Como escolher luminárias auxiliares para o quarto?

· 15 de fevereiro de 2019
Este tipo de luminárias se torna um complemento indispensável em nosso quarto. Escolhê-las bem é, sem dúvida, uma tarefa importante.

As luminárias auxiliares fazem da iluminação um elemento capaz de alterar qualquer ambiente da nossa casa. Nos permite criar espaços mais sóbrios, elegantes ou relaxantes. Traz inúmeras ​​sensações.

Além do seu uso prático, também possui uma ótima função decorativa. Dependendo da intensidade que queremos a cada momento, podemos conseguir diferentes ambientes. Não iremos iluminar da mesma maneira para ler à noite e para fazer as tarefas domésticas.

As luminárias auxiliares são acessórios essenciais no nosso quarto. Não estamos dizendo que todos devem incluí-las porque tudo depende do gosto de cada um. Mas sem dúvida, elas darão um destaque ao seu quarto. Conseguem recriar diferentes atmosferas dependendo de como nos sentimos ou do propósito com que usamos a iluminação. Da mesma forma, fornecem calor e ambientes mais agradáveis.

No post de hoje, falaremos sobre como escolher luminárias auxiliares para o quarto. Uma escolha que, sem dúvida, mudará completamente o ambiente.

Dicas para escolher a iluminação perfeita

  • Em primeiro lugar, devemos tentar fazer com que a iluminação seja homogênea, isto é, uniforme em todo o ambiente. Nos cantos em que queremos receber uma luz mais fraca, poderemos recorrer à luz ambiente indireta. Também usaremos esse tipo de iluminação para destacar alguns detalhes do nosso quarto que mais gostamos, como espelhos, pinturas ou alguma área do closet. Para se ter uma ideia, a luz geral recomendada em um quarto é de 250 Lux. Em contraste, a direta localizada é de 200 Lux.
  • É importante deixar claro que a iluminação do quarto deve ser agradável, relaxante e, acima de tudo, calorosa. Conseguimos isso com lâmpadas que emitem luz indireta e difusa. Para isso, poderemos incluir uma lâmpada que não exceda 100 Lux. Isso valerá tanto para as luminárias de teto, spots ou luminárias de mesa.
  • Uma recomendação é escolher lâmpadas LED, pois elas iluminam bem, consomem pouca energia e, portanto, duram mais.
  • No closet deve haver boa iluminação. É a área dentro do quarto que usamos para nos olharmos e ver se a roupa ficou bem. Portanto, é importante que a iluminação seja confortável e que diferencie bem todas as cores. É necessário que incorporemos uma poderosa fonte de luz colocando duas lâmpadas cujo tamanho seja apropriado dependendo das dimensões do cômodo. Dessa forma, evitaremos as sombras.

Tipos de luminárias auxiliares

As luminárias auxiliares são perfeitas para uma iluminação suave e calorosa. Elas são ótimas para ler, assistir televisão ou para atividades específicas que exigem uma luz não muito intensa. No mercado, podemos encontrar diferentes tipos de luminárias com designs diferentes. A seguir, mostraremos algumas luminárias interessantes para o quarto.

Luminárias de cabeceira

Talvez sejam a solução mais comum e habitual que vemos na maioria dos quartos para receber uma luz indireta. É muito útil colocá-las na mesa de cabeceira para obter mais conforto e ligá-las sempre que precisarmos. Ler, assistir televisão, escrever ou trabalhar com o computador são as tarefas mais comuns que exigem esse tipo de luz.

É importante encontrar a altura e o ângulo perfeitos da luminária para garantir conforto sempre que a usarmos. Portanto, não aconselhamos que seja muito alta, porque poderá iluminar aos olhos de uma pessoa dormindo, enquanto a outra a mantém acesa.

Podemos encontrar essas luminárias com designs de todos os tipos. Mais clássicas, modernas e industriais. Aconselhamos o uso de cúpulas de papel ou tecido e em tons claros, pois proporcionam uma luz mais difusa e dão mais aconchego ao quarto.

Luminárias flexíveis

Este é o modelo mais em alta ultimamente. As vemos em todos os tipos quartos, pois dão um aspecto industrial bastante interessante.

O problema das luminárias flexíveis é que, como são dispositivos criados para estudar ou trabalhar, a luz que projetam é muito direta e, às vezes, pode incomodar. No entanto, existem alguns modelos que permitem ajustar a luz, se adaptando às necessidades do momento.

Ao utilizá-las, podemos colocá-las em uma mesa de cabeceira convencional ou arriscar um pouco mais e colocá-las em uma mesa de paletes, um banquinho ou, se sua cama não for muito alta, diretamente no chão. Você gostou dessa ideia?

Apliques

Outra opção são as luminárias que podem ser fixadas na cama. Podemos colocá-las na cabeceira para receber uma luz mais direta ou sobre a mesa, para que não seja tão intensa. Aí entra em jogo as necessidades de cada pessoa, já que não é necessária tanta luz para ler quanto, por exemplo, para usar o computador.

Os apliques são uma ideia que combina muito bem com os estilos mais clássicos, embora possamos encontrar designs de todos os tipos.

Luminárias suspensas

Essa é outra das tendências que mais estamos vendo nas revistas e blogs de decoração. Este tipo de luminárias usa cabos muito longos para deixá-las como queremos e se tornar, assim, luminárias suspensas.

Ficam ótimas em ambientes minimalistas que não exigem muitos móveis ou sobrecargas no quarto. Estas luminárias podem ser colocadas sem mesas de cabeceira e nos permitem colocar o ponto de luz onde precisarmos. Dessa forma, economizaremos em espaço e ganharemos em utilidade.

Você gostou das nossas opções de luminárias auxiliares? Dê um novo visual ao seu quarto com as nossas propostas.