Decoração para a sala de jantar de uma casa de campo

· 30 de junho de 2018
A sala de jantar é um dos locais onde passamos mais tempo e que levamos mais tempo para decorar.

A grande peculiaridade de uma casa de campo é que ela está integrada e em harmonia com a natureza. Esse tipo de casa serve para descanso e relaxamento nos fins de semana ou nos períodos de férias.

No entanto, muitas pessoas decidem viver nelas durante todo o ano, uma tendência que continua até hoje em dia. Isso porque esses espaços conseguem recriar uma atmosfera de relaxamento, que é muito valorizada no dia a dia.

A decoração dessas casas apresentam um estilo rústico bem definido, no qual se destaca o uso da madeira como material principal. Um espaço que é sempre difícil de harmonizar com o resto da casa, é a sala de jantar. É um dos lugares onde passamos mais tempo e por isso, a sua decoração é mais complicada. Nesse espaço, entre outras coisas, você deve desfrutar de praticidade, funcionalidade e conforto.  Daí a dificuldade da sua decoração.

A seguir, vamos dar algumas dicas que, com certeza, você poderá aplicar na decoração da sala de jantar da sua casa de campo, seguindo as novas tendências em decoração.

Cores rústicas

Aliás, as salas de jantar das casas de campo procuram manter a naturalidade em tudo. Por isso, a cor é tão importante. Chamamos de cores rústicas, as que se adaptam perfeitamente a esse estilo. Sobretudo, a sua madeira rústica e os tons fortes.

As cores que mais podemos ver nesse tipo de áreas e, no restante dos cômodos, são as mais básicas e as que mais nos fazem entrar em contato com a natureza. Além disso, os tons terrosos ou verdes são capazes de propiciar ao ambiente esse toque a mais de rusticidade que buscamos.

Não podemos nos esquecer das cores neutras como o cinza e o bege. Esses tons claros proporcionam o equilíbrio necessário entre as cores.

casa de campo

Geralmente, não veremos cores vibrantes se destacando na decoração. Mesmo assim, podemos ver detalhes em cores quentes que buscam criar um ambiente mais aconchegante, como o vermelho, o amarelo ocre, ouro velho ou laranja ferrugem.

Os tons pastéis também são uma boa ideia, especialmente para os móveis. O branco e a madeira natural ajudam a criar um ambiente mais tranquilo.

Se formos mais ousados, podemos incluir determinadas estampas de listras, flores ou com motivos de animais.

Materiais mais comuns

Como você pode imaginar, um dos materiais mais utilizados são o tijolo e a pedra. Esses materiais dão esse toque a mais de rusticidade e naturalidade. Podemos deixá-los à vista nas paredes, dependendo da estrutura da casa ou em detalhes como a lareira.

As vigas de madeira também são elementos que costumam ser incluídos, já que combinam muito bem com outros tipos de materiais. Podemos vê-los localizados no teto ou como detalhes em certas paredes.

sala de jantar de uma casa de campo

A combinação desses elementos na sala de jantar, vão criar um ambiente perfeito nesse tipo de casa, que costumam ficar cercadas pela natureza. Se você pretende reformar uma casa antiga, recupere esses elementos e lhes dê toda o protagonismo que merecem.

Luminosidade acima de tudo

A iluminação, como em qualquer casa, é fundamental e mais ainda, se vier de uma fonte natural. Na sala de jantar de uma casa de campo, isto se torna essencial. Isso porque passamos muito tempo nela, especialmente na hora do almoço.

É importante que haja uma grande janela para que o ambiente desfrute de luminosidade e tudo possa ser visto perfeitamente.  Deixe a luz natural penetrar pelas janelas. No campo, a luz tem muito mais intensidade e não podemos desperdiçá-la. Por isso, é importante você evitar o uso de cortinas espessas. Opte por cortinas leves.

Nas horas mais escuras do dia, coloque pequenas luminárias, velas ou guirlandas. A luz não deve ser muito intensa, pois pretendemos criar um ambiente leve e aconchegante.

Os móveis perfeitos para a sala de jantar de uma casa de campo

É importante que você defina os limites do local onde se encontra a sala de jantar em relação às outras áreas. Podemos fazer isso colocando móveis separadores ou, até mesmo, tapetes para que visualmente se perceba que são espaços diferentes.

A mesa da sala de jantar deve ter o tamanho adequado para que caiba muita gente. Normalmente, são casas muito aconchegantes que têm como objetivo reunir a família e amigos para passar alguns dias relaxando. Por isso, costuma reunir muitas pessoas entorno delas.

As mesas fabricadas com elementos naturais são muito comuns nas casas de campo. Algumas são feitas de madeira rústica com pernas grossas e outras, até mesmo, de pedra.

Outra ideia é combinar elementos mais modernos, como uma mesa com a superfície da madeira e pernas de aço. Atualmente, você pode ver muitos bancos feitos com troncos de árvores. Isso vai dar um ‘plus’ de originalidade no local.

casa de campo

Incluir cadeiras com um design diferente em ambientes rústicos é algo que está começando a ser feito por designers de interiores de renome.  Isso proporciona um toque mais moderno em um ambiente rústico.

Detalhes que somam

Assim, se você é dos mais tradicionais em termos de decoração, uma boa ideia que se vê em várias salas de jantar das casas de campo é recuperar os elementos relacionados à vida no campo.

Por exemplo: utilize moringas, pratos de barro, ancinhos agrícolas, candeeiros, cestos de palha, etc. Dessa forma, pode transformá-los em elementos que decoram a sala proporcionando mais rusticidade ao ambiente.

Se você quiser decorar a sala de jantar com uma atmosfera mais rústica do que chique, pode incluir elementos naturais como as plantas. Além disso, uma dica que vai ajudar a sua sala de jantar parecer mais natural é colocá-las no centro da mesa ou em determinados móveis da casa. A combinação do verde das plantas com a madeira será um sucesso com certeza.

Quanto às cortinas, a nossa recomendação são as escolhas simples e de materiais como o algodão ou o linho.  Não queremos que toda a atenção recaia sobre elas. Você pode comprá-las de fibras naturais para que combinem com outros elementos da decoração como os tapetes ou toalhas de mesa.

Portanto, como podemos ver, conseguir uma combinação adequada para uma sala de jantar rústica não é tão complicado como imaginamos. Você tem que levar em consideração que nesses espaços os elementos naturais devem ter muita importância. E então, você se animou para fazer uma nova decoração na sala de jantar da sua casa de campo?