Você dorme mal? Talvez uma dessas razões tenha algo a ver com isso

· 5 de fevereiro de 2019
Se você dorme mal, já é hora de tomarmos uma atitude sobre o assunto. Para isso, revisaremos a decoração do seu quarto. Podemos começar?

Se você não consegue descansar à noite tanto quanto precisa, pode haver algo que esteja interferindo no seu bem-estar. Você quer saber por que dorme tão mal?

O Instituto do Sono insiste que ter um sono reparador é de vital importância para a saúde. No entanto, a falta tempo e de qualidade do sono estão se tornando um problema.

Este foi o resultado das conclusões do Centro de Investigações Sociológicas (CIS) em sua última pesquisa de opinião.

Dessa forma, ficamos sabendo que mais de 72% população vai para a cama depois das 23:00 e que 54,5% acorda antes das oito horas, o que deixa claro que dormimos pouco.

O colchão, uma peça fundamental

O colchão, uma peça fundamental

A primeira coisa que você deve analisar é se está dormindo em um bom colchão. A vida média de um colchão é estimada em 10 anos, embora ele possa se deteriorar antes dependendo da sua qualidade, uso e até mesmo do clima do local onde moramos.

Se este for o caso, o nosso sono deixará de ser restaurador e poderemos até mesmo sofrer desconfortos físicos que afetam a nossa vida diária. Então, se você tiver alguns desses problemas, é hora de verificar o seu colchão:

  • Você se levanta cansado ou então não consegue dormir.
  • Você acorda com os músculos doloridos.
  • Se o colchão estiver afundado em algum lugar, não hesite, é hora de dizer adeus.
  • Ultimamente, você tem alergias e espirros. Os ácaros são os culpados e o seu colchão é o seu lugar favorito. Por isso, procure limpá-lo ou trocá-lo se ele tiver mais de 10 anos.

Você dorme mal? Algumas dicas para pegar no sono

 Dicas para não dormir mal

A principal função do seu quarto é servir como um santuário para recarregar as baterias, por isso é importante sentir-se confortável e preenchê-lo com elementos que promovam a nossa tranquilidade.

Se levarmos em conta alguns aspectos, poderemos criar espaços mais tranquilos e que facilitem o descanso.

  • Escolha cores quentes e suaves, como azul e verde, tons terrosos, rosa ou lilás. Elas nos convidam ao relaxamento e à introspecção e facilitam para desacelerar o nosso ‘motor’.
  • Os materiais naturais também promovem o descanso. Madeira, algodão, linho, esparto, lã…
  • Organize. A bagunça nos estressa, embora às vezes não notemos isso. Se você tem montanhas de roupa acumuladas na cadeira, ou então mesas de cabeceira com uma torre de livros ou papéis, é impossível que você possa descansar tranquilo ao anoitecer.
  • Esqueça os dispositivos eletrônicos. Deixe o celular, o tablet ou a televisão fora do seu quarto. A energia eletromagnética impede o nosso descanso. As funções do nosso corpo são produzidas por descargas elétricas e esses dispositivos causam estímulos pequenos e constantes. Assim, desligue tudo para poder descansar.
  • Relaxamento extremo. Temos um ritmo de vida exaustivo e é por isso que às vezes não conseguimos desligar a nossa mente quando a noite chega. Você poderá incluir um vaso com uma lavanda natural na sua mesa de cabeceira ou então colocar a essência nos seus travesseiros. Ela tem propriedades relaxantes e um cheiro maravilhoso.
  • Menos luz. Tente dormir com o quarto o mais escuro possível; isso fará com que você descanse melhor, pois emite ao cérebro os sinais corretos para que sua atividade cesse.

Se você dorme mal, alie-se ao Feng Shui

 Se você dorme mal, alie-se ao Feng Shui

O Feng Shui nos ajuda a encontrar equilíbrio e paz através dos espaços, aprendendo a distribuir e usar materiais, formas e cores a nosso favor.

  • Ele nos diz que a cabeça é o ponto de energia mais poderoso que temos. Por isso, a cabeceira da cama deve ser sólida para dar uma sensação de segurança.
  • Ele também recomenda que tenhamos duas mesas de cabeceira, pois isso proporcionará equilíbrio emocional e é especialmente recomendado para os casais.
  • Finalmente, a localização da cama. É melhor que a cabeceira esteja voltada para o norte para recarregar a energia. Evite móveis que obstruam o ambiente, pois isso faz com que o chi vital fique estagnado.

É muito importante que você tome algumas medidas caso durma mal. A sua saúde sofre tanto fisicamente quanto emocionalmente. Por isso, verifique o seu colchão e transforme a decoração do seu quarto para que, dessa forma, possa dormir profundamente.