4 dicas para iluminar espaços com pouca luminosidade

· 7 de julho de 2018
Muitas vezes parece impossível iluminar espaços com pouca luminosidade. Para ajudá-lo, propomos uma série de dicas para que você saiba como iluminá-los.

Há muitas casas que têm um quarto escuro, seja porque ele não tem janelas ou porque está voltado para uma quintal com pouca iluminação. Se esse é o seu problema, daremos uma série de dicas para iluminar espaços com pouca luminosidade.

Não são só as lâmpadas ou outras instalações de luz artificial que influenciam na iluminação de um espaço. Através da decoração, podemos dar a sensação de que estamos em um espaço iluminado, mesmo que haja pouca luz natural. Continue lendo e descubra como.

1. Iluminação artificial

A iluminação artificial é essencial para um espaço que recebe pouca luz natural. Embora seja o elemento mais importante, não é o único, já que  a decoração também é fundamental.

Para iluminar um espaço escuro, é recomendável distribuir os pontos de luz por toda a sala. Por isso, uma das melhores opções são as lâmpadas, pois permitem que a luz seja distribuída por todas as áreas.

Outra opção é instalar uma lâmpada central e completar a iluminação com outros elementos, como candeeiros de pé. Dessa forma, é possível criar vários ambientes e, ao mesmo tempo, a luz ficará bem distribuída.

Em relação ao tom da luz, é aconselhável que, se for um espaço com pouca luz natural, instalemos lâmpadas brancas. Elas oferecem uma maior quantidade de luz e, ao mesmo tempo, darão uma sensação de amplitude e maior luminosidade.lâmpadas para iluminar espaços pequenos

2. Escolha cores claras

As cores claras fornecem brilho e espaço para o ambiente. É por isso que o mais aconselhável é que em espaços de pouca luz predominem essas cores. Acima de tudo, é importante que as paredes sejam pintadas de branco ou de um tom pastel. Se, por outro lado, a sala estiver em tons escuros, parecerá menor e com menos luminosidade.

As cores em branco ou em tom pastel devem ser as protagonistas do espaço

O mesmo acontece com a cor dos móveis. Escolha branco ou um tom pastel para que haja mais luminosidade. Além disso, um espaço com cores claras transmite a sensação de um ambiente agradável e de paz. É atemporal e você não se cansará desta gama de cores.

Com isso, não queremos dizer que todo o ambiente deva ser completamente branco. Evidentemente, você pode incluir elementos de cor escura, mas recomendamos que sejam apenas acessórios ou móveis de pequeno porte. Alguns exemplos são as almofadas do sofá, uma mesa baixa ou algum elemento decorativo. Em contraste, as cortinas devem ser de uma cor clara para permitir a passagem da luz. Caso contrário, ao decorar o espaço, eliminaremos a pouca luz de que o ambiente dispõe.

ambiente com cores claras

3. Espelhos

Encontre um lugar no ambiente onde a luz natural ou das lâmpadas são normalmente projetadas e coloque um espelho para refletir a pouca luz do ambiente e assim parecer que há uma maior luminosidade. Os espelhos grandes são muito bons em casas escuras porque também dão amplitude.

Se a moldura do espelho for de cor clara, projetará melhor a luz. Dependendo do ambiente que você quer iluminar, poderá escolher um quadro que incorpore pequenas lâmpadas ou barras de luz.espelho para iluminar espaços pequenos

4. Portas de vidro

Outra dica para iluminar espaços com pouca luz é instalar portas de vidro. Podem ser totalmente transparentes ou apenas possuir uma parte de vidro no centro superior. Dessa forma, a luz do ambiente adjacente passará para o espaço menos iluminado da casa.

Ao mesmo tempo, criará uma conexão entre as duas salas gerando uma maior amplitude. Ou seja, gerando uma sensação de maior luminosidade. Um efeito de janela também será criado, pois dará ao ambiente a falsa sensação de que há mais uma janela na sala.

Se você não acha adequado que haja uma porta de vidro, porque é o banheiro ou o seu quarto, há uma solução. Você pode instalar um vidro translúcido que permite a passagem da luz, mas ao mesmo tempo preserva a privacidade. A outra opção é colocar uma cortina pequena para que não seja possível ver nada através do vidro.

Se você optar pela cortina, escolha cores claras. Caso contrário, a luz não passará e a porta de vidro não cumprirá a sua função de iluminar o ambiente.iluminar espaços com pouca luminosidade