4 tipos de pisos que você deve conhecer
Existem no mercado vários tipos de pisos. Se você está pensando em renovar os pisos da sua casa e tem algumas dúvidas sobre o tipo, cor ou material, vamos lhe ajudar a escolher o que mais se adapte às suas necessidades.
Atualmente o mercado nos oferece muitas opções, por isso é normal ficarmos perdidos na hora de escolher. A seguir, falaremos sobre as diferentes opções de pisos para a sua casa, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma.
Os pisos laminados são os mais econômicos
Os pisos laminados são fabricados a partir de derivados da madeira, por isso dão um aspecto quente e muito parecido com a madeira natural por um preço acessível.
- Vantagens: É fácil de instalar. Não é preciso retirar o piso anterior, bastando apenas colocar um isolante debaixo do laminado. É tão simples que, com um pouco de cuidado e paciência, qualquer pessoa pode colocá-lo. Além disso, esse tipo de piso está disponível em muitas cores, por isso há muitas opções.
- Desvantagens: Esses pisos nunca serão tão resistentes quanto o piso de madeira natural. O seu tempo de duração é menor e se desgasta com o passar dos anos. Recomendamos que você escolha um laminado com uma grossura considerável se for colocado em um ambiente muito utilizado. Adquira um piso antibacteriano, que não risque facilmente e seja antiderrapante. Com todas essas opções, esse tipo de piso pode não ser tão econômico, mas acreditamos que vale a pena.
A madeira natural é a opção mais quente
Os pisos de madeira natural podem ser de dois tipos: madeira maciça e madeira multicamadas. O primeiro é uma peça única de madeira, e no segundo, apenas a primeira camada é de madeira maciça.
- Vantagens: a qualidade e a duração desses pisos são enormes. Além disso, os pisos de madeira maciça têm a particularidade de serem diferentes, já que não há pedaços de madeiras iguais. Esses pisos são perfeitos isolantes de temperatura e barulho, além de darem um aspecto quente ao cômodo.
- Inconvenientes: o principal inconveniente é o preço. São pisos de alta qualidade e por isso custam mais, podendo ultrapassar o nosso orçamento. Também podemos escolher um piso de madeira natural multicamadas, que diminuirá os custos.
Pisos de cerâmica: vida eterna
É uma das opções mais clássicas. Os pisos de cerâmica nunca saem de moda. Existem muitas opções no mercado e podemos encontrá-los em uma grande variedade de preços.
- Vantagens: A principal é que não requerem manutenção, diferente do piso de madeira. Além disso, é fácil de limpar, e com o passar dos anos apresentam o mesmo aspecto do primeiro dia. Outro ponto a favor é o design, já que podemos encontrá-los em todos os tamanhos e cores.
- Inconvenientes: Esse tipo de piso não é tão agradável e acolhedor como o piso de madeira, já que geralmente são mais frios. Mesmo que tenhamos dois pisos na mesma temperatura, o de cerâmica sempre dará a sensação de estar mais frio.
Vinil: cada vez mais usado
Esse tipo de piso é relativamente novo e cada vez mais utilizado. Os vinis são fabricados com cloreto de polivinil, ou PVC.
- Vantagens: Por ser fabricado com um material flexível, pode adquirir a textura desejada. Esse tipo de piso é resistente ao uso e ao tempo, é muito bonito e requer pouca manutenção, já que basta passar um pano úmido.
- Inconvenientes: Esse tipo de piso não pode ser muito exposto ao sol ou ao calor, por isso precisamos levar em conta o espaço onde será instalado. Além disso, é necessário que a superfície seja perfeitamente lisa e nivelada para poder instalá-lo.