Conheça os benefícios de ter um piso frio em casa

27 de fevereiro de 2019
Se você está em dúvida quanto aos tipos de piso para aplicar na sua casa, o piso frio oferece múltiplas possibilidades e benefícios; ele é garantia de qualidade.

Quando construímos uma casa nova, uma das dúvidas mais frequentes é que tipo de piso colocar. Existem muitos tipos de materiais, mas dependendo do tipo de espaço, um é mais conveniente do que o outro. Nesse caso, veremos quais são os benefícios de ter um piso frio.

Como regra geral, um piso frio consiste na união de vários ladrilhos de maneira exata, obtendo assim um piso resistente e durável. É importante que o piso tenha argamassa para se tornar um suporte firme e consistente.

No fundo, ele é completamente diferente do piso de madeira, que é mais frágil, porém mais quente. No caso dos ladrilhos, eles podem ser mais frios, mas oferecem uma estética muito diferente e têm uma maior resistência à passagem do tempo, além de serem fáceis de lavar.

Espaços onde colocar ladrilhos

 Espaços onde colocar ladrilhos

É verdade que, dependendo do espaço, pode ser utilizado um ou outro tipo de ladrilho; aliás, em alguns cômodos interiores não é conveniente ter esse tipo de piso, mas sim de madeira ou de outros materiais.

  • Muitas vezes, ladrilhos básicos são usados para o piso de uma casa, seja para os quartos ou para as salas de estar. Obviamente, a madeira proporciona mais conforto, mas os ladrilhos também podem ser um bom recurso.
  • No caso dos pátios, é essencial termos ladrilhos resistentes e leves, fáceis de instalar e montar, principalmente porque estarão sujeitos às intempéries.
  • Quanto aos alpendres e terraços, os ladrilhos de concreto podem ser uma boa maneira de resistir ao trânsito de pessoas. Estes não deixam de ser locais movimentados que, além disso, também precisam ser decorados da melhor maneira possível.
  • Quanto ao banheiro, supõe-se que este será um lugar onde é conveniente ter azulejos de cerâmica mais resistentes, os quais são fáceis de limpar e contam com cores muito interessantes.

Escolha os melhores materiais para que, dessa forma, eles tenham uma maior durabilidade.

Os tipos de piso

 Os tipos de piso

Em primeiro lugar, devemos destacar os pisos de cerâmica ou arenito. Eles podem ser encontrados em pasta branca ou vermelha, sendo esta última a mais barata. No entanto, a que pode ter uma melhor aparência é a primeira, pela sua pureza e por oferecer uma sensação de limpeza.

Por outro lado, existem os pisos de porcelana. Talvez eles possam ser um pouco mais frágeis, mas o material é imbatível. São ideais para banheiros e cozinhas, graças à sua baixa capacidade de absorção de água.

Caso você queira criar uma atmosfera mais campestre e rural, existe a possibilidade de utilizar lajotas de barro, com tons de terra, gerando assim um efeito mais natural. Elas são muito apropriadas para terraços e alpendres.

Também vale a pena destacar uma tendência que está na moda atualmente, que são os pisos vinílicos que imitam ladrilhos. Obviamente, eles não oferecem a mesma qualidade, mas servem para simular.

Os benefícios proporcionados

 um piso frio é garantia de qualidade

Certamente, um piso frio é garantia de qualidade, principalmente por causa das múltiplas possibilidades que ele oferece em termos de estética, mas também devido ao material do qual ele é feito.

  • Os ladrilhos não sofrem arranhões como a madeira. Não ocorrem rachaduras nem uma degradação muito pronunciada da superfície, como pode acontecer com outros tipos de piso.
  • A gama de cores é muito variada. Existe um vasto repertório de cores, de tal forma que eles podem se adaptar ao tipo de decoração que quisermos aplicar no local. Por exemplo, para um alpendre, os tons amarronzados são os mais adequados.
  • A limpeza pode ser feita de forma simples e eficaz. Podemos passar rapidamente um mop com água sanitária para desinfetar imediatamente. Além disso, é transmitida uma sensação de higiene e brilho que, por sua vez, proporciona bem-estar.
  • Em caso de quebra de um ladrilho, ele pode ser facilmente substituído, deixando o piso como novo. Portanto, não há muitos transtornos; aqueles que estiverem rachados podem ser substituídos.

Por que escolher um piso frio?

 piso resistente

Na hora de escolher, a principal recomendação que lhe damos é que você pesquise os tipos de piso e também estude em qual espaço eles serão usados. Não há dúvida de que um piso resistente é essencial para o dia a dia.

Em resumo, os benefícios são múltiplos, tanto em termos de estética quanto de resistência. O piso frio é fácil de instalar e não causará despesas muito exageradas; portanto, não hesite em escolhê-lo.