5 tarefas para manter a casa limpa todos os dias

· 17 de julho de 2018
Você acha que sua casa está limpa e organizada? Verifique se você executa as tarefas essenciais para mantê-la sempre limpa.

Provavelmente você já se perguntou como a sua casa pode se sujar tanto se, de acordo com os seus critérios, você tem bons hábitos de limpeza. Você tem certeza de que os coloca em prática corretamente? Hoje mostraremos 5 tarefas para manter a casa limpa todos os dias.

Evidentemente, é muito difícil cuidar da nossa casa, levando em conta o ritmo de vida diário que levamos. O processo ideal seria realizar essas tarefas progressivamente.

1. Manter a ordem

Fazer com que o quarto, o banheiro ou a sala estejam limpos e organizados é algo que pode ser praticado diariamente; na verdade, você só precisa guardar as coisas no seu devido lugar toda vez que elas forem usadas.

Qualquer objeto que tenhamos utilizado, por exemplo um livro ou um copo, não poderemos deixá-los em qualquer lugar, pois isso gerará bagunça e, consequentemente, maus hábitos.

Todos nós, ao vermos um quarto ou uma sala bem organizados, temos uma sensação agradável que nos transmite serenidade e conforto; por outro lado, uma má organização transmite tensão, inquietação e mal-estar.

manter a casa limpa

2. Guardar roupas e outros itens nos armários

O armário é um móvel muito útil para armazenarmos todos os tipos de objetos que fazem parte da nossa vida ou que já paramos de utilizar.

Vejamos o caso das roupas. É muito mais organizado mantê-las no armário, penduradas em cabides ou dobradas, do que mantê-las à vista em móveis com gavetas abertas ou jogadas em cima de uma cadeira.

O armário transforma completamente a aparência de um cômodo e camufla um grande número de objetos, que podem ser dispostos em diferentes gavetas ou divisórias no seu interior.

ordem e limpeza diários

3. Arrumar as camas

Usamos a cama todos os dias. Às vezes, por causa da pressa, saímos de casa rapidamente e a deixamos sem arrumar; quando voltamos na hora do almoço ou à tarde, não gostamos de encontrar as coisas por fazer.

É melhor colocar o despertador para tocar um pouco mais cedo e ter tempo para fazer algo tão simples quanto arrumar a cama. O que conseguiremos com esse hábito? Uma sensação de ordem e limpeza diária.

Psicologicamente, chegar em casa e encontrar tudo arrumado e em ordem nos faz sentir mais confortáveis e descansaremos com mais tranquilidade.

Com que frequência é aconselhável trocar os lençóis? Uma vez a cada 10 dias ou uma vez por semana permitirá ter limpeza e suavidade ao toque. Através deste processo, eliminaremos os ácaros.

trocar os lençóis

4. Higiene na cozinha

É verdade que cozinhar suja muito; mas isso não deve ser um problema. A limpeza está no hábito e em não deixar que a sujeira acumule.

Toda vez que cozinhar ou comer, lave os utensílios que foram usados; evite colocá-los na pia e deixá-los ali por vários dias. Este mau hábito geralmente é muito comum em apartamentos de estudantes.

O alimento ressecado é muito difícil de ser removido e, inclusive, causa maus odores. O mesmo acontece com a gordura que espirra e mancha a bancada, os vidros e a parede.

É muito importante deixarmos a cozinha do mesmo jeito que a encontramos antes de usá-la. Evitaremos muitos problemas e adotaremos um hábito muito positivo, especialmente mantendo as pias sempre limpas.

limpeza cozinha

5. A higiene nos banheiros

A parte da casa mais usada e que mais suja é o banheiro. Usamos os vasos sanitários diariamente e, evidentemente, eles exigirão uma boa limpeza; no entanto, não é algo que pode ser feito em 5 minutos.

Recomenda-se fazer uma limpeza diária, mas se você não tiver tempo, que seja pelo menos a cada 2 dias, pois os germes se acumulam facilmente e não é higiênico ter um banheiro nessas condições.

Com quais produtos podemos limpar? A água sanitária é o mais recomendado porque desinfeta de forma eficiente. Hoje em dia há muitos outros produtos especiais para o banheiro que, além disso, deixam um perfume agradável.

Para eliminar odores desagradáveis, podem ser utilizados purificadores que perfumam o ar, ou colocar velas perfumadas que, por sua vez, decoram o espaço.

limpeza

Conclusão

Em resumo, a dica mais importante é estar ciente da necessidade de mantermos a higiene. Cuidar da nossa casa significa cuidar de nós mesmos; mas sem dúvida, chegar em casa todos os dias e encontrá-la limpa é o melhor prêmio que qualquer um pode receber.