Crie o seu próprio sofá-cama

· 19 de fevereiro de 2019
Ter um sofá-cama é tudo o que precisamos quando convidamos alguém para dormir em casa. Será muito útil também se quisermos um espaço para relaxar e aproveitar o tempo livre, seja na sala ou nos exteriores.

Se você é daquelas pessoas que recebem a visita de familiares ou amigos no fim de semana e não têm um quarto adicional, precisa de um sofá-cama. Ou talvez você goste de se deitar no sofá para ver um filme, ler ou até dormir um pouco à tarde sem desarrumar a sua cama.

Atendendo à essas necessidades que estão presentes em várias casas, neste texto mostraremos como criar o seu próprio sofá-cama, tanto para interiores quanto exteriores.

Como fazer um sofá-cama padrão

Vamos criar um sofá-cama feito com diferentes estruturas, que nos dê a possibilidade de guardar as almofadas ou a roupa de cama em seu interior. Quando ninguém estiver o utilizando para dormir, ele será dobrado e ficará como um sofá “comum”.

É fundamental que você tire as medidas corretamente antes de comprar ou cortar a madeira. Você deverá fazê-lo de acordo com o espaço que tem em casa.

A base é formada por quatro ripas de madeira unidas entre si – como se fossem uma moldura – e quatro pés, um em cada canto. Sobre essa base, coloca-se uma gaveta, que poderá ser de dois compartimentos para que seja mais resistente.

Para fazer o apoio, você precisará de duas tábuas compridas, que serão colocadas horizontalmente nos extremos de quatro tábuas mais curtas. Duas serão colocadas em cada ponta, e as duas restantes, com a mesma distância entre si.

Para reforçar ainda mais a estrutura, recomendamos que entre cada tábua vertical você coloque uma tábua de madeira bem fixada.

Depois, coloque uma tábua no encosto, pode ser de laminado de madeira, e outra atrás. A parte que ficará livre é onde colocaremos a gaveta e a cobertura. Sobre a cobertura, ela será feita com um colchão e uma tábua unidos à gaveta ou ao baú com dobradiças.

A estrutura inteira é forrada com espuma e, depois, estofada. A ideia é que, quando for preciso usar o sofá-cama, você o abra na altura das dobradiças, retire a roupa de cama e coloque o colchão por cima. Assim os seus convidados dormirão mais cômodos!

crie o seu próprio sofá-cama

 

Como fazer um sofá-cama com paletes

Com certeza você conhece os famosos “paletes”. São estruturas de madeira cada vez mais usadas nos trabalhos manuais e no DYI (Faça você mesmo), devido a sua versatilidade e resistência. Os apaixonados pela carpintaria os utilizam muito, já que são acessíveis, inclusive em alguns lugares são dados de graça e são muito fáceis de manipular.

Um sofá cama de paletes poderá ser utilizado tanto na sala da nossa casa como no jardim, na sacada ou no terraço. Se você quer utilizá-lo em exteriores, é preciso levar em conta que a madeira precisará de um tratamento adicional para suportar as intempéries climáticas.

Materiais

Os materiais que você vai precisar para fazer este móvel, se você gosta de reciclagem, são:

  • 2 paletes;
  • 1 colchão (do tamanho que você quiser);
  • 4 rodas ou pés de madeira (se você quiser movê-lo ou deixá-lo fixo);
  • Pregos, parafusos, martelo;
  • Lixadora elétrica e furadeira.

Passo a passo

  • Lixe bem a superfície dos paletes, para que fiquem suaves ao tato;
  • Reforce colocando pregos nas tábuas que estejam soltas;
  • Coloque um palete do lado do outro e os una entre si com parafusos compridos, para que fiquem firmes;
  • Quando a estrutura estiver pronta, coloque as rodas ou os pés na parte de baixo;
  • Você poderá pintar as madeiras da cor que preferir;
  • Deixe secar bem e depois coloque o colchão com um lençol ou cobertor. E estará pronto! 
cama com pallets

Neste projeto, você terá que colocar o sofá-cama contra uma parede. No entanto, se preferir, você poderá utilizar a técnica de apoio da opção anterior e uni-la à estrutura.

Por exemplo, há a opção de colocar dois paletes juntos como base e fixá-los a ela. Outra opção é cortar um palete pela metade e uni-lo, para que o encosto não fique tão alto. Além disso, você precisará de almofadas para decorar e tornar o apoio mais cômodo.

Deixe a sua imaginação voar e construa o melhor sofá-cama sem gastar muito dinheiro, com os materiais que você já tem em casa. Sem dúvida, você economizará muito mais do que se comprar um sofá em uma loja. Assim, você terá um espaço bonito para aproveitar a qualquer momento, ou para receber adequadamente as suas visitas.