Como escolher o corrimão da escada da sua casa

· 1 de julho de 2018
Conselhos e ideias para escolher o corrimão da escada mais adequado para uma casa.

Uma casa é composta por muitos detalhes, desde as maçanetas das portas até o corrimão da escada. Este último é uma parte imprescindível e que, portanto, devemos escolher corretamente de acordo com o estilo da casa.

Há muitos materiais que podem se encaixar bem na estrutura de uma escada. Sem dúvida, o aço, o vidro, o ferro e a madeira são os preferidos para os corrimãos.

A seguir, daremos alguns conselhos e ideias para escolher o corrimão da escada mais adequado para uma casa.

Dicas para escolher o corrimão da escada

Os corrimãos devem integrar-se da melhor forma possível no espaço. Temos que saber qual será melhor dentro das possibilidades da nossa casa.

Se nosso lar apresenta um estilo mais moderno, os materiais que melhor se encaixarão são o aço e o vidro. Se, por outro lado, queremos dar um toque mais clássico, a madeira é, sem dúvida, a melhor opção.

Para os espaços mais reduzidos, uma boa opção é instalar escadas em caracol. Mas também podemos optar por escadas pequenas e retas, sem lances de descanso, para ganharmos espaço.

Se temos um espaço mais amplo, podemos escolher escadas que tenham forma de L ou que tenham vários lances.

Para as pessoas que têm filhos pequenos, é preciso prestar atenção na segurança. Devemos escolher materiais de qualidade, que resistam a golpes e arranhões, que não tenham formato pontudo ou que deixem buracos grandes onde os pequenos possam cair. Neste caso, temos que deixar o design de lado e pensar mais em segurança e comodidade.

Tipos de escadas em função do material

De vidro

As escadas com corrimão de vidro são muito especiais. Permitem a passagem da luz, trazendo mais luminosidade e sensação de amplitude ao mesmo tempo.

Esse tipo de corrimão traz limpeza à estética da casa. Além disso, dá um toque de elegância ao lar.

A grande procura por diferentes tipos de escada permite que possamos construí-las de vários modelos e instalar corrimãos de vidro de diferentes desenhos e formas.

Sem dúvida, o vidro no corrimão combina perfeitamente com os estilos mais modernos e vanguardistas.

corrimão de vidro

De madeira clássica

Os corrimãos de madeira são a opção mais clássica. A madeira traz um traço fino e elegância ao ambiente.

Dependendo do tipo de madeira que você escolher, podemos ter um acabamento mais moderno, mais minimalista ou com toques mais clássicos.

De ferro 

Os corrimãos de ferro são os que têm mais possibilidade de designs diferentes. Você pode combiná-los de mil maneira e formas. É preciso usar apenas a imaginação e o bom gosto.

Eles se encaixam perfeitamente com os estilos mais clássicos. Sobretudo, se quisermos que a escada seja a protagonista da casa. Além disso, podemos integrá-los com diferentes materiais já que o ferro é um material que combina muito bem com diversos materiais como a madeira ou o metal.

Um ponto negativo desse tipo de escadas é o seu preço alto. O material e a mão de obra encarecem a sua instalação.

escolher o corrimão da escada

De aço ou metal

Esse tipo de material é a tendência atual para ser usado nos corrimãos. Especialmente nos espaços mais modernos e que são mais arrojados na decoração. São uma boa opção em estilos industriais, urbanos e descontraídos.

O aço é um material muito durável, que proporciona um toque refinado e cosmopolita ao ambiente.

Os cabos de aço são os elementos mais utilizados neste tipo de escadas. Deixam entrar muito mais luz, especialmente se as escadas estiverem em um lugar central da casa.

Diferentes formas de escadas

Com barreiras

As escadas com corrimão em forma de barreiras proporcionam um toque moderno a qualquer cômodo. Além disso, são ideais se temos crianças pequenas, já que trazem segurança e ao mesmo tempo embelezam o ambiente.

São discretas e trazem amplitude ao espaço.

Escada com barras

Esse design em forma de “jaula” traz um ponto de originalidade na casa, e uma sensação de verticalidade.

É ideal para casas com grandes dimensões e para pessoas que queiram assumir esse risco, decorativamente falando. Sem dúvidas, é uma das nossas opções favoritas e que mais estão em moda atualmente.

corrimão com barras

Estilo geométrico

Os corrimãos com formas geométricas dão esse toque minimalista e leve.  Combinam perfeitamente nos estilos mais simples e modernistas.

O traço das suas formas traz delicadeza ao espaço onde esteja colocado.

É incrível o que um corrimão pode fazer para mudar a estética de uma escada. Por isso, eles têm muito peso estético em uma casa. E então, se animou para colocar algum desses na sua casa?