2 objetos que você pode decorar com decoupage

· 3 de dezembro de 2018
Dê uma nova cara aos objetos da sua casa com a técnica de decoupage.

A técnica de decoupage está muito em moda atualmente e não é por acaso. Trata-se de um método de decoração que serve tanto para iniciantes quanto para pessoas mais experientes. Isso porque pode ser feita com diferentes técnicas. Além disso, decorar com decoupage é uma forma econômica e muito versátil de decorar, já que os resultados são muito diferentes entre si.

Se você quer saber um pouco mais a fundo sobre essa forma de decoração, continue lendo e nós lhe explicaremos tudo o que você precisa saber. Além disso, vamos propor algumas ideias para que você também possa decorar com decoupage.

O que é decoupage?

A palavra decoupage vem do francês “découper”, que significa recortar. E o recorte é, de fato, a chave desta técnica de decoração. A ideia principal é recortar diferentes formas, motivos ou estampas e colá-las em qualquer objeto.

decorar com decoupage guardanapo

Atualmente, o material mais utilizado são os guardanapos com estampas. Isso porque se trata de um material muito leve, que pode ser trabalhado facilmente e que se adapta sem nenhum problema à superfície a ser decorada. A única coisa que é preciso levar em conta é que nem todos os guardanapos podem ser usados para decorar com decoupage.

Nas lojas de decoração ou especializadas em materiais de belas artes, você poderá comprar guardanapos com estampas lindas e resistentes, para que não rasguem quando você estiver trabalhando com elas.

Além de guardanapos, pode-se utilizar também tecidos ou papeis resistentes à água. As opções são infinitas. Vale tudo desde que o material seja flexível e resistente à umidade.

A grande vantagem dessa técnica é que os resultados são diferenciados, e se adaptam a qualquer espaço. Tudo depende do objeto que você queira decorar e da estampa escolhida.

Agora que você já conhece a técnica, vamos propor algumas ideias para que você possa decorar a sua casa.

1. Decorar com decoupage: Caixas

As caixas são os objetos mais utilizados para decorar com essa técnica. Se você é iniciante, recomendamos que você comece por elas, porque são muito simples de decorar. Além disso, você poderá lhes dar uma infinidade de usos.

Todo mundo tem dezenas de caixas em casa de diversos tamanhos, formas e designs. Decore uma caixa seguindo essa técnica e lhe dê uma segunda vida utilizando-a como porta-joias, estojo ou simplesmente para guardar alguma recordação.

decorar com decoupage caixas

Pinte a caixa da cor que desejar. Se for uma caixa de madeira, você poderá deixá-la ao natural. Se, por outro lado, é uma caixa reciclada, o melhor é esconder a marca, os desenhos ou etiquetas. Uma vez que o fundo da caixa esteja liso, você só terá que recortar os desenhos do guardanapo e colá-los com ajuda de um pincel e cola branca.

Deixe secar e aplique uma camada fina de verniz por toda a caixa. Assim, de uma forma tão simples, você poderá fazer uma caixa com motivos florais, com os desenhos animados favoritos do seu filho ou com qualquer estampa que você possa imaginar.

2. Frascos de vidro

A segunda proposta para decorar com decoupage é original e fará com que a sua cozinha brilhe com um aspecto renovado. Compre vários frascos de vidro de vedação hermética. Nós gostamos muito deles porque não saem de moda e ficam perfeitos em cozinhas rústicas, minimalistas, clássicas ou modernas.

decorar com decoupage vidro

Limpe-os bem e depois cole o recorte do guardanapo escolhido. A nossa recomendação é que você só cubra uma pequena parte do recipiente, para que ele siga sendo transparente e para que se veja o seu conteúdo.

Envernize o restante do frasco tendo cuidado para que as pinceladas não fiquem visíveis. Por ser vidro, você deverá ter mais cuidado do que com a caixa, citada anteriormente.

Simples assim; e os frascos estarão prontos para guardar o arroz, o macarrão, o sal ou o açúcar. Essa é uma forma de ter todos os elementos ao alcance da mão e, ao mesmo tempo, decorar a cozinha de forma original. E o melhor de tudo: feita por você mesmo.

Estes são apenas alguns exemplos de decoração com decoupage. Mas, o único limite é a sua imaginação. Experimente decorar diferentes objetos e transforme a sua casa de uma maneira única e original.