A tendência dos fechamentos de vidro

· 4 de julho de 2018
Você quer isolar alguns ambientes da sua casa sem perder a luminosidade ou amplitude? Nesse caso, os fechamentos de vidro são a sua melhor opção. Neste artigo falaremos tudo o que precisa saber sobre essa última tendência.

Os fechamentos de vidro se tornaram a mais recente tendência em design e decoração de interiores.

Atualmente, não são utilizados somente para conectar áreas internas com áreas externas como por exemplo, varandas ou sacadas.

Mas, também são utilizados ​​para separar ambientes no interior da casa.

Por outro lado, os fechamentos de vidro possuem várias vantagens relacionadas à luminosidade e à amplitude.

O uso dessa tendência atribui aos ambientes um ar industrial, já que esse tipo de fechamento era típico de fábricas antigas.

Ainda assim, os fechamentos de vidro ficam perfeitos com qualquer estilo decorativo (industrial, rústico, nórdico e, claro, moderno).

No artigo de hoje, falaremos sobre essa tendência.

O que são os fechamentos de vidro?

Os fechamentos de vidro são um sistema de unidades de vidro isolante que substituem parte das paredes internas.

Isto é, concretizam a ideia de eliminar paredes e muros.

Falando de maneira mais simples, são como grandes janelas compostas por vários vidros dispostos em grandes painéis de perfis finos em ferro ou madeira.

Este tipo de fechamento nos lembra muito as fábricas antigas. Portanto, se escolhermos os perfis em ferro ou metal, daremos ao espaço um ar industrial.

Se, pelo contrário, escolhermos perfis de madeira ou de cor branca estaremos seguindo estilos como o nórdico ou até mesmo o rústico.

fechamento de vidro

Vantagens dos fechamentos de vidro

Em exteriores, as vantagens se traduzem em mais espaços e lugares protegidos contra as condições climáticas.

No interior da casa, as vantagens são maiores. Citaremos alguns delas abaixo:

  • Elimina os limites visuais: ao substituir muros e paredes de concreto por vidro, qualquer barreira visual que possa existir é eliminada.
  • Contribui para uma melhor iluminação: como é uma “parede” de vidro, a luz flui e passa de um ambiente para o outro sem encontrar barreiras. Portanto, é perfeito para as áreas mais escuras da casa.
  • Amplitude: visualmente, os ambientes ficam mais amplos devido à transparência do vidro.
  • Perfeito para separar ambientes: os fechamentos de vidro são uma solução eficaz para separar ambientes que, na realidade, não queremos que estejam totalmente independentes. Por exemplo, a sala de jantar e a cozinha ou a sala de estar e a cozinha.

Tipos de fechamentos de vidro

Existem diferentes tipos de fechamentos de vidro. Se diferenciam, principalmente na qualidade do vidro e na estrutura, já que aqueles que são para exteriores precisam de um vidro muito mais resistente e uma estrutura mais firme.

Neste artigo, vamos nos concentrar nos tipos de fechamentos de vidro para o interior das casas.

Desta forma, encontramos:

Fechamento parcial

Este tipo de fechamento consiste em combinar uma parede de meia altura de concreto ou outro material, com um fechamento de vidro. É perfeito para dividir a cozinha ou a sala de estar.

Com portas

A ideia dos fechamentos de vidro é substituir as paredes e, assim, separar os ambientes sem perder luminosidade ou amplitude. Assim, geralmente não possuem portas.

No entanto, é uma opção que muitas pessoas escolhem, porque facilita o acesso aos ambientes e não apenas os separa, mas também os une conforme o caso.fechamento de vidro com porta

Há vários tipos de portas, desde portas giratórias até portas de correr ou articuladas.

Os fechamentos de vidro com porta podem ser colocados não apenas em salas de estar, salas de jantar e cozinhas, mas também em quartos e até mesmo como uma divisória.

Há também a possibilidade de ter fechamentos de vidro com uma abertura. Acima de tudo, funcionam muito bem na cozinha como “passa pratos”.

Com perfis

Sem dúvida, os fechamentos de vidro com perfis são os que mais estão em tendência porque nos lembram fábricas antigas, caso sejam metálicos.

Também podem ser feitos de madeira, e se tiverem um aspecto envelhecido, darão ao quarto uma aparência vintage ou rústica.

Estas paredes de vidro com perfis formam muitos painéis que, dependendo do tamanho, podem ser um pouco incômodos ​​para limpar. Mas, ficam muito bonitas.

fechamentos de vidro

Sem perfis

Outra opção é fazer um fechamento de vidro sem perfis. Isto é, sem a estrutura metálica ou de madeira que delimita as janelas.

Nesse caso, o aspecto e a aparência do ambiente é mais moderno e sofisticado.

Conclusão

Os fechamentos de vidro se tornaram uma tendência. Além de uma solução prática para separar ambientes sem perder amplitude ou luminosidade.

Além disso, podemos instalá-los em qualquer parte da nossa casa: tanto no interior como no exterior.

Por outro lado, se quisermos um pouco mais de privacidade, podemos escolher um vidro translúcido. Por exemplo, para os fechamentos do box dos chuveiros ou quartos.

Se você quiser fazer uma mudança na sua casa com esta tendência, procure sempre profissionais que possam aconselhá-lo sobre os melhores materiais e as várias opções existentes no mercado.