4 dicas para ter uma casa sempre limpa e arrumada

· 13 de julho de 2018
Você acha que manter sua casa limpa e arrumada é sempre uma tarefa muito difícil? Nada mais longe da realidade! Com estas 4 dicas você alcançará o seu objetivo quase sem perceber.

Ter uma casa limpa e arrumada é sempre o objetivo de todas as pessoas. Este objetivo é muitas vezes frustrado devido à pressa da vida diária e também aos maus hábitos que vamos adquirindo ao longo da vida.

Ao contrário do que se pensa, ter uma casa limpa e arrumada não é uma missão impossível. Na verdade, é muito fácil conseguir isso.

Cada família e cada casa são diferentes. Todos nós temos rotinas e atividades diferentes e, portanto, é essencial que você estabeleça uma estratégia de limpeza de acordo com a sua rotina.

O número de membros da família também fará com que as tarefas domésticas sejam diferentes.

No entanto, no artigo de hoje, nós nos propusemos a fazer uma lista de 4 dicas muito fáceis e simples que, sem dúvida, irão lhe ajudar a manter a sua casa limpa e arrumada, não importa a família que você tenha.

1. Uma equipe chamada família

Na hora de realizar o trabalho doméstico, é essencial envolver toda a família. Em muitos lares, é a mulher que cuida dessas tarefas.

Isso acontece porque, muitas vezes, a mulher não trabalha fora de casa. Mas, isso não significa que ela tenha que fazer tudo sozinha.

Para outras mulheres, a situação é diferente, uma vez que elas trabalham fora de casa e, quando chegam, precisam continuar trabalhando nas tarefas domésticas.

Com o passar dos anos, mais homens estão envolvidos nesse tipo de tarefa, no entanto, as crianças também devem estar envolvidas.

Isso trará muitos benefícios. Está comprovado que “dar responsabilidades” para as crianças, de acordo com sua idade, as torna mais responsáveis, autônomas e independentes.

casa limpa e arrumada

Uma coisa que pode ajudá-la a organizar as tarefas domésticas é executar um plano de limpeza especificando o que cada membro da família deve limpar e os dias em que deverão fazê-lo.

Por exemplo, lavar a louça após todas as refeições, tirar o pó, colocar a roupa suja no cesto, colocar a roupa na máquina de lavar, varrer ou lavar o chão, etc.

Sem dúvida, ter uma relação de tarefas escritas fará com que todos se comprometam.

2. Limpeza completa

Para manter a casa limpa e arrumada, é sempre importante que, pelo menos uma vez por semana, seja realizada uma limpeza completa.

Muitas famílias escolhem fazê-la no sábado ou no domingo. Escolha o dia que for melhor para a sua familia.

Além disso, também é importante considerar o tempo. Não se trata de passar o dia todo limpando, porque também é bom fazer outras atividades em familia.

Nesse dia, você pode aproveitar para limpar o banheiro e a cozinha completamente, já que são as duas áreas mais complicadas devido ao seu uso contínuo.

Limpeza pesada, casa perfeita

3. Tudo em seu devido lugar

Outro segredo para manter tudo sempre limpo e em ordem é o seguinte: quando você usar algo, deve colocá-lo novamente no seu lugar.

Muitas vezes assistimos televisão no sofá com um cobertor e, quando vamos para a cama, deixamos tudo na sala.

Um objetivo que você pode estabelecer é que, mesmo que você esteja com muito sono, deve dobrar o cobertor e deixar as almofadas no lugar certo.

Isso economizará tempo na manhã seguinte.

Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

Outro exemplo é o da cozinha. Depois do almoço ou jantar, dá muita preguiça de limpar a cozinha. Mas é melhor fazê-lo no momento, porque os restos de comida com o tempo ficam grudados nos pratos e são mais difíceis de eliminar.

O mesmo vale para roupas que já estão secas. Não deixe acumular, dobre e guarde no armário.

Tudo em seu devido lugar e arrumado

4. O banheiro e a cozinha

Como mencionamos anteriormente, o banheiro e a cozinha são as duas áreas mais conflitantes da casa em termos de limpeza. Isso porque são dois espaços que usamos diariamente e continuamente.

Além disso, esses dois lugares devem estar sempre muito limpos.

Portanto, recomendamos que você limpe estas duas áreas da casa todos os dias.

Isso não significa que deva ser uma limpeza pesada. Mas o manter o chão limpo, passar um pano com alvejante ou produto de limpeza no banheiro são muito importantes.

casa sempre limpa e arrumada

Conclusão

Com estas dicas simples, temos certeza de que você sempre terá uma casa limpa e arrumada.

Nosso último conselho: seja perseverante com os seus planos de limpeza e arrumação da casa.