Três ideias de suportes para guarda-chuva

· 14 de novembro de 2018
Os suportes para guarda-chuva não são apenas elementos práticos ou funcionais. Eles também podem ser decorativos.

Quando moramos em apartamento, somos obrigados a colocar os suportes para guarda-chuva dentro de casa, normalmente no hall de entrada. No entanto, se morarmos em um chalé ou em uma casa no campo, teremos a possibilidade de colocá-los do lado de fora. Dessa forma, também ganharemos espaço dentro de casa.

Além disso, ao deixá-los em áreas externas, esses objetos serão atingidos facilmente por agentes naturais como a chuva, umidade ou temperaturas altas ou baixas. Por isso, devemos escolher suportes para guarda-chuva feitos com materiais que resistam bem à umidade, às mudanças de temperatura ou até mesmo à corrosão.

Com base nisso, podemos descartar materiais como as fibras naturais (por exemplo o vime) ou a madeira. Se você acabar decidindo por algum deles, deverá levar em conta que provavelmente terá que trocar o suporte em pouco tempo.

Por isso, recomendamos materiais como o metal ou os plásticos que, ainda que também percam qualidade a longo prazo, têm mais durabilidade que as fibras naturais, por exemplo. A seguir, daremos algumas ideias de suportes para guarda-chuva que talvez lhe sirvam de inspiração.

Suportes de plástico para guarda-chuva 

Em geral, todos são muito simples, discretos e práticos, e geralmente não têm muita decoração. Normalmente, têm forma retangular ou cilíndrica. Além disso, são muito econômicos, já que podemos encontrá-los a partir de 5 euros, aproximadamente. Os mais comuns são os que imitam a forma de lixeiras, como os que estamos acostumados a ver em bares ou comércios.

Um exemplo diferente são os suportes para guarda-chuva SKRAJ, disponíveis nas lojas IKEA. É feito de plástico de polipropileno. Precisa de pouca manutenção, já que só é preciso limpá-lo com um pano seco. Há dois designs, um transparente e outro vermelho, e seu preço é de 10 euros. Recomendamos este modelo se você quer um suporte para guarda-chuva que não chame muita atenção, mas seja ao mesmo tempo elegante.

Suportes metálicos para guarda-chuva

Outro exemplo, também disponível na IKEA, é o suporte para guarda-chuva ANTENNER. É fabricado em aço e tem um revestimento epóxi em pó pigmentado. Neste caso, o design disponível é preto. Tem forma cilíndrica com uma rede metálica e, na parte superior, tem uma aba.

Pode ser completado com os protetores de piso autoadesivos FIXA. Assim, a superfície sobre a qual vamos colocá-lo ficará protegida do desgaste e atrito. Sobre a sua limpeza, você só precisará de um pano úmido com um detergente suave e um pano para secar. Mede 65cm e custa 14,99 euros.

Sobre outros designs de suportes para guarda-chuva metálicos, vale dizer que esses são os que geralmente tem mais estilos decorativos. Normalmente, são feitos à base de silhuetas recortadas sobre o metal. Alguns exemplos de silhuetas são de borboletas, gotas d’água, folhas de árvores ou de um guarda-chuva (geralmente ocupa um dos lados).

suporte guarda chuva metalico
Fonte: https://www.dcasa.es/paragueros-metal/1886-paragueero-gris-diseno-romantico-de-metal-para-la-entrada-france-8424345934752.html

Por último, queremos destacar aqueles feitos com ferro forjado, com designs muito elegantes, ainda que simples. Podem ficar muito bem em casas de estilo rústico.

A tendência DIY em suportes para guarda-chuva

Outra opção que deve considerar é a de fazê-los você mesmo em casa, seguindo a tendência DIY. Para isso, uma possibilidade é reutilizar recipientes usados no âmbito rural, como por exemplo, as leiteiras. Elas ficarão perfeitas em uma casa de campo.

Normalmente, você terá que fazer algum tipo de tratamento para que o material não se desgaste rapidamente. Aplique uma demão de primer para depois pintar da forma que desejar. Depois disso, para ter certeza de que a pintura vai aguentar bem, convém passar uma demão de verniz.

Outra opção é utilizar um tubo de PVC, e aplicar calor para que ele se alargue um pouco e colocar uma tampa em um dos extremos.

É preciso fazer alguns buracos, se quisermos que o suporte tenha abas, algo muito prático. Depois, aplicaremos um pouco de tinta e passaremos uma cola protetora em toda a parte superior, como reforço. Além de tudo, as duas opções são bem simples e não lhe tomarão muito tempo.

Como você pode ver, é preciso apenas ter cuidado para que o material escolhido seja resistente aos agentes naturais externos. Assim, faremos com que nossos suportes para guarda-chuva não sejam meramente práticos, mas também decorativos e originais.