Ideias para escolher uma luminária de chão

· 15 de julho de 2018
É importante que a luminária de chão se harmonize com o restante dos elementos da casa.

A iluminação intervém de maneira marcante na decoração. Podemos dizer que é um dos elementos-chave. Nos permite variar a luz ambiente, a sua intensidade e até a sua cor.

As luminárias de chão trazem aconchego ao ambiente. Elas são colocadas diretamente no chão e se mantêm em pé sem a necessidade de outro ponto de fixação. Sem dúvida, conseguem criar um ambiente único e especial no seu quarto.

Além disso, podem ser meramente funcionais para iluminar determinados cômodos ou ter uma característica decorativa. Portanto, é importante que a luminária se harmonize com o restante dos elementos de decoração da casa.

Tipos de luminárias de chão

Dependendo do tipo de cúpula que tenha, podemos diferenciar vários estilos de luminárias de chão.

Estilo japonês

É uma cúpula integrada ao longo do pé. Geralmente é feita de papel, seda ou linho. Integra-se ao longo do pé ou o cobre totalmente.

Tipo cônico

Esse tipo de cúpula geralmente tem a base mais ampla e fornece mais luz para baixo. São as mais tradicionais, por isso são uma boa opção para um cômodo rústico, retrô ou clássico.  

Tipo tambor

As cúpulas do tipo tambor apresentam a mesma abertura em cima e embaixo. A sua luz é distribuída uniformemente, criando uma luz ambiente muito acolhedora.

Flexível

Este tipo de luminária é uma boa alternativa para os espaços de leitura ou de trabalho porque direcionam a luz para o ponto desejado.

A nossa recomendação é que você gradue a intensidade em 400 lúmens e uma altura de 150 cm.

Dicas para escolher

Um dos aspectos em que devemos prestar mais atenção é o uso que será dado à luminária. Ou seja, se vamos utilizá-la para iluminar um cômodo inteiro como foco principal de luz, ou se vai iluminar uma área específica. Dependendo do seu objetivo, deverá escolher a luminária que melhor se adapte, verificar se vai precisar de um braço ajustável ou de outro ponto de luz.

Dependendo desta escolha, podemos variar a luz, fazendo com que o cômodo pareça menor ou maior.

Outro ponto que devemos ter em mente, é a cor das paredes, do teto e do piso. As cores escuras precisam de mais pontos de luz para conseguir a mesma luminosidade que uma cor clara.

luminária de chão tripé

Tipos de lâmpadas

Escolher a lâmpada certa será essencial para economizar o consumo de energia. Existe uma vasta gama de lâmpadas sobre as quais falaremos a seguir:

  • LED: são as que têm maior vida útil e, portanto, são as mais eficientes. As lâmpadas de LED duram até 50.000 horas e consomem 80% menos em comparação com outras lâmpadas tradicionais.
  • Fluorescentes compactas: este tipo de lâmpada possui uma vida útil entre 6.000 e 10.000 horas. O problema é que demoram um pouco mais para alcançar a sua potência máxima. Por isso, é aconselhável utilizá-las por longos períodos de tempo.
  • Halógenas: estas lâmpadas, por outro lado, iluminam instantaneamente. A sua vida útil é de cerca de 2.000 horas e consome 30% menos energia do que as incandescentes. Este tipo de lâmpadas são as mais usadas nas luminárias de chão.

Como regular a intensidade

Dependendo do cômodo em que estamos, devemos dar uma intensidade ou outra. A intensidade não será a mesma para iluminar um quarto ou uma sala de estar, uma vez que realizamos atividades totalmente diferentes, como ler, assistir TV, jantar, dormir ou trabalhar.

É por isso que, as luminárias de chão, além da iluminar, nos ajudam a diferenciar os diferentes ambientes de uma casa. A nossa sugestão, portanto, é que você compre uma lâmpada com regulador de intensidade.

Existem modelos no mercado que possuem 2 graduações de luz. Uma geral de maior potência de luz e outra com um braço adicional como se fosse um abajur. Isso é muito útil, pois permite direcionar o foco de luz para a área que mais nos interessa, com a graduação que nos sentirmos mais confortáveis.

No entanto, devemos graduar a intensidade da iluminação dependendo do tipo de atividade que estamos realizando. Para ler, podemos colocar uma luz mais suave, e para jantar, precisaremos de uma luz mais forte.

tipo de luminária de chão

Manutenção

As luminárias de chão têm um inconveniente: a poeira se acumula sobre elas sem que percebamos. Inclusive no verão podem acumular alguns insetos que se aproximam cegos pela luz.

Portanto, recomendamos umedecer um pano e limpar a superfície com a lâmpada desconectada. Podemos remover a sujeira com um pano, papel ou esponja, utilizando algum produto especial para limpeza de lâmpadas.