6 formas originais de armazenar especiarias na sua cozinha

23 de agosto de 2019
Ao armazenar especiarias, você não apenas terá tudo mais organizado, mas elas também durarão mais tempo e você poderá encontrá-las em questão de segundos. Ideal para quando estiver cozinhando!

À vista, em frascos, na parede, ou até mesmo nos próprios potes. Há muitas formas de armazenar especiarias em sua cozinha para que elas não estejam disponíveis apenas na hora de usá-las, mas também para que sirvam como decoração. No artigo a seguir, daremos algumas ideias que você poderá usar para que os temperos e especiarias sejam os protagonistas da cozinha.

Armazenar especiarias: a organização é tudo

Armazenar especiarias

Não importa o tamanho da sua cozinha, ela precisa estar sempre organizada. Assim, quando você estiver preparando o jantar, poderá alcançar os ingredientes mais facilmente.

No caso das especiarias, elas são essenciais para dar um sabor especial às nossas refeições. A contrapartida é que precisamos de muitos potes ou frascos pequenos para armazená-las, e isso às vezes pode ser entediante, especialmente em cozinhas com pouco espaço.

Alguns optam por comprar um porta-especiarias, mas nem sempre alcança a quantidade de frascos que precisamos e acabamos adicionando novos e os deixando por toda parte.

É muito importante, independentemente de como decidimos armazenar especiarias, que cada uma esteja bem diferenciada com um rótulo onde o seu nome esteja indicado. Além disso, não podemos deixar de lado a seguinte máxima: “quando terminar de usá-la, guarde em seu lugar”. Assim será mais fácil para a cozinha estar sempre organizada.

Ideias para armazenar especiarias

Talvez você não goste dos porta-especiarias tradicionais (daqueles que são comprados em lojas), prefere um DIY, ou você tem muitas especiarias para colocar em um só lugar. Neste artigo, daremos várias ideias para que a sua cozinha fique arrumada e você possa acessar os ingredientes com facilidade e rapidez.

1. Porta-especiarias de lousa

Armazenar especiarias

Porta especiarias de lousa / pinterest.es

Se você tiver uma parede livre (ou uma seção na parede), poderá criar um porta-especiarias cuja base é uma placa preta para escrever os nomes das especiarias. Coloque algumas prateleiras de madeira no quadro. Nelas você colocará todas as suas especiarias para que fiquem visíveis.

Para finalizar o trabalho, você poderá adicionar uma moldura de madeira ou do material que preferir e que combine com a sua cozinha.

2. Prateleiras sob o armário

Prateleiras para armazenar especiarias na sua cozinha

Armário de especiarias / pinterest.es

Se você quiser ter todas as suas especiarias à vista, uma excelente maneira é colocar uma ou duas prateleiras embaixo do armário. Alguns modelos de armários já vêm com este item incluído, mas se não a tem, coloque alguns suportes, uma madeira e pronto.

A desvantagem dessa opção é que você deve ser muito organizado com as especiarias, porque elas estarão mais visíveis. Isso é resolvido comprando frascos que sejam todos iguais e colocando etiquetas idênticas.

3. Um móvel especial

Móvel especial para armazenar especiarias

Porta especiarias / projects.habitissimo.es

Se você está projetando a sua cozinha, essa ideia poderá ser muito útil. Há móveis especiais semelhantes a uma adega, que servem para colocar especiarias; eles têm várias prateleiras e são compactos em tamanho.

Alguns optam por colocar rodas ou um sistema de orientação para que, quando não estiver em uso, ele possa ficar escondido. Isso evita sujeira e poeira em cada frasco.

4. Com caixas de refrigerantes

Porta especiarias / pinterest.es

Talvez você tenha andado por algum mercado e tenha visto aquelas caixas que eram usadas no passado para refrigerantes, que tinham compartimentos onde colocar as garrafas. Se você as colocar verticalmente em uma parede ou mobília, terá um porta especiarias mais do que original.

Outra maneira de conseguir isso é comprar uma caixa de madeira e adicionar as divisões de acordo com o tamanho desejado. Você terá que comprar frascos iguais (de tamanho e design), para que pareçam sempre bonitos e bem organizados.

5. Dentro de uma gaveta

Gaveta para armazenar especiarias

Porta especiarias / restylingclosets.com

Você quer armazenar especiarias em um nível avançado? Então, recomendamos que você tenha uma gaveta especial para elas. Existem diferentes maneiras de conseguir isso. Por exemplo, existem placas com furos para inserir cada frasco ou pote. Assim, quando você abre a gaveta, só vê as tampas (que devem ter rótulos).

6. Plantas frescas

Finalmente, uma excelente ideia não só para armazenar especiarias, mas também para mantê-las frescas durante todo o ano! E inundar a cozinha com um aroma delicioso que aumenta o seu desejo de cozinhar.

Coloque frascos ou latas com terra (também podem ser potes convencionais) e plante as diferentes plantas aromáticas. Lembre-se de que precisam de sol e água para se manterem vivas e crescerem.

Existem milhares de formas de armazenar especiarias. O importante é que você encontre uma maneira útil e que atenda às suas necessidades. Escolha a opção que lhe pareça mais original, mas também mais funcional!