As vantagens das lâmpadas LED

20 de julho de 2018
As lâmpadas LED estão cada vez mais presentes nas nossas casas. A eficiência energética e a economia são as vantagens que mais se destacam.

As vantagens das lâmpadas LED foram uma revolução no mundo da iluminação.

Há muitas vantagens oferecidas por este tipo de lâmpada em comparação com as outras mais tradicionais. As suas vantagens não se referem apenas à eficiência energética ou à vida útil, mas também a aspectos tão importantes hoje em dia, como o meio ambiente.

A partir do ano de 2011 se iniciou a retirada das lâmpadas incandescentes, pois elas são de baixa eficiência energética e com alto consumo de energia.

No artigo de hoje, vamos falar sobre as vantagens desse tipo de lâmpada, bem como a sua origem e o que elas realmente são.

O que são as lâmpadas LED exatamente?

As lâmpadas LED são um tipo de lâmpada que utilizam uma tecnologia para emitir luz com base em diodos.

Ao contrário de outros tipos de lâmpada, as de LED não possuem cristais que possam se romper e nem uma resistência, ou seja, são um tipo de lâmpada bastante resistente.

A história das lâmpadas LED

As lâmpadas LED surgiram nos anos 20 na Rússia. Embora a pesquisa sobre essa nova forma de iluminação tenha sido distribuída em toda a Europa, foi somente a partir dos anos 60 nos Estados Unidos que ela realmente foi valorizada e avanços importantes foram feitos nesse campo.

No início, podíamos ver as lâmpadas de LED na luz indicativa de “liga e desliga” de quase todos os dispositivos eletrônicos, como televisores, rádios, etc.

Embora seu início tenha sido insignificante, as lâmpadas LED são cada vez mais importantes no mundo em que vivemos. É um produto cada vez mais valorizado não só pelas vantagens para os consumidores, mas também para o meio ambiente.

Portanto, poderíamos dizer que as lâmpadas LED são o nosso presente, deixando para trás outros tipos de lâmpada como as incandescentes ou mesmo as de baixo consumo.

o que são as lâmpadas LED?

As vantagens das lâmpadas LED

As vantagens das lâmpadas LED mais conhecidas são: a eficiência energética, a economia de energia e a durabilidade.

No entanto, à medida que investigamos e nos aprofundamos no estudo desse tipo de lâmpada, podemos encontrar mais vantagens. Por exemplo:

  • Não emitem calor: você não terá mais que se preocupar quando precisar trocar uma lâmpada porque não se queimará.
  • Durabilidade: as lâmpadas LED têm uma vida útil de aproximadamente 60.000 horas, passando 12 horas por dia acesas. Isso significa que durante 11 anos, mais ou menos, você não terá que se preocupar em trocar as lâmpadas. Além disso, elas não queimam, mas a sua luminosidade vai diminuindo aos poucos.
  •  São multifuncionais: com elas podemos iluminar absolutamente qualquer lugar, desde a piscina até os quartos, passando também pela iluminação pública.
  • Eficiência energética: as lâmpadas LED funcionam com um sistema graças ao qual é possível usar menos energia para iluminar mais. Portanto, o gasto de energia é menor se você usar esse tipo de lâmpada.
História das lâmpadas LED

  • Economia: ligada à vantagem anterior está a economia de energia. Isso se reflete na nossa conta de luz. Menos energia usada, menor valor pagaremos. Por outro lado, tendo uma vida útil tão longa, você passa quase 11 anos sem ter que comprar lâmpadas novas. O que também significa economia para o seu bolso.
  • Não são prejudiciais ao meio ambiente: essa é uma das maiores vantagens. Por um lado, as lâmpadas LED são recicláveis. Então, uma vez que você as descarte no lugar correto, elas se transformarão em outra lâmpada LED ou em outros objetos. Além disso, elas não emitem material UV ou infravermelho. E finalmente, elas não contêm mercúrio, ao contrário de outros tipos de lâmpada.
  •  O tamanho: as lâmpadas LED são menores do que as outras lâmpadas. Isto significou uma revolução também no mundo do design de lâmpadas.
Economia lâmpadas LED

Conclusão

Como você pode ver, o uso das lâmpadas LED é mais do que recomendado.

Não somente pelos benefícios que trazem para a economia familiar, mas também pelos benefícios que trazem para o planeta.

Além disso, o seu preço não é muito alto em comparação com as outras lâmpadas. Mesmo assim, o investimento inicial que você fizer será recuperado rapidamente na conta de luz.

Por outro lado, sua grande durabilidade fará com que você se esqueça de trocar as lâmpadas de tempos em tempos, com a economia de dinheiro que isso implica.