5 dicas de decoração para ter uma casa alegre e feliz

6 de julho de 2018
Se você quer uma casa que transmita alegria e vivacidade, deve ter cuidado com a sua decoração. Neste artigo daremos 5 dicas para ajudá-lo.

Neste artigo daremos algumas dicas de decoração para que você tenha uma casa mais alegre e feliz.

Em uma casa assim, haverá mais vitalidade e dinamismo. Mesmo assim, isso não significa que não haja uma sensação de equilíbrio e ordem.

Muitas vezes, nos preocupamos somente com que os quartos das crianças; queremos que sejam coloridos e alegres, deixando de lado os outros cômodos da casa.

Por isso, é importante deixar essa ideia de lado e alegrar toda casa. Se chegamos cansados do trabalho ou da escola, precisamos estar em um espaço que nos transmita emoções positivas e tranquilidade.

A seguir, daremos 5 conselhos de decoração para conseguirmos uma casa alegre e feliz, onde você possa desconectar e descansar.

1. Dê importância às cores

Isso é algo fundamental na hora de dar a sensação de vivacidade e dinamismo para qualquer espaço da casa.

Obviamente, isso deve ser feito com critério, para que o resultado final não seja algo carregado e pouco estético. Para que não fique muito gritante, você pode escolher móveis e/ou paredes brancas, e dar toques de cor com tecidos e acessórios. Ou seja, dar toques de cor para um espaço neutro.

Se tudo for branco, teremos a sensação de ordem e harmonia, mas talvez não tanto de alegria e vivacidade.

Você também pode optar pelas decorações monocromáticas, ou seja, escolher somente uma cor para cada quarto e combinar suas tonalidades. Dessa forma, é preciso tomar cuidado para não ter um resultado muito monótono.

Além disso, você deve levar em conta a psicologia das cores, e saber de que maneira elas afetam as pessoas. Assim, você saberá qual cor será melhor para cada quarto.

decoração monocromática

2. Coloque detalhes DIY

Com a tendência DIY (Do It Yourself – faça você mesmo) e “feito em casa”, é possível dar um toque mais pessoal ao nosso lar. Assim, nos sentiremos mais confortáveis.

Além disso, pense que, quando você fez esses objetos estava relaxado, e assim você os associará com essa sensação de tranquilidade.

Por outro lado, também é importante ter nossos objetos pessoais à vista. Podem ser lembranças de viagens, figurinhas ou fotografias. Todos esses objetos nos trarão boas lembranças.

vasos de vidro diy

3. Busque uma boa iluminação

A iluminação também é muito importante. Uma casa escura e com iluminação ruim transmitirá uma sensação de tristeza.

Por isso, é importante potencializar toda a luz natural possível, colocando com cuidado os pontos de luz artificial. Para lhe ajudar, você pode escolher cortinas finas, que não bloqueiem muito a luz exterior.

Podemos realçar as cores de cada quarto com uma boa iluminação. Sem dúvida, a iluminação influi no estado de ânimo de cada pessoa. Por isso, deve receber a devida atenção.

Sabemos que a cor branca traz luminosidade, por isso você pode escolher paredes e móveis brancos e lhes dar alguns toques de cor da sua preferência.

5 dicas de decoração para ter uma casa alegre e feliz

4. Seja organizado

Esse é um aspecto fundamental: a desordem mexe conosco mais do que imaginamos. Por isso, é recomendável, por exemplo, deixar a cama feita antes de sair de casa de manhã. Se voltarmos na hora do almoço e vemos a cama desfeita, sentiremos um pequeno estresse.

Temos que procurar manter a casa limpa e ordenada. Nas casas menores, talvez isso seja mais difícil, mas também é necessário em qualquer ambiente.

Nesses casos, a melhor opção é aproveitar cada milímetro disponível e colocar muitos espaços de armazenamento em todas as partes da casa. Armários, roupeiros, estantes, vitrinas, caixas, cestas… há muitos recursos que você pode utilizar.

Com certeza, se você mantiver a casa limpa e organizada, notará uma sensação mais agradável, de paz e tranquilidade.

casa organizada

5. Faça um espaço para plantas e flores

Por último, queremos falar da importância da vegetação. Ter plantas em casa traz muitos benefícios para a saúde, além de serem muito decorativas.

Portanto, recomendamos que você adquira plantas de interior e coloque-as em casa. Há muitas opções: jardins verticais, minijardins, hortas urbanas…

Cuidar das plantas melhorará o seu estado de ânimo rapidamente. Esse é um excelente remédio contra o estresse. Além disso, elas purificam o ar, por isso fazem com que respiremos melhor.

Tudo isso fará com que você fique à vontade e tranquilo na sua casa. Além disso, não se esqueça de que as plantas e as flores são aromatizantes totalmente naturais.

Por tudo isso, cada vez mais pessoas fazem um canto verde na casa. Isso é algo quase terapêutico e traz muitas vantagens. Com certeza, você se sentirá mais feliz.

jardins verticais