Três sugestões para as casas no estilo minimalista

· 25 de julho de 2018
A elegância e a sutileza de um ambiente organizado.

Se você é aquele tipo de pessoa que curte coisas simples e sem exageros, o estilo minimalista é o ideal para você.

O lema desse estilo por excelência é: menos é mais. O importante é colocar cada coisa no seu lugar, cumprindo uma determinada função.

Sem dúvida, a estética minimalista representa a funcionalidade, organização e ordem. O encanto se encontra na simplicidade da decoração: sem sobrecargas e nem exageros. A elegância é muito valorizada e os ambientes geralmente são brancos, com predomínio da luz natural.

Tudo sobre o estilo minimalista

No artigo de hoje, traremos algumas ideias para casas minimalistas. Lembre-se, a beleza está na simplicidade!

1. Quartos simplistas

A decoração dos quartos minimalistas vem ganhando cada vez mais adeptos. A estética que possui como lema a simplicidade das formas traz mais elegância aos espaços, sem a necessidade de sobrecarregar o ambiente. É por isso que esse estilo chamou a atenção de tantas pessoas e se tornou uma das tendências preferidas atualmente.

Além disso, como os apartamentos estão cada vez menores e os quartos com dimensões cada vez mais reduzidas, esse estilo é a melhor opção. A filosofia do open concept combina perfeitamente com os quartos minimalistas. Isso porque amplia o espaço através da simplicidade. O fato de vivermos em um apartamento pequeno não significa que precisamos nos limitar na hora de decorá-lo.

quarto estilo minimalista

Móveis com linhas retas

Os interiores minimalistas desses quartos devem manter a harmonia e o equilíbrio necessários para podermos dormir bem todos os dias. Os móveis com curvas suaves e com linhas retas são a melhor opção nesse tipo de ambiente, já que, entre outras coisas, traz sobriedade. É extremamente importante respeitar esse conceito, uma vez que irá destacar o quarto. Por isso, cada móvel deve estar em consonância com os demais.

Além disso, o local da cama é um dos lugares que tem mais destaque no quarto. Dessa forma, não é recomendável que coloquemos muitas almofadas e mantas. Isso só irá sobrecarregar o ambiente. O ideal é optar por um par de almofadas sem estampas que combinem bem com o restante do mobiliário.

quarto estilo minimalista

Cores suaves

Por outro lado, com relação às cores, podemos observar duas tendências nos quartos que adotam esse estilo. Uma que incorpora o branco, predominantemente, em todos os ambientes. Os tons brancos, como já sabemos, aprofundam e ampliam os cômodos. Essa é a escolha ideal, se estivermos tentando aproveitar ao máximo um espeço pequeno. No entanto, é importante tomar cuidado com os espaços muito grandes, já que eles podem ficar ainda maiores e se tornarem frios.

A outra tendência é a que combina as cores escuras com as cores mais neutras. O mais comum é incorporar o branco, o preto e os tons cinzas. Isso faz com que o ambiente fique elegante e diferenciado.

Além disso, as plantas ajudam a incorporar um aspecto natural ao ambiente. Os tons verdes e terrosos são outros exemplos de cores que casam perfeitamente com esse estilo.

quarto preto branco e cinza estilo minimalista

2. Banheiros funcionais

A premissa básica que todo banheiro deve seguir tem a ver com a funcionalidade. Normalmente, esse cômodo costuma ser pequeno e estar repleto de móveis para guardar coisas. O estilo minimalista desafia a estrutura dos banheiros mais tradicionais incorporando o mínimo e o imprescindível. Ele deve transmitir paz e serenidade.

Assim como nos outros ambientes, aposte nos objetos com linhas retas e tons suaves. Dessa maneira, ampliaremos o espaço, aumentando o campo visual. Para conseguir isso, é necessário que o ambiente esteja bem iluminado. Isso fará com que o banheiro pareça mais limpo e maior, dando uma sensação de conforto e tranquilidade.

É importante que o banheiro não tenha muito acessórios desnecessários à vista. Se quisermos colocar alguns elementos de armazenamento, podemos utilizar cestos e caixas organizadoras.

Se o banheiro for extremamente reduzido, a melhor opção é que instalemos um box para ducha, seguindo a mesma proporção. É recomendável usar um box transparente para deixar a luz passar e aumentar o espaço. Por outro lado, se o seu banheiro for maior, uma ideia genial é introduzir uma banheira com design minimalista. Elas são caracterizadas por apresentarem formas sutis e sem ostentação. As banheiras com formas geométricas são umas das tendências atuais.

estilo minimalista

3. Cozinhas abertas para casas minimalistas

As cozinhas que seguem o estilo minimalista apresentam espaços abertos e têm elementos extremamente organizados.

Da mesma forma que acontece com os outros ambientes, as cozinhas desse estilo também parecem maiores. Geralmente estão ambientadas nos tons brancos. No entanto, o predomínio do branco na cozinha tem uma parte negativa: ela suja com mais facilidade. Esse cômodo não deixa de ser um lugar que estamos constantemente sujando e limpando e, com os tons claros, conseguimos notar a sujeira com mais facilidade.

Uma ideia para que a sua cozinha pareça mais ampla é colocá-la em forma de “L”. Dessa forma, você economizará espaço e ela será muito mais funcional.

A ordem, como já falamos anteriormente, é um fator essencial na estética minimalista. Ela traz elegância e beleza. Para termos tudo sempre em ordem, devemos incorporar um mobiliário o mais simples possível: sem sobrecargas e nem formas muito complicadas. O melhor é optar por módulos para fazer a combinação mais adequada em função do espaço que dispomos.

Com relação aos detalhes, essas cozinhas não possuem muitos. É importante escolher acessórios simples que combinem com a ambientação da cozinha. Em algumas cozinhas minimalistas, observamos que podemos arriscar um pouco mais nos pequenos detalhes. Isso significa escolher cores escuras que gerem mais contraste.

cozinha estilo minimalista

Sem dúvida, o estilo minimalista é um dos nossos preferidos. A organização funcional que o caracteriza, faz com que ele seja ideal para as casas menores.

E, você? Se atreveria a usar esse estilo na sua casa?