Algumas dicas sobre o uso de listras na decoração da sua casa

29 de julho de 2018
As listras são uma ótima opção para dar outro aspecto para a sua casa e ganhar mais amplitude.

No artigo de hoje, daremos algumas informações sobre o uso das listras na decoração de interiores. As listras são uma das formas mais clássicas na decoração de ambientes. Antigamente, era comum ver vários espaços da casa com listras, já que elas combinam com qualquer ambiente. 

No entanto, por que elas são tão usadas? Porque as listras oferecem um jogo visual que permite aumentar o local em que estejam e dar mais profundidade. 

Sem dúvida, as listras dão um toque de cor e vitalidade aos diferentes ambientes. As listras são uma ótima opção para dar outro aspecto para a sua casa. Além disso, as listras fazem com que a mente fique mais ordenada, minimizando a pressão, a ansiedade ou o estresse, garantindo dessa forma, paz e tranquilidade para o seu lar.

Sendo assim, mostraremos algumas ideias para que você as utilize na sua decoração. Você vai adorar!

Listras verticais

Nesse caso, as listras verticais têm muitas vantagens no quesito decoração de interiores. Em primeiro lugar, elas dão uma sensação de amplitude. Além disso, geram um efeito ótico que beneficia o espaço onde são colocadas. Isso porque refletem tetos mais altos e profundos.

As listras verticais também proporcionam uma sensação de amplitude à altura.  Se você tem uma casa com quartos pequenos ou com tetos baixos, a utilização desse tipo de listras dará a sensação de que tudo é maior (aumentará visualmente o tamanho e a altura), e fará com que você se sinta mais confortável no ambiente.

Por outro lado, esse tipo de listras também proporciona elegância e delicadeza. É muito comum ver listras verticais em ambientes como a sala de estar e o quarto, já que dão essa ambientação típica da nobreza britânica.

Além desses benefícios, elas proporcionam elegância e delicadeza ao ambiente. Segundo alguns estudos feitos por profissionais, os seres humanos se sentem em paz e acreditam que tudo está em ordem diante das listras verticais. Isso ocorre porque a geometria na decoração assume uma organização mental, proporcionando harmonia onde quer que esteja.

listras na decoração

Listras horizontais

As listras horizontais, ao contrário das verticais, diminuem a altura do espaço onde se encontram. Elas reduzem visualmente a altura dos tetos, oferecendo um efeito de diminuição. Por isso, não recomendamos colocá-las em quartos com dimensões reduzidas e com tetos não muito altos.

No entanto, se você decidir utilizá-las, coloque em pequenos espaços ou como um detalhe. Você também poderá incluir listras finas. Coloque-as na parte central da parede ou utilize tons suaves.

As listras horizontais mais largas também proporcionam essa delicadeza nos estilos mais clássicos. Dessa forma, reduz-se a sensação de espaço, uma vez que aproximam visualmente as paredes dos móveis.

listras na decoração das paredes

Onde incluir as listras na decoração

Listras na parede

As listras na parede, como dissemos anteriormente, fazem com que o ambiente pareça maior. Esse é um dos grandes truques que os designs de interiores usam para enganar o olhar e ganhar amplitude e altura.

Além disso, adicionar as listras com tons mais claros ajudam a ganhar alguns centímetros a mais de espaço. Dessa forma, você conseguirá uma sensação de maior luminosidade e que o ambiente pareça maior, já que irá gerar mais perspectiva.

Por isso, recomendamos que utilize uma gama de tons azuis e areia, já elas parecem a linha do horizonte com o mar. E isso traz uma sensação de tranquilidade. As cores cinza e bege também são outra grande ideia porque proporcionam uma certa serenidade ao ambiente.

Entretanto, uma coisa que você deve levar em consideração é a largura da listra. Uma vez que se você escolher listras muito largas, conseguirá o efeito contrário do desejado e o espaço será reduzido.

Se usarmos esse tipo de listra na parede, precisamos ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente. Sendo assim, devemos evitar as cores vibrantes e não incluir vinis, quadros ou elementos decorativos na parede. Isso porque ela poderá ficar saturada de complementos.

Capas de edredom

As capas de edredom são uma boa opção para dar outro toque ao dormitório. Como já conhecemos as vantagens de incorporar listras nos ambientes, podemos observar que incluir as listras no quarto trarão mais amplitude. Além disso, trarão uma sensação de organização ao quarto. 

Se optarmos pela combinação das cores bege e branco, ou por tons azuis, conseguiremos criar um ambiente onde reinará a paz e o conforto. 

Sofás

Os sofás com listras estão muito em moda nesta temporada. As listras nesse tipo de móvel criam um estilo interessante e produzem mais profundidade visual do que um tecido liso.

sofá - listras na decoração

Com relação à cor, no mercado existe uma infinidade de opções para escolher. Se você não quiser ousar muito e preferir o estilo mais clássico opte por cores mais suaves. Se, ao contrário, você for mais atrevido, incorpore várias cores que combinem entre si. Essa última sugestão combinará perfeitamente com os quartos das crianças.

Os sofás com listras se integram perfeitamente na decoração global da casa. Além disso, elas combinam muito bem com os estilos boho, country ou shabby chic. As listras proporcionarão esse toque de estilo na sua casa.

E, você? Teria coragem de incorporar listras na decoração da sua casa? Sem dúvida, será um grande sucesso!