4 modelos de casas pré-fabricadas

Se você pretende comprar uma casa pré-fabricada em breve, conheça os melhores modelos disponíveis.
4 modelos de casas pré-fabricadas

Última atualização: 31 dezembro, 2018

Por mais de uma década, muitos países abriram as suas portas à solução de moradia oferecida pelas casas pré-fabricadas. É um novo estilo de construção que está fazendo muito sucesso no Brasil atualmente. É uma alternativa de custo, em geral, muito acessível. Além disso, não para de se reinventar no que diz respeito ao design.

Depois dos Estados Unidos, a Bélgica tem sido um dos países que mais apostou na criação de modelos de casas pré-fabricadas. Dessa forma, fica mais fácil para as pessoas conceberem a configuração e o estilo da sua própria casa, a um preço razoável e, acima de tudo, acessível.

Outra razão pela qual muitos países, tanto dentro como fora da Comunidade Europeia, apoiaram a criação de vários modelos, é a promoção do conceito de sustentabilidade. Portanto, isso obedece a uma visão de melhoria na forma como os seres humanos interagem com o meio ambiente.

Anteriormente, a maioria das casas pré-fabricadas imitava o conceito de moradia familiar tradicional. No entanto, hoje você pode até encontrar vários modelos de casas de fácil traslado ou, em outras palavras, móveis.

Por isso, abaixo, mostraremos alguns modelos não apenas práticos, personalizáveis ​​e acessíveis, mas também com uma estética atraente.

5 modelos de casas pré-fabricadas

1. Modelo compacto e com muita luminosidade

Este tipo de modelo é caracterizado por ter um único andar. Nele, são distribuídos vários ambientes (quarto, banheiro, cozinha, etc.), todos de tamanho bastante pequeno.

modelos de casas pré-fabricadas

Apesar do seu formato compacto, este modelo possui grandes janelas, que proporcionam muita luz. Portanto, o interior se integra, de certa forma, com o ambiente externo da casa.

Os amantes da natureza que optarem por este tipo de modelo ficarão muito satisfeitos porque podem apreciar o ambiente em todos os momentos, sem qualquer barreira que os impeça.

Além disso, por serem feitos de materiais termoisolantes, a temperatura permanece sempre agradável no seu interior. Dessa forma, você terá um ambiente fresco mesmo se as condições climáticas forem extremas.

2. Modelo de dois andares

Como o próprio nome sugere, este modelo é caracterizado por ter dois andares. Em geral, os ambientes que correspondem aos quartos são colocados no andar superior. Dessa forma, a área superior se tornará a parte mais íntima da casa. Portanto, no térreo ficarão as áreas comuns: sala de estar, cozinha, hall, banheiro e assim por diante.

A fachada dos modelos de dois andares pode incluir (ou não) uma garagem e uma pérgula. Tudo dependerá das necessidades da pessoa que escolher o design e o tipo de fachada desejada.

Este tipo de modelo se adapta muito bem tanto às tendências modernas como aos designs de habitações mais tradicionais, como o estilo cabana ou chalé, já que a sua apresentação é muito versátil.

3. Modelo nômade

As casas pré-fabricadas com um modelo nômade têm um formato móvel. Ou seja, têm um sistema de montagem simples e, se necessário, poderão ser transferidas facilmente para outro lugar.

À primeira vista, elas podem ter uma certa aparência de “camping”. No entanto, como muitos outros modelos, a aparência final poderá ser personalizada tanto quanto a pessoa desejar. Dessa forma, pode-se conseguir um visual mais urbano e moderno em vez de campestre, por exemplo.

4. Modelo em L

Quando a casa está localizada em um único nível, muitas vezes a distribuição dos módulos adota um formato em L. Essa forma pode ser mais ou menos pronunciada (dependendo do tamanho do terreno).

Este tipo de modelo é capaz de fornecer duas varandas: a principal e a secundária. Assim, tornam-se muito úteis quando se trata de habilitar espaços comuns para receber mais pessoas.

Este tipo de modelo é muito escolhido por quem tem (ou deseja ter) um jardim, piscina ou pátio, sem descuidar da privacidade dos ambientes interiores. Dessa forma, espaços como a sala e a cozinha permanecem independentes.

Aspectos a considerar

Os módulos das casas pré-fabricadas são feitos sob medida, após análise exaustiva do espaço disponível no local, entre outros aspectos relacionados.

4 modelos de casas pré-fabricadas

Cada modelo de casa pré-fabricada terá um material predominante (concreto, madeira, gesso, etc.) que pautará em parte, o estilo. É conveniente não deixar esse detalhe de lado ao escolher uma opção, pois ela poderá ser muito significativa no resultado final.

Após a seleção do modelo, o processo de instalação será mais ou menos da seguinte forma: as partes que constituem cada módulo serão montadas em uma oficina. Quando estiverem prontas, serão levadas de caminhão até o local. Posteriormente, será feita a instalação, com a ajuda de um guindaste, que será fundamental.

As casas pré-fabricadas são definitivamente uma opção a considerar ao comprar uma casa com muita personalidade. Os elementos adicionais, tais como chaminés e pérgulas, sem dúvida, somarão muito ao tipo de ambiente que é desejado para o lar.