4 tipos de pisos que você deve conhecer

· 8 de julho de 2018
Se você não sabe que tipo de piso colocar na sua casa, continue lendo este artigo.

Existem no mercado vários tipos de pisos. Se você está pensando em renovar os pisos da sua casa e tem algumas dúvidas sobre o tipo, cor ou material, vamos lhe ajudar a escolher o que mais se adapte às suas necessidades.

Atualmente o mercado nos oferece muitas opções, por isso é normal ficarmos perdidos na hora de escolher. A seguir, falaremos sobre as diferentes opções de pisos para a sua casa, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma.

Os pisos laminados são os mais econômicos

Os pisos laminados são fabricados a partir de derivados da madeira, por isso dão um aspecto quente e muito parecido com a madeira natural por um preço acessível.

piso laminado

  • Vantagens: É fácil de instalar. Não é preciso retirar o piso anterior, bastando apenas colocar um isolante debaixo do laminado. É tão simples que, com um pouco de cuidado e paciência, qualquer pessoa pode colocá-lo. Além disso, esse tipo de piso está disponível em muitas cores, por isso há muitas opções.
  • Desvantagens: Esses pisos nunca serão tão resistentes quanto o piso de madeira natural. O seu tempo de duração é menor e se desgasta com o passar dos anos. Recomendamos que você escolha um laminado com uma grossura considerável se for colocado em um ambiente muito utilizado. Adquira um piso antibacteriano, que não risque facilmente e seja antiderrapante. Com todas essas opções, esse tipo de piso pode não ser tão econômico, mas acreditamos que vale a pena.

A madeira natural é a opção mais quente

Os pisos de madeira natural podem ser de dois tipos: madeira maciça e madeira multicamadas. O primeiro é uma peça única de madeira, e no segundo, apenas a primeira camada é de madeira maciça.

piso de madeira

  • Vantagens: a qualidade e a duração desses pisos são enormes. Além disso, os pisos de madeira maciça têm a particularidade de serem diferentes, já que não há pedaços de madeiras iguais. Esses pisos são perfeitos isolantes de temperatura e barulho, além de darem um aspecto quente ao cômodo.
  • Inconvenientes: o principal inconveniente é o preço. São pisos de alta qualidade e por isso custam mais, podendo ultrapassar o nosso orçamento. Também podemos escolher um piso de madeira natural multicamadas, que diminuirá os custos.

Pisos de cerâmica: vida eterna

É uma das opções mais clássicas. Os pisos de cerâmica nunca saem de moda. Existem muitas opções no mercado e podemos encontrá-los em uma grande variedade de preços.

piso de cerâmica

  • Vantagens: A principal é que não requerem manutenção, diferente do piso de madeira. Além disso, é fácil de limpar, e com o passar dos anos apresentam o mesmo aspecto do primeiro dia. Outro ponto a favor é o design, já que podemos encontrá-los em todos os tamanhos e cores.
  • Inconvenientes: Esse tipo de piso não é tão agradável e acolhedor como o piso de madeira, já que geralmente são mais frios. Mesmo que tenhamos dois pisos na mesma temperatura, o de cerâmica sempre dará a sensação de estar mais frio.

Vinil: cada vez mais usado

Esse tipo de piso é relativamente novo e cada vez mais utilizado. Os vinis são fabricados com cloreto de polivinil, ou PVC.

tipos de pisos

  • Vantagens: Por ser fabricado com um material flexível, pode adquirir a textura desejada. Esse tipo de piso é resistente ao uso e ao tempo, é muito bonito e requer pouca manutenção, já que basta passar um pano úmido.
  • Inconvenientes: Esse tipo de piso não pode ser muito exposto ao sol ou ao calor, por isso precisamos levar em conta o espaço onde será instalado. Além disso, é necessário que a superfície seja perfeitamente lisa e nivelada para poder instalá-lo.