Como cultivar morangos em casa

· 30 de junho de 2018
Você quer cultivar morangos em casa? Saiba tudo sobre essas plantas, tão fáceis de cultivar. Você só precisa de um lugar ensolarado e um bom sistema de irrigação.

Conheça os passos fundamentais para cultivar morangos em casa. Como você verá, essa tarefa é muito fácil e rápida, por isso você não terá muitos problemas. É preciso apenas prestar atenção no sistema de irrigação.

Atualmente, há muitas pessoas que decidiram cultivar os alimentos em casa em busca de uma dieta mais saudável, além de econômica. Além disso, essa tarefa é ideal para quem se preocupa com a preservação do meio ambiente. Por tudo isso, mais e mais pessoas apostam em criar verdadeiras hortas urbanas ou minijardins em sua própria casa. Tente você também!

A seguir, falaremos sobre as principais ideias para cultivar morangos em casa. Esperamos ajudar.

Mudas ou sementes?

Antes de tudo, queremos lhe dizer que os morangos são plantados com muita facilidade, assim como outros alimentos como champignon e tomate-cereja, por isso você não terá nenhum problema. Na hora de plantá-lo, você terá duas opções: plantar com sementes ou mudas. Se você é iniciante no mundo da jardinaria, o melhor é começar pelas mudas: um processo mais rápido e fácil. Após comprá-las, você deve colocá-las nos vasos escolhidos.

Você poderá encontrar à venda vasos específicos para morangos, mas na verdade é possível usar um vaso normal. Sem dúvida, esse não será um impedimento para cultivar morangos em casa.

Além disso, é muito mais fácil comprar essas mudas, já que elas estão em qualquer loja especializada em jardinaria. São muito baratas, e você pode encontrá-las inclusive por menos de 1 Euro (5 reais).

Por outro lado, se você decidir começar pelas sementes, provavelmente esse processo será um pouco mais demorado. Mas, esta também é uma opção viável.

mudas morango

Como plantar

Em primeiro lugar, você precisa saber que o período ideal para plantar os morangos é o final do inverno ou começo da primavera. É aí que os dias começam a ficar mais compridos e as temperaturas aumentam aos poucos.

Além disso, você precisa plantá-los em alguma área que haja muito sol: isso é imprescindível. Essa é a melhor maneira de fazer com que as plantas cresçam fortes, sem pragas ou doenças.

Ainda assim, a área escolhida não deve estar muito exposta, precisa estar um pouco protegida. Você pode plantá-los perfeitamente em um vaso e depois colocá-lo na borda de uma janela ou no chão da sua varanda ou terraço. No entanto, se em um dos lados há uma parede, é preciso ter cuidado e girar o vaso de vez em quando, para que todos os lados da planta recebam a mesma luz.

Você também pode colocá-los junto com outras plantas se houver um minijardim na varanda ou terraço.

Quanto a terra escolhida, ela deve ser um pouco ácida. Lembre-se de que sempre é possível colocar algum composto ou fertilizante. É possível comprá-los em qualquer mercado ou loja de jardinaria sem problemas, inclusive na internet. Assim, você conseguirá uma produção melhor.

Quando colocar as ‘mãos na massa’, lembre-se de deixar, se possível, 20 ou 30cm entre cada planta. Claro, isso dependerá da escolha dos vasos, que podem ser individuais ou maiores. Sendo o vaso pequeno ou grande, sempre deixe espaço entre as plantas, pensando no futuro, quando elas vão crescer e dar frutos.

vaso de morangos

A irrigação

É muito importante regar com frequencia. A terra deve estar sempre um pouco úmida, mas sem excessos.

Por isso, é imprescindível ter um bom sistema de irrigação. Se a planta ficar encharcada, vai apodrecer, e você vai acabar tendo que plantar novamente.

O sistema que recomendamos para evitar que a planta fique encharcada é a irrigação por gotejamento.

A irrigação não é importante somente depois de plantar os morangos, mas também antes. Quando você vai transplantar a muda, é preciso umedecer bastante a terra que foi colocada no vaso que será utilizado. Também é fundamental molhar um pouco as raízes da muda. Depois disso, você pode realizar o transplante sem problemas.

regar morangos

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Por último, queremos lembrar que é preciso ter alguns cuidados básicos para garantir o desenvolvimento correto da planta. Lembre-se de que elas crescem com muita facilidade. Agora você já pode ter a sua própria planta no apartamento, sem precisar de uma casa de campo ou uma horta.

Por exemplo, você deve renovar as plantas a cada dois anos aproximadamente, já que com o passar do tempo elas crescem com menos frequência. Quando quiser voltar a plantar, não é muito aconselhável utilizar as sementes dos morangos colhidos. É melhor comprar novas mudas ou sementes.

Uma última ideia é manter os morangos um pouco elevados, para que não apodreçam ou sejam atacados por insetos, algo que deve ser evitado a todo custo. Lembre-se de que quando os morangos estiverem maduros, você deve colhê-los para consumi-los, já que estragam rapidamente. Agora, você já pode cultivar morangos em casa sem problemas.