Recicle objetos sem uso para decorar

24 de dezembro de 2018
Não é necessário jogar fora tudo o que descartamos em casa. Há objetos que podem ter uma segunda chance, especialmente no mundo da decoração.

Estamos continuamente descartando produtos, embalagens, objetos, roupas, etc. O lixo que geramos diariamente se torna enorme; não percebemos que estamos sujando o planeta. Por isso, recicle objetos sem uso para decorar.

Não se trata de reutilizar materiais que estejam praticamente quebrados ou destruídos. Se eles não puderem ser reciclados, poderão ser descartados; por outro lado, existem objetos que podem ter muitas possibilidades e serem úteis.

Desde uma caixa de papelão até um frasco, um tecido, um rádio antigo, um CD, etc. Qualquer objeto pode ter uma segunda chance, principalmente se for usado para decorar; e, além disso, ele também poderá trazer um significado estético interessante para a casa.

A importância da reciclagem: dê uma nova vida aos objetos sem uso 

Assim como dissemos anteriormente, milhares de toneladas de lixo que devem ser destruídas são geradas diariamente. De fato, grande parte desse lixo acaba no mar e, assim, estamos destruindo o planeta pouco a pouco.

 

O consumismo e a vida do primeiro mundo fazem com que as pessoas não deem importância a esses aspectos e tenham um pensamento egoísta, onde o futuro das novas gerações não é levado em consideração.

Por isso, é necessário parar para pensar e reconsiderar. Devemos ter em mente uma coisa importante: se é possível reciclar um objeto, por que vamos jogá-lo fora? De fato, em uma casa, qualquer elemento pode ter outra utilidade.

Objetos feitos com materiais reciclados

A seguir, vamos estudar diferentes maneiras de reciclar alguns elementos; de tal forma que, uma vez que deixem de servir para as suas funções, eles passem a ter um outro uso dentro do mundo da decoração. Estas são algumas ideias:

  • Prateleiras feitas com caixas: tanto as feitas de madeira quanto as de papelão podem ser lixadas, envernizadas e pintadas. A partir disso, podem ser colocadas no chão ou então penduradas na parede.
  • Vasos para plantas: os frascos de vidro, de metal, a parte superior de uma garrafa de plástico, botas de borracha ou qualquer objeto que seja um recipiente, podem ser ideais para colocar uma planta com terra.
  • Decoração com tampas: tanto as de cortiça quanto as de plástico das embalagens Tetra Pak, podem ser usadas para fazer painéis decorativos para a parede, principalmente se forem tampas coloridas, sendo possível brincar com as cores.
  • Porta-lápis: existem várias opções, desde reciclar uma lata de conserva antiga até unir diversos objetos sem uso, dar a eles uma forma quadrada ou geométrica e assim transformá-los em um recipiente.
  • Cadeiras com pneus ou rodas: uma maneira sutil de fazer uma cadeira é usar um pneu de carro, colocar uma placa redonda bem presa por cima e pés embaixo.
  • Os paletes: na verdade, eles podem ter muitas utilidades, desde uma cama até uma mesa ou uma estante. Assim, dê asas à sua imaginação e surgirão mais ideias.
Recursos feitos com materiais reciclados

Criação de luminárias

Tanto de mesa quanto suspensas, é possível fazer luminárias de vários formatos que vão se encaixar perfeitamente na decoração da sua casa. Alguns exemplos são os seguintes:

  • De mesa, feita com fitas cassete que não são mais usadas. Por elas serem retas, você poderá lhes dar uma forma quadrangular e colocar uma lâmpada dentro, oferecendo assim uma iluminação muito interessante para um ambiente minimalista.
  • Feita com pregadores: basta dispor os pregadores de forma circular, presos a algum suporte, e fazer vários círculos concêntricos.
  • De vidro ou de plástico: é possível usar várias garrafas do mesmo estilo, de preferência pintadas. Coloque uma lâmpada dentro; dessa forma, você terá uma iluminação realmente interessante para qualquer espaço.

Mesas e suportes

Para fazer uma mesa, é possível utilizar muitos elementos que darão um toque diferente e original. Afinal, decorar com materiais reciclados consiste em ser criativo.

  • Dois pneus e uma placa por cima, tanto de madeira quanto de vidro. É possível retirar a cor escura do pneu pintando-o com uma cor atraente.
  • Utilizando um pedaço de porta, é possível fazer uma mesa com quatro pés. Inclusive, se você quiser usar uma porta inteira, é possível fazer uma mesa para a sala de jantar.
Mesas e suportes

Cabeceira de cama feita de materiais reciclados

Uma ideia interessante seria criar uma cabeceira para a cama. Por exemplo, através de livros sem uso: eles seriam fixados na parede, abertos ou fechados.

Outra ideia seria utilizar paletes ou madeiras, ou até mesmo portas desgastadas; dessa forma, se conseguiria uma decoração bastante rústica.

Finalmente, o mais importante de tudo é que a criatividade seja trabalhada, assim como a busca da originalidade e das emoções, mas sempre tentando reciclar tudo o que for possível.

Asenzo, Matilde; Menzel, Nora: Reciclado de muebles y objetos, Albatros, 2005.