e estável. O seu cabo é feito de aço inoxidável combinado com polioximetileno. Isso garante maior resistência e durabilidade. Você pode tê-la na cozinha por anos e nunca deixará de cortar.

O design do cabo – levemente elevado – permite uma perfeita aderência, para cortes mais precisos. A lâmina mede 20 centímetros e é feita com aço de origem alemã. Ela serve tanto para uso doméstico como profissional e, embora seja uma faca grande, você vai se acostumar com o seu manuseio imediatamente.

5 melhores facas para chef

Faca Quttin / tiendaquttin.com

2. Wusthof ikon Blackwood

É um modelo de nove polegadas e lâmina larga, uma das facas de chef mais escolhidas do mercado. Além de ser utilizada por profissionais, também podemos tê-la em casa e desfrutar dos seus benefícios.

A faca Wusthof ikon Blackwood inclui um perfil arredondado (perfeito para picar ervas aromáticas como a salsinha) e, embora seja bastante pesada, é fácil de usar. A sua origem alemã é sinônimo de qualidade.

faca alemã

Faca alemã / cutleryandmore.com

3. Arcos

Se você está procurando uma faca com um design bastante simples, esta é ideal para você. Corta qualquer tipo de alimento e o material de fabricação é o aço inoxidável Nitrum. Com uma lâmina de 17 centímetros e um cabo de três, adapta-se perfeitamente ao nosso uso cotidiano.

A faca Arcos tem rebites de aço inoxidável para garantir a sua durabilidade ao longo do tempo. Além disso, a lâmina corta tanto alimentos frios quanto quentes.

facas para chefs de cozinha

faca Arcos / store.arcos.com

4. Moritaka Gyuto

Outros especialistas em facas para chefs são os japoneses, por isso, não poderia faltar um modelo japonês nesta lista. A Moritaka Gyuto tem um design muito particular, já que se parece com um utensílio antigo, daqueles que foram usados ​​séculos atrás e foram feitos pelos ferreiros das aldeias.

Esta peça tradicional tem uma lâmina alongada recoberta por uma camada de ferro preto. O cabo de madeira conta com um ajuste de aço inoxidável e ponta perfeita para remover as partes dos vegetais que não serão utilizadas, por exemplo.

Melhores facas japonesas para chefs de cozinha

Faca japonesa / chefknivestogo.com

5. Asai Damascus

A última das facas de chef cozinha na lista também vem de terras nipônicas e o seu design é semelhante ao anterior, embora um pouco mais moderno. Foi criada por um especialista em filetagem de peixe e, embora seja essa a sua principal função, também poderá ser usada em outros alimentos.

É uma faca muito bonita, com uma lâmina prateada larga (decorada com inscrições em japonês), acabamento em ponta e um cabo de madeira muito confortável.

chefs de cozinha

Faca japonesa / japanny.com

Facas para chefs de cozinha

Os preços das facas para os chefs são muito variados e, embora não sejam totalmente acessíveis, você deve levar em consideração que serão para toda a vida. Se trata, mais do que qualquer coisa, de um investimento, não uma despesa. A partir do momento em que a adquirir, desfrutará dos seus benefícios e de seus cortes perfeitos para sempre.

Não se esqueça de lavá-las à mão e secá-las bem antes de guardá-las. Além disso, recomenda-se colocá-las em sua caixa original para que elas não se choquem com outros utensílios. Vale a pena cuidar bem delas!

Henderson, J. C. (2011). Celebrity chefs: Expanding empires. British Food Journal. https://doi.org/10.1108/00070701111131728