Como decorar o altar para um casamento

15 de março de 2019
Na hora de se casar, a decoração desempenha um papel fundamental, especialmente no altar, pois é o lugar onde convergem todos os olhares.

Vai se casar? Ainda tem dúvidas sobre como decorar o altar para um casamento? Mostraremos algumas dicas interessantes sobre como fazer com que a celebração esteja preparada até o último detalhe.

O altar é a área que fica mais visível durante a cerimônia, ou seja, torna-se um cenário onde a decoração não pode passar por alto, deve haver harmonia e elegância. Vale a pena trabalhar bem este espaço para conseguir um bom resultado.

Esteticamente, não é necessário sobrecarregar o altar; são necessários apenas determinados elementos que possam complementar o ato e gerar um efeito bonito e positivo que agrade os convidados.

Altar para um casamento em uma igreja

Cerimônia  em uma igreja

Os casamentos são comumente realizados em igrejas, embora seja verdade que cada vez mais existem casamentos religiosos em exteriores, ou civis em espaços como jardins, praias, etc.

Dentro da igreja, é preciso manter um decoro. Por isso, a decoração não pode ser muito exuberante ou com recursos que possam gerar algum desconforto entre os religiosos presentes na igreja. Uma boa maneira de decorar o altar seria:

  • Uso de tecidos brancos: estes podem estar dispostos em diferentes áreas: no altar, nos corrimãos (se houverem), etc. O ponto é que o branco reflete um sentimento de pureza e combina com o vestido da noiva.
  • Flores: pode-se colocar centros de flores sobre e sob o altar, no corredor por onde o casal caminha e, acima de tudo, ao redor do casal, tanto nas escadas como na área onde eles se encontram.
  • Velas: para tornar este espaço um lugar mais romântico, as velas proporcionam calor, temperança, e tranquilidade. Além disso, embelezam o local e dinamizam com a sua luz.

Mas cuidado, não se deve sobrecarregar, é preciso dar uma aparência de harmonia e doçura. Com esses recursos, se mantém o respeito ao templo ao mesmo tempo em que o decora.

Casamento em um jardim

Casamento em um jardim

No caso da cerimônia ser realizada em um jardim, os componentes descritos na seção anterior podem ser aplicados se o casamento for religioso.

Por outro lado, cresce o número de casamentos em jardins onde o ato é civil e não religioso. Assim, a decoração muda e há mais liberdade ao aplicar alguns recursos ou outros.

  • Flores e pétalas: mais uma vez, não podem faltar no altar. São o principal meio de conexão do casamento com a natureza. As pétalas, por sua vez, geram um efeito muito bonito se forem distribuídas pelo chão, enfeitando o espaço.
  • Tecidos a modo de teatro: a cerimônia é um ato que pode ser “dramatizado” através de tecidos, sejam eles brancos ou de qualquer outro tom. Eles ajudam a encenar enquadrando o casal e atraindo os olhares.
  • Pérgola: através deste recurso, pode-se dispor tanto de tecidos como de um pequeno teto que permite sombrear enquanto delimita qual é o altar ou a área do casamento.

– Faça com que este dia fique para sempre na memória. –

Casamento na praia

Casamento na praia

Os casamentos realizados na praia podem ter um certo toque mais informal e hippieEvidentemente, não é um local apropriado para cerimônias, mas elas ficam realmente bonitas se forem bem decoradas.

  • Novamente, pode-se utilizar recursos como flores, tecidos, pérgola, etc. Não há dúvida de que são os principais recursos que proporcionam um toque delicado.
  • Se você quiser dar uma certa informalidade, podem ser colocados vasos com plantas silvestres. Dessa forma, o altar adquire um caráter muito mais original e se rompem com os estereótipos decorativos dos casamentos.
  • Para fornecer luminosidade, pode-se colocar tochas ou também lampiões que proporcionem uma luz suave e tranquila. Assim, se consegue um toque de sutileza e relaxamento.
  • Se você está dúvida na escolha das cores, neste caso podem ter uma presença importante tons como branco, azul-celeste, roxo, laranja, verde, entre outros. Inclusive, podemos fazer uma combinação entre eles.

Portanto, a decoração do altar para um casamento deve estar de acordo com o espaço onde acontecerá a celebração. Em outras palavras, o diálogo que se estabelece entre a decoração e o cenário é fundamental.