Como respirar um ar puro em uma casa com plantas

· 11 de julho de 2018
Plantas que decoram o seu lar e purificam o ambiente.

Existem muitas plantas que colocamos nas nossas casas com a única finalidade de decorar. Nós as utilizamos mesmo sem saber que elas possuem propriedades benéficas para a saúde e que não são apenas um elemento de decoração. 

Essas plantas servem para purificar o ar. Segundo alguns estudos científicos, as plantas podem absorver elementos como o formaldeído, o benzeno, o amoníaco, a acetona e muitas outras substâncias nocivas.

Dessa forma, aumentam a qualidade de vida de uma casa.

A compra desse tipo de plantas aumentou muito porque é uma das alternativas mais ecológicas para nos ajudar a diminuir a contaminação das nossas casas.

No post de hoje, mostraremos algumas plantas que apresentam essas qualidades e a sua distribuição estratégica no ambiente. 

As plantas são os pulmões do planeta.

-Heather Godard-Key-

Tipos de plantas que nos ajudam a respirar melhor

Pau d’água

A grande peculiaridade dessas plantas são o seu grande tronco. Essa planta filtra muito bem o ar e salva o seu lar de compostos orgânicos voláteis muito perigosos. Além disso, ela é muito resistente e precisa de água e luz indireta.

É uma planta que apresenta dois tons de verde com uma grande beleza estética. Elas podem crescer muito, quanto maiores, mais ar irão purificar. 

O ideal é colocá-las em escritórios ou estúdios com ambientes não muito frios.  Além disso, elas também podem ser colocadas em quartos recém-pintados ou reformados, já que são muito úteis para a absorção de elementos contaminantes.

O seu cuidado é muito simples. É uma planta de ambientes quentes. Assim, ela gosta de luz solar parcial, não de luz solar direta. É necessário manter a sua terra sempre úmida.

pau brasil

Hedera (comumente chamadas de heras)

A hedera é outra planta que ajuda a purificar o ar. Além disso, comprovou-se cientificamente que ela absorve elementos contaminantes, como o formaldeído, o benzeno e xileno do ar.

Além da sua função purificante, a sua beleza estética gira em torno do espaço em que esteja localizada. Ela pode ser colocada em cascata ou caindo sobre a quina de qualquer móvel.

Com relação à sua manutenção, cabe destacar que elas são totalmente tolerantes à falta de luz. Além disso, elas florescem, inclusive em lugares pouco ventilados.

Bromélias

É uma das plantas que mais filtra o ar. Elas podem ser encontradas em florestas onde há escassez de ar puro. Nesse tipo de lugar, elas têm a função de filtrar o ar com máxima efetividade. Por isso, elas são consideradas uma das melhores espécies para limpar o ar da sua casa.

O local ideal para colocar essa planta é a sala, já que elas poderão purificar a maior quantidade de ar possível.

Outra vantagem de colocá-las nesse cômodo está relacionada com a sua coloração chamativa. Isso porque elas combinam bem com os móveis, com as paredes e pisos de madeira. Além disso, elas não são muito grandes e não ocupam muito espaço.

Lírio-da-paz

O lírio-da-paz faz parte da nossa lista de plantas que mais ajudam a purificar o ar. Isso porque eliminam quase todos os tipos de elementos contaminantes.

Além de ser uma das plantas mais ecológicas nesse sentido, é muito bonita e fácil de cuidar. Elas podem ser colocadas em um local quente e estratégico para receber luz solar direta.

É preciso regá-la quando a sua terra estiver seca; uma vez por semana, geralmente.

lírio da paz

Lírio-da-paz / http://hablemosdeflores.com

Samambaia

A samambaia é uma planta que proporciona umidade para o ambiente. Assim como as outras plantas mencionadas anteriormente, ela também elimina substâncias contaminantes.

Ela é uma excelente escolha para as pessoas que vivem em uma casa que está em reforma e que paredes foram pintadas recentemente. Além disso, ela é adequada para pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Por outro lado, as samambaias não podem receber sol diretamente. Entretanto, precisam de muita luz solar e terra úmida. Dessa forma, é importante lembrar que ela precisa ser regada com moderação e com pouca água. 

Antúrio

Os antúrios estão muito em moda na decoração de interiores. Afinal, eles dão um toque colorido especial e vida para o ambiente. 

Além desse tipo de planta servir como plantas purificadoras de ambiente, também podem ser usadas como elementos decorativos da sua casa. Com relação à sua manutenção, não é muito complicada. Você deve levar em consideração que elas precisam de muita luz solar, mas não diretamente.  Fora isso, necessitam ser regadas pelo menos uma vez por semana.

Orquídea

Essas flores são extremamente chamativas na decoração de uma casa. As suas cores são muito variadas e servem para todos os gostos. Inclusive, você poderá escolher a sua orquídea de acordo com a ambientação do espaço.

Além disso, as orquídeas são uma das plantas que mais desprendem oxigênio durante a noite. Isso faz com que elas fiquem perfeitas nos quartos.

Quanto aos seus cuidados, você só precisará regá-las uma vez por semana. Não é um trabalho muito difícil, considerando que outras plantas requerem mais “atenção”.

Por isso, ela será perfeita para aquelas casas que foram decoradas ou reformadas há pouco tempo, uma vez que elas absorvem todos os elementos contaminantes provocados pelas obras.

orquídeas

Orquídea / interflora.es

Em suma, como pudemos ver, essas plantas dão, literalmente, vida aos nossos lares. Entretanto, não podemos nos esquecer que, algumas dessas plantas, podem ser prejudiciais. Por exemplo, se o seu animal de estimação as ingerir ou se você tiver algum tipo de alergia respiratória.