Quais são os erros que cometemos na hora de decorar o banheiro?

· 6 de julho de 2018
Dicas para não ter um banheiro pequeno e caótico.

É muito comum cometer erros na hora de decorar o banheiro. No entanto, ter um banheiro bonito e  funcional não é complicado, o importante é levarmos em conta várias regras de design. É fundamental ter algum critério estético para obter um banheiro prático e bonito.

Os banheiros são geralmente os menores cômodos das casas, e onde o espaço é muito importante. Por isso, quando você for projetar e incluir os móveis, precisa levar em conta vários aspectos, se não quiser que o seu banheiro fique ‘bagunçado’.

No post de hoje, falaremos sobre os erros mais comuns que costumamos cometer quando vamos decorá-lo. Com as nossas dicas, você terá um banheiro bonito e funcional. 

O erro de escolher as cores escuras

Em geral, as cores escuras tendem a reduzir o ambiente já que elas absorvem a luz. Se o seu banheiro não for muito grande ficará ainda menor. Nesse caso, seria a pior das decisões.

Se olharmos atentamente, na maioria das revistas de decoração, os banheiros possuem sempre cores claras e grandes janelas pelas quais entram a luz necessária para ampliar o ambiente. Além do mais, faz com que o banheiro pareça mais limpo e organizado.

No entanto, não podemos deixar de mencionar que esses tons são sinônimos de elegância e delicadeza. A verdade é que os banheiros com cores mais escuras parecem que estão sempre mais sujos. As manchas podem ser vistas com mais facilidade e podem dar uma sensação de que não está limpo.

banheiro branco

As cortinas ou box em cores opacas são coisas do passado

Antigamente, era comum incluir vidros opacos ou cortinas para ter mais privacidade na hora de tomar banho. Porém, hoje em dia, isso não é mais tão comum assim. Agora, as pessoas costumam optar pelo design e, sobretudo, pela praticidade. Demos adeus aos vidros opacos, já que, entre outras coisas, eles não permitiam a passagem de luz e, consequentemente, reduziam o espaço.

Se tivermos um banheiro que não seja muito grande, incorporar vidros desse tipo não será uma boa ideia. Somente conseguiremos diminuir a luz e a amplitude do espaço. O ideal será optar por cortinas transparentes ou ligeiramente foscas, mas garantindo que elas não impeçam a passagem da luz.

No entanto, se decidirmos incorporar esse tipo de cortina, teremos que cuidar muito da limpeza, uma vez que elas ficam sujas rapidamente e costumam ficar com as marcas das mãos e dos dedos.

banheiro claro

Cobrir os pontos de luz

Esse, sem dúvida, é um dos erros que cometemos com mais frequência. Ocultar ou encobrir os pontos de luz é a maior “atrocidade”, que podemos cometer dentro de um banheiro. Isso faz com que o restante da decoração caia por terra e reduza as dimensões do ambiente. Por isso, precisamos evitar que esse cômodo pareça menor do que realmente é.

É essencial que os banheiros tenham pelo menos dois pontos de luz. Um ponto de luz deve estar sobre a pia, para podermos nos ver enquanto fazemos as nossas tarefas diárias e o outro deve ficar no teto para que possamos ver todo o ambiente. Além disso, se não contarmos com uma boa luz natural, será importante instalarmos os dois pontos de luz.

Ter somente uma boa iluminação muitas vezes não é o suficiente. Temos que escolher muito bem as luminárias e as lâmpadas que vamos instalar. Elas não podem destoar com a estética do banheiro como um todo. Por isso, escolha aquelas que são discretas e que não chamam muita atenção.

É claro que um banheiro mal iluminado perde todo o seu charme e sua funcionalidade. Não existe banheiro bem decorado se não apresentar uma boa iluminação.

luzes para banheiro
Elementos mal colocados

Nós costumamos errar na hora de decorar o nosso banheiro quando vamos organizar e distribuir alguns dos elementos importantes que o compõem. É o caso do espelho. Cometemos o erro de não saber qual é o tamanho que melhor se adapta ao nosso banheiro e onde colocá-lo. Às vezes, ele fica muito alto, já outras vezes, fica muito baixo.

A nossa recomendação é escolher um espelho grande que além de refletir a luz, amplie um pouco mais o cômodo. Quanto maiores forem as suas dimensões, mais espaço teremos.

Se o seu banheiro for muito pequeno, não coloque banheiras muito grandes, uma vez que elas consomem muito espaço. Os chuveiros pequenos são a melhor opção para os banheiros de medidas mais reduzidas. Além de serem bonitos e práticos, também ajudam a economizar espaço.

Outro grande erro é colocar o vaso sanitário atrás da porta. Essa não é a melhor opção, uma vez que é muito incômodo para abrir a porta quando vamos usá-lo. O nosso conselho é colocá-lo o mais distante possível da porta de modo que não seja um estorvo.

decorar o banheiro

Agora você não terá mais desculpa para não ter um banheiro de revista. Se você seguir os nossos conselhos, terá mais funcionalidade em um dos cômodos mais importantes da casa.