Crie um calendário personalizado usando papelão

Se você é criativo, gosta de reciclar e fazer artesanato, então vamos ensinar como fazer o seu próprio calendário usando papelão.
Crie um calendário personalizado usando papelão

Última atualização: 23 fevereiro, 2019

O calendário é um elemento presente em todas as casas. Muitas pessoas marcam neles as datas significativas, aniversários ou anotam coisas importantes, para dessa forma não se esquecerem delas. Então, daremos algumas ideias divertidas para criar um calendário personalizado usando papelão e de acordo com as suas necessidades.

Se você quer que ele contenha várias folhas, recomendamos usar caixas de papelão, pois este tipo é mais espesso e assim lhes dará maior resistência. Crie o seu calendário personalizado e se divirta!

Selecione o papelão

O papelão é um material que pode ser encontrado facilmente. Você poderá reciclar caixas que não usa mais para confeccionar o seu futuro calendário; ou então comprar folhas de papelão cinza e de diferentes gramaturas em qualquer loja de artesanato.

Você usará o papelão para criar o suporte do seu calendário personalizado. Você poderá fazer duas capas, como um livro, ou uma única capa superior, como se fosse a apresentação do ano. Escolha a forma de que você mais gosta.

Selecione o papelão

Materiais que você precisará

Daremos diversas opções para fazer calendários diferentes, por isso mencionaremos os materiais necessários para quase todas:

  • Papelão da sua preferência
  • Cortador ou estilete
  • Tesoura
  • Régua
  • Folhas brancas
  • Cartolina colorida
  • Adesivos (da sua preferência)
  • Furador
  • Ganchos tipo anel ou linha para pendurar (da sua preferência)
  • Caneta ou lápis
  • Marcadores pretos e coloridos

Escolha o formato

No que diz respeito aos formatos dos calendários, existem várias opções. Neste artigo mostraremos os dois mais comuns.

Mensal

Você poderá fazer um calendário mensal simples, no qual a superfície de cada folha será um mês inteiro. Se você quiser apenas ter um guia de feriados e fazer pequenas anotações, esta será a melhor opção. Caso contrário, se você quiser anotar mais informações, os dias ficarão muito pequenos e não vão caber todas as informações desejadas. Dessa forma, você precisará de 12 folhas que vão corresponder a cada mês do ano.

Escolha o formato

Fonte: pinterest.com

Semanal

A opção de um calendário semanal é mais confortável, já que você poderá incluir mais informações e assim se organizar melhor a cada dia.

Essas duas opções de calendário mensal ou semanal podem ser feitas à mão. Com lápis e régua, você deverá desenhar um quadro: 7 colunas para os 7 dias da semana, se você escolher o formato semanal ou então um quadro com todos os dias que correspondem a um mês inteiro.

Fazer esta atividade manualmente, sem dúvida levará bastante tempo. De qualquer forma, é algo simples. Mas, se você adora atividades manuais potencialize a sua criatividade, você não deve hesitar.

Por outro lado, se você não tiver muito tempo, poderá pesquisar na internet um formato que lhe agrade, tanto mensal quanto semanal, o imprima no tamanho desejado e decore de acordo com a sua preferência.

Determine o tamanho

Se você quer criar um grande calendário personalizado que será colocado nas paredes do seu quarto ou escritório, procure medir a superfície e assim determinar o tamanho desejado. Você poderá fazê-lo em forma de quadrado ou de retângulo. Este formato é o mais fácil de fazer; se você tiver mais tempo e paciência, poderá criar um calendário personalizado com alguma figura mais interessante.

Marque a superfície do papelão com as medidas

Este passo é fundamental. Lembre-se de que, caso você queira fazer uma capa e uma contracapa para o seu calendário, deverá marcar 2 figuras do mesmo tamanho. Se você optar por colocar apenas uma capa, marque uma única figura. Marque a superfície do papelão com o lápis e corte em torno das linhas com o cortador. Dessa forma, você já terá os seus suportes de papelão prontos.

Decore a capa do seu calendário personalizado

Quando você já tiver a sua capa pronta, comece a decorá-la. Você poderá colar uma cartolina colorida, fazer um desenho ou então escrever um grande “2019” acompanhado com adesivos e cores. Este é o seu momento para criar o seu calendário pessoal de acordo com o seu gosto.

Se você for usar o seu calendário para pendurar em alguma parede da sua casa, procure deixar uma margem de aproximadamente 3 cm. Use o furador para fazer um ou dois furos no centro do calendário. Meça e marque com o lápis antes de furar.

Decore as folhas

Assim como mencionamos anteriormente, se você já fez as páginas do seu calendário manualmente ou as imprimiu, então lhes adicione um pouco de cor. Uma boa alternativa é decorar cada mês com elementos da estação do ano correspondente.

Meça os furos feitos na capa de papelão e continue furando as folhas do seu calendário de maneira a coincidir com os furos da capa. Assim, o seu calendário já estará quase pronto.

Adicione ganchos tipo anel ou uma linha para pendurar

O acessório que você utilizará para pendurar o seu calendário é opcional. O gancho tipo anel é resistente. Mas se você não tiver um em casa e não quer gastar dinheiro, certamente você terá uma linha de espessura média. Insira o gancho ou a linha nos furos e… Pronto, calendário terminado!