Arrumar a mesa para o Réveillon

27 de dezembro de 2019
Nessas festas, queremos que a sua mesa de Réveillon brilhe com luz própria. Falaremos sobre tendências, cores, estilos e tudo o que você não deve deixar de lado. A ceia está servida!

As reuniões em torno da mesa são as mais agradáveis e divertidas. Nos reunimos com os nossos amigos, com a família, e passamos longos períodos comendo e conversando. A mesa para o Réveillon tem uma atenção especial nas nossas casas, pois este é o momento que temos para nos destacar e para mimar as pessoas que amamos com uma apresentação digna desta época. É a melhor maneira de começar o novo ano com o ‘pé direito’.

A mesa de Réveillon perfeita

1. Planeje

Não deixe tudo para a última hora; nesse sentido, conte quantos convidados você terá, o espaço de que você precisa, quantas crianças e quantos adultos serão, se você tem pratos, copos e talheres para todos, o cardápio.

Certamente há muitas coisas que devem ser levadas em conta, de forma que as listas serão de grande ajuda. Faça uma lista com a comida que você precisa comprar, outra para a decoração, mais algumas para os presentes e outra para as coisas práticas, como verificar se a toalha de mesa não está cheia de manchas.

2. O seu estilo pessoal

A mesa de Réveillon perfeita

Há muitas tendências para decorar uma mesa para o Réveillon, mas você deve escolher aquela que acompanha a sua personalidade e o estilo da sua casa. Nórdica, rústica, romântica, sofisticada…. tudo é válido, mas é importante que todos se sintam à vontade.

3. Detalhes que contam

Este é um dia especial para deixar claro o quanto você ama os seus convidados e não há melhor maneira de fazer isso do que surpreendê-los na mesa de Réveillon. Adicione um presente personalizado em cada lugar, dessa forma você indicará aos seus convidados onde eles devem se sentar, mas fará isso com muita originalidade.

Não há necessidade de serem grandes presentes, mas sim lembranças que possam ser personalizadas, como um porta-guardanapos com a sua inicial, algum objeto com o seu nome, uma caixa de doces ou chocolate… Você os conhece melhor do que ninguém e saberá como surpreendê-los.

4. Não se esqueça da decoração

Aproveite para decorar em família. Esta é uma boa oportunidade para passar um tempo de qualidade juntos. A seguir, daremos algumas dicas com as tendências decorativas para essas datas mas, além disso, não se esqueça de pensar em centros de mesa bonitos e originais que não atrapalhem a visibilidade ou o conforto.

Espalhe esferas de vidro, algumas luzes, velas e galhos verdes pelo ambiente.

Não sature a mesa, pois isso fica muito desconfortável e, no final das contas, os elementos decorativos não se destacam.

Se você usar utensílios de mesa descartáveis, que eles sejam de papel. Somos a favor da redução do consumo de plástico porque ele é prejudicial ao meio ambiente e, portanto, à nossa saúde.

Não se esqueça das cadeiras. Embora a mesa seja a grande protagonista, você poderá adicionar pequenas coroas na parte de trás das cadeiras ou então algum enfeite para se despedir do ano que está terminando.

Algumas tendências de mesa para o Réveillon

Nórdicas

Algumas tendências de mesas para o Réveillon

Esta é uma das tendências decorativas que já estão entre nós há vários anos. Os escandinavos têm um gosto requintado e muito acolhedor que se reflete nos materiais com os quais eles vestem as suas mesas. Se esse for o seu estilo, a madeira, as luzes quentes e os detalhes com ramos de abeto serão os seus aliados. Coloque também enfeites em cada cadeira… Você fará sucesso com a sua mesa para o Réveillon.

Boêmias

Se o seu estilo tem mais a ver com a paixão pelo natural, pelo artesanal ou orgânico, então escolha um estilo mais rústico. Faça da aniagem a sua melhor amiga, adicionando detalhes sobre a mesa, como porta-guardanapos ou capas para os talheres feitos com este material.

Você poderá colocar uma toalha de mesa de algodão ou de linho e um caminho de mesa em tons terrosos, de tecidos naturais.

Para completar, um centro de mesa com folhas de louro, de eucalipto e a eterna poinsétia (bico de papagaio).  Nas costas das cadeiras, pendure pinhas com sinos e lacinhos de uma cor que combine com o aparelho de jantar, ou então enfeites de madeira. Ficará maravilhoso!

Sofisticadas

O vidro, o dourado e o preto estão fazendo sucesso nas decorações mais elegantes para o Réveillon. Sim, isso mesmo que você leu; o preto também entrou para essas festas verdes e vermelhas, para enchê-las de sobriedade. Você o verá nos aparelhos de jantar, nos itens de vidro e até mesmo na toalha de mesa e no restante dos têxteis.

Não deixe faltar o dourado, o brilho e a magia que ele transmite. Pode ser opaco, em ouro velho ou na sua versão mais brilhante. No aparelho de jantar, nos talheres e até mesmo no centro de mesa.

Combine-o com tons neutros e o branco para uma versão mais leve, ou então com o verde e a cor da madeira para lhe dar uma personalidade muito natural.

Mesa para o Réveillon: as 12 uvas da sorte

As 12 uvas da sorte

Este é o ponto alto da noite, o momento em que todos comem 12 uvas ao ritmo das badaladas do relógio, acompanhando cada uma delas com um desejo. Convidamos você a servi-las de uma forma original, como por exemplo, em espetos, em frascos, em sacos de papel kraft ou dentro de uma esfera de vidro. Tudo é válido; mas lembre-se de que elas são as protagonistas da noite e vale a pena envolvê-las em ilusões.

Mais uma coisa, escolha uvas pequenas para que ninguém se engasgue. Se houver pessoas que precisem de uma atenção especial, tenha o cuidado de retirar as sementes. Elas ficarão muito agradecidas!

Você já está pronto para arrumar uma mesa cheia de charme para o Réveillon? As tradições natalinas e de Ano Novo nos enchem de coisas boas, de amor e também recarregam as nossas baterias. Aproveite-as com a família e assim comece este novo ano com os melhores objetivos.