5 maneiras de organizar uma sala em L

· 7 de janeiro de 2019
A sala em L pode ser um desafio ou uma dor de cabeça ao decorar e organizar os móveis. Mas com certos truques e ideias, você poderá conseguir sem problemas. É apenas uma questão de cumprir a regra do 'menos é mais'.

Uma sala de estar em L é um desafio, tanto para organizar os móveis como para decorar e aproveitar o espaço ao máximo. Mas não desanime com isso, já que você pode aproveitá-la e desfrutá-la adequadamente.

Neste artigo, daremos algumas ideias para que o design não seja apenas bonito, mas também funcional e de acordo com os seus gostos particulares.

Dicas para organizar uma sala em L

Se você tem uma sala em L, não tem que lamentar por isso… É um ambiente com muito potencial! E você também terá a vantagem de combinar a sala de jantar e a sala de estar no mesmo espaço, se souber organizá-la bem. Preste atenção a estes conselhos:

1. Preste atenção à luz

Isso é extremamente importante porque a deficiência de luz natural pode ser responsável pelo fato de não gostarmos tanto de um projeto. Não importa como o decoremos, o ambiente permanece na escuridão.

sala em LSe você tem a sorte de contar com grandes janelas, aproveite-as ao máximo. Como? Com cortinas leves e semitransparentes que permitam a passagem da luz a qualquer hora do dia. Dessa forma, o ambiente parecerá muito maior.

Mas se as janelas não têm dimensões interessantes ou se pela sua localização a sala não receba muito sol, então você terá que encontrar uma maneira de iluminá-la artificialmente. Isso não significa que precisa instalar lâmpadas em todos os lugares, mas precisa colocá-las em áreas estratégicas, como por exemplo, em cima da mesa de jantar ou ao lado do sofá.

2. Escolha um sofá em L

Com este tipo de sala, você deverá pensar tudo em ‘L’. E isso inclui comprar um sofá que simula esta letra. Ficará ótimo e se adaptará perfeitamente ao ambiente. Além disso, é muito confortável e acomoda muitas pessoas. Você poderá até se deitar para assistir TV à noite.

3. Tudo em seu lugar

Seguindo a premissa de pensar em L, você deve imaginar esta letra para determinar em qual parte colocará a sala de jantar e a sala de estar. Tudo depende dos seus gostos e atividades. 

Por exemplo, se são muitas pessoas para jantar, ou você tem convidados todo fim semana para provar as suas delícias gastronômicas, sugerimos que coloque a mesa de jantar na área mais longa da sala.

sala em LSe o principal protagonista do seu dia a dia ou dos seus eventos é o sofá (você é um cinéfilo, prefere deitar para ler todas as noites, etc.), então deixe a sala de estar para a área mais longa e a mesa de jantar para a área mais curta.

Em qualquer caso, você pode separar os espaços de alguma forma específica: com um piso de cerâmica diferente, com um tapete na sala de estar, com paredes pintadas de outra cor, etc.

4. Mesma decoração?

Está cada vez mais na moda que os ambientes tenham um design específico. Por exemplo, estilo japonês para o quarto, mediterrâneo para a cozinha, minimalista para a sala de estar e moderno para o escritório.

Em uma sala em L você deve ter muito cuidado com isso, porque embora haja diferenças entre os ambientes, eles também são unidos devido à falta de paredes divisórias. Portanto, você pode destacar cada ambiente sempre dentro da mesma paleta de cores ou seguindo o mesmo estilo decorativo.

5. Separe as áreas

Se você não quer que a sua sala fique tão “aberta” e deseja separar bem a sala de jantar da sala de estar, sempre existe a possibilidade de colocar uma separação física. Isso não quer dizer que você deve construir uma parede. Existem outras alternativas para que cada parte do L se separe da outra.

sala em L

Por exemplo, alguns optam por uma tela de vidro esfumado, outros por um biombo de madeira (ou estilo oriental). Ou ainda compram os famosos cubos de madeira que se dispõem como pirâmide e servem para decorar e separar ao mesmo tempo.

Há também a opção de colocar uma biblioteca ou mobília divisória, mas você sempre terá que prestar atenção à direção da luz natural, dependendo de onde estão as janelas. Colocar um objeto muito sólido que cubra a luminosidade, não é uma boa ideia.

Como você pode ver, existem diferentes maneiras de decorar e organizar uma sala em L. É apenas uma questão de imaginar como ficaria cada espaço de acordo com as nossas atividades diárias.