Concreto estampado, uma maneira diferente de deixar a casa mais bonita
As técnicas decorativas que envolvem o uso de infraestruturas são uma boa contribuição estética. Elas melhoram a imagem interna e enriquecem o espaço. Por isso, hoje veremos em que consiste o concreto estampado, uma forma diferente de deixar sua casa mais bonita.
Ao avaliar quais são os conteúdos mais interessantes de uma casa, não podemos apenas nos focar nos móveis, pois também há outros recursos que, de uma forma ou de outra, se tornam um quadro perfeito para trabalhar ideias interessantes e atrativas.
A harmonia deve ser o critério fundamental para a decoração das casas. Essa abordagem é um princípio básico a ser considerado. Quando vamos escolher um projeto específico, as nossas pretensões se focam principalmente em conseguir criar a sensação de um ambiente agradável e confortável.
Por que incluir o concreto estampado em casa?
Aparentemente, o concreto estampado é um componente que tem muito a dizer nos cômodos da casa. Torna-se uma alternativa sutil e elegante, além de informal, e oferece um significado estético diferente do que é geralmente usado.
Além disso, pode ser usado tanto em paredes como em pisos. Pode até ser encontrado nos tetos, de forma que não é utilizado apenas em superfícies específicas. Em outras palavras, você tem diferentes possibilidades e a participação desse item pode ser elementar.
A questão que certamente levantamos é se é um aspecto considerado dentro do grupo dos revestimentos. Não podemos dizer que tem um tratamento tradicional como o que habitualmente conhecemos. Na verdade, o concreto estampado exibe uma imagem semelhante a uma pedra ou cerâmica, portanto, pode ter uma aspereza e textura palpáveis.
A estrutura da casa pode ser enriquecida através de recursos como este.
Principais características do concreto estampado
Quando se trata de apontar quais são as características mais importantes, é importante dizer que esse elemento pode ser colocado tanto em ambientes internos como externos. Pode ser trabalhado em vários formatos, visto que existem designs dos mais variados tipos. Vejamos alguns exemplos:
- Em termos gerais, consiste na aplicação de baixos-relevos sobre uma superfície. Quando o concreto está fresco, é aplicado um molde de neoprene, determinando um formato particular. O objetivo é simular os materiais normalmente utilizados na pavimentação.
- Uma das mais utilizadas, tanto para caminhos no jardim como para pavimentos e paredes, é a representação de pedras irregulares. Com isso, é gerada a sensação de uma estrutura de parede consistente e firme, com uma aparência realista.
- Para os pisos, existem moldes quadrados que produzem um sistema de tabuleiro de xadrez, como se fossem barro. É muito útil para banheiros, depósitos, varandas, terraços ou bordas de piscinas. A questão é olhar para os diferentes formatos e escolher o mais adequado.
- Outro caso são os pisos de formato retangular. Eles geralmente têm uma colocação regular em fileiras, consecutivamente e alternando entre si. Nesse sentido, consegue-se um tipo de piso que é, hoje em dia, um dos mais recorrentes na decoração.
Resistência e firmeza
Esse tipo de estrutura nos garante resistência à passagem do tempo. Não importa se está presente no exterior, pois pode suportar perfeitamente as intempéries: chuva, gelo, neve, calor, etc.
No fundo, estamos falando de cimento ou concreto, um material sólido e compacto que, ao longo do século XX, tem sido utilizado como principal recurso para criar uma infraestrutura firme e durável.
Além disso, suporta muito bem qualquer tipo de peso, por isso também é utilizado na entrada da garagem ou em pavimentos onde se realizam atividades de trabalho.
Com esse material podemos obter múltiplos benefícios.
Uma contribuição cromática para os interiores
Se ainda for preciso destacar outra de suas qualidades, ressaltamos a cor. Além de ser comumente usado em sua tonalidade original (cinza-escuro), também pode ser trabalhado com outros tons para obter uma aparência mais realista: tons de marrom, ocre, etc.
Entre os mais procurados estão os pisos que imitam a madeira. No final das contas, são formatos ainda muito básicos que chamam mais a atenção pela cor do que pela forma. No entanto, com essa combinação conseguimos uma decoração muito interessante.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lava Oliva, Rocío: Interiorismo, Vértice, 2008.
- Ventura, Anna: 1000 ideas prácticas de decoración del hogar, Universe Publishing, 2003.