Duas formas de decorar a sala com amarelo

Decorar com amarelo é uma boa forma de trazer energia e luminosidade aos cômodos da casa. Hoje, daremos algumas sugestões para fazê-lo com sucesso.
Duas formas de decorar a sala com amarelo

Última atualização: 07 setembro, 2018

A escolha de cores para decorar a nossa casa é uma decisão importante e difícil. Existe uma ampla gama de cores e escolher alguma que seja chamativa é complicado, porque é preciso saber integrá-la ao ambiente. Decorar a sala com amarelo pode parecer difícil, mas não é tanto assim.

A cor amarela significa luzcalor, descontração, otimismo e alegria. É a cor mais quente, a mais expansiva e a mais intensa, afinal transmite vida e energia.

Na decoração de interiores, o amarelo é considerado uma cor arriscada que, dependendo da tonalidade, pode trazer luminosidade, elegância ou alegria ao ambiente.

No artigo de hoje, mostraremos duas formas de decorar a sua sala com amarelo.

O que o amarelo nos transmite?

Decorar com amarelo fica perfeito se temos um quarto ou cômodo muito plano e sem toques de cor. O amarelo traz dinamismo, alegria e luminosidade aos espaços.

Além disso, essa é uma cor que sugere sabedoria, conhecimento ou inteligência, ainda que o significado da cor varie de acordo com a cultura. Por exemplo, na China, o amarelo é considerado a cor da nobreza, enquanto na Espanha, na época da inquisição, os condenados eram obrigado a vestir essa cor.

Variações a parte, uma sala com toques amarelos ou com o amarelo como cor principal é uma sala que oferece luminosidade, dinamismo e alegria. Além disso, o amarelo, ainda que seja uma cor forte, pode ser perfeitamente combinada com outras cores. Por exemplo, com o preto, o cinza ou alguns tons claros.

sala com tons amarelos-decorar a sala com amarelo

Amarelo sutil

Uma das formas que vamos propor para decoração de uma sala com amarelo é através de elementos decorativos específicos. Dessa maneira, o amarelo torna-se um toque de cor, e não o tom principal da decoração.

Se sua sala está decorada com tons escuros ou neutros e você que dar um toque de cor, o amarelo pode ser a melhor opção. Hoje em dia, existe uma ampla gama de elementos decorativos nesta cor que darão alegria a seu cômodo.

Decorar com amarelo através de elementos-chave é perfeito para atrair a atenção sobre certos elementos. Por exemplo, uma peça que gostamos muito ou algum objeto no qual queremos que nossos convidados foquem o seu olhar. Essa opção também é incrível se você é uma pessoa que gosta de cores mais neutras do que chamativas, porque a cor forte será introduzida com sutileza.

Os elementos decorativos que serão seus melhores aliados para decorar a sala com amarelo são:

Decorar a sala com amarelo como cor principal

A segunda opção para decorar a sala com amarelo é utilizá-lo nos principais elementos do cômodo. Essa alternativa fica incrível se você é uma pessoa alegre, que gosta do dinamismo e da luminosidade.

Decorar a sala com amarelo como a cor principal é algo que se consegue colocando a maior parte dos elementos nesta cor.

Uma forma fácil de fazer isso é através dos tecidos ou integrando o amarelo nas paredes. Para essa última proposta, você pode usar tinta ou também um papel de parede. A vantagem do papel de parede é que existem algumas estampas com formas geométricas ou desenhos florais que são perfeitos para decorar uma sala.

O segredo é saber combinar

Se você decidir decorar com amarelo de uma forma sutil ou mesmo se quiser arriscar mais, é importante que você leve em conta que a chave para acertar com essa cor é saber combiná-la. O amarelo é considerado uma cor arriscada e, se colocada junto com outras cores com as quais não combina, pode ser um verdadeiro desastre.

As cores com as quais o amarelo mais combina são:  

  • Branco. É o companheiro perfeito, já que deixa o amarelo brilhar.
  • Cinza. Assim como o branco, deixa o protagonismo para o amarelo. Isso traz mais aconchego.
  • Preto. Uma combinação moderna e atrevida.
  • Cores fortes. Amarelo com cores fortes como o azul-escuro, quase preto, é incrível para decorações do tipo boho.

Por último, lembre-se de que em todo processo de decoração devemos considerar o equilíbrio, para que nenhum cômodo fique muito carregado ou chamativo.