Saiba como decorar os seus aventais em cinco etapas

· 6 de fevereiro de 2019
Os aventais são acessórios que geralmente estão presentes em nossas casas. Os mais comuns são aventais de cozinha. Neste artigo lhe daremos algumas ideias e 5 passos para decorar os seus aventais favoritos.

Decorar os seus aventais é uma opção original e criativa para renovar o ar da sua casa e lhe dar vida. O avental é um acessório que protege as suas roupas na hora da realização dos afazeres domésticos. Você poderá usá-los para cozinhar um delicioso bolo para os seus filhos, ou, até mesmo, para lavar a louça. Existem comprimentos diferentes, com ou sem bolsos, com alça ajustável no pescoço, com elástico e muito mais.

Quando realizamos este tipo de tarefa, a nossa roupa poderá manchar, molhar, rasgar e desgastar-se. Embora a sua principal função seja nos proteger contra esses fatores, existem aventais de uma única cor e com design simples. No entanto, poderemos enfeitá-lo como quisermos.

É muito bom receber os nossos convidados depois de assar algo delicioso. Às vezes, na pressa de tirar o nosso avental, não percebemos que ele poderá ser o protagonista de uma recepção com estilo.

Por isso, apresentaremos algumas ideias de como decorar os aventais que você já tem em casa e que acha simples demais. Você precisará de alguns materiais como:

  • Linha para costura
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Fitas decorativas
  • Alfinetes
  • Descosturador

Se você tiver uma máquina de costura, poderá realizar essa tarefa com mais comodidade. Caso contrário, não se preocupe. Você poderá costurar à mão e, em qualquer caso, ficará lindo.

Ideias para decorar seus aventais

1. Lave o seu avental

É essencial antes de prosseguir com essa transformação, lavar cuidadosamente o seu avental para remover as manchas e a sujeira. Deixe secar e estará pronto para começar o processo de criação.

2. Preserve a estrutura do seu avental e substitua as suas alças

Você precisa preservar a sua estrutura principal, mas lhe dê um toque criativo. Você poderá remover a alça do pescoço e da cintura para substituí-las por novas. Escolha uma fita decorativa colorida, com a qual você se identifique. Para remover as alças, use o seu descosturador levantando cuidadosamente os fios da linha.

avental

Studio Portela: https://studiopatro.com/

  • Faça uma pequena marca nas extremidades do pescoço e da cintura. Assim, você terá um guia ao costurar as suas novas alças.
  • Agora que você tem suas antigas alças descosturadas, meça-as com a sua fita métrica. As novas alças deverão ter a mesma medida.
  • Costure as suas novas alças à mão ou à máquina, como você preferir. E pronto! Você verá como é simples fazê-lo e como a aparência do seu novo avental mudará.

Além disso, poderá aplicar fitas no contorno do seu avental para lhe ar uma aparência mais consistente. É ideal usar uma fita em um tom que contraste com o tecido principal.

3. Aplique adesivos termocolantes para decorar seus aventais

Esses apliques são ideais para decorar seus aventais e dar uma aparência original e divertida. Os adesivos termocolantes estão disponíveis em armarinhos. Além disso, existem de todas as cores e formas. É um método simples de “estampar” o seu avental.

  • Primeiro, escolha onde exatamente você deseja colocá-lo. Faça uma pequena marca. Sugerimos que você o aplique na extremidade superior; dessa forma o design aparecerá mais.
  • Coloque o aplique virado para baixo e cubra-o com um pano fino. Nunca passe o ferro diretamente sobre ele. Passe o ferro por 20 segundos, retire o tecido e depois o restante. Assim, você terá transferido seu adesivo para o tecido.

4. Acrescente um bolso

Se o seu avental não tiver um compartimento para guardar objetos, recomendamos que você acrescente um bolso. Os bolsos são práticos porque podemos armazenar utensílios ou objetos que precisamos ter à mão.

como decorar seus aventais

 

Style me pretty: https://www.stylemepretty.com

  • Com certeza, você tem algum pedaço de tecido que não usa mais ou você poderá comprar um tecido que combine com as cores do seu avental. Marque um retângulo ou um quadrado no tecido que será cortado, seguindo as medidas que você deseja para o bolso. Lembre-se de deixar 0,5 cm como margem de costura. Pegue a sua tesoura e corte pelo contorno.
  • Marque na superfície do seu avental, onde deseja colocar o bolso e comece a costura pelo seu contorno. Pronto, bolso aplicado!

5. Pintura para tecido, uma ideia criativa para decorar seus aventais

Se você quer decorar ainda mais seus aventais, também poderá optar por pintá-lo com um desenho que você gosta com tinta de tecido. Para isso, você precisará de um pincel, tinta para tecido da cor desejada e um pouco de água. Pinte, deixe secar e sua criação estará pronta.

Existem várias alternativas interessantes para decorar seus aventais. Você poderá usar galões ou rendas, flores rococó, laçarotes, bordados, botões e muito mais.

Vá em frente e crie, a partir do que você já tem, um novo acessório para a sua cozinha. Além disso, o artesanato nos ajuda a descansar o cérebro e pensar em outra coisa. É uma ótima oportunidade para restaurar os seus aventais esquecidos e parecer diferente dentro de casa.