Vantagens e desvantagens das casas de pedra

3 de julho de 2018
As casas de pedra não se encontram apenas nos povoados ou nas zonas rurais. Nós também podemos construí-las nas grandes cidades.

Nos últimos tempos, temos observado uma tendência de comprar casas antigas para restaurá-las sem perder aquele encanto rústico que está tão na moda. O fato de associarmos as casas de pedra às casas antigas explica essa tendência.

Esse retorno do antigo também pode ser visto na hora de comprar ou de alugar casas, seja para morar ou para ter como uma segunda casa.

Na verdade, não existe um material de construção ou um tipo de estrutura que seja o melhor em tudo. No post de hoje, explicaremos as vantagens e as desvantagens da pedra.

As vantagens das casas de pedra

1. Mais conforto

A pedra nos oferece no verão aquele frescor que tanto apreciamos no interior de uma casa. No inverno, a pedra mantém o calor da casa, porque é resistente ao frio, neve, chuva e calor. Ou seja, produz-se uma inversão térmica.

Em casos extremos de calor ou de frio, vale a pena ter algum tipo de isolamento adicional. No entanto, isso também é necessário em uma casa construída com qualquer outro material.

Outro ponto a favor da pedra é que ela é um excelente isolador de som. A vantagem é que é muito utilizada por todos os proprietários que buscam ter mais privacidade com a família.

parede de pedra

Parede de pedra / m.revistaad.es

Isso é bom, principalmente, se você morar em um lugar onde há muito trânsito ou ruídos intermitentes.

E para os mais medrosos, é importante saber que a pedra é um material à prova de fogo, de insetos, de animais nocivos e de decomposição.

Um outro ponto que podemos destacar é que a pedra é muito econômica, devido a sua baixa demanda em qualquer tipo de construção. Isto produz uma grande economia no orçamento, caso você esteja considerando a ideia de construir uma casa de pedra.

Além disso, esse material não necessita de nenhum tipo de manutenção, já que é para sempre. Você pode esquecer de vez os custos adicionais. Você não precisará pintar ou revestir de novo as paredes, pois não haverá deformações e manchas devido à passagem do tempo e condições do clima. A pedra terá a mesma aparência e cor ano após ano.

2. Melhor estética

A pedra fornece elegância a qualquer casa. Seja em casas revestidas de pedra, assim como naquelas que só possuem uma parte  revestida com esse material. A pedra oferece à nossa casa uma personalidade que é sinônimo de força e nobreza. Isso porque a pedra natural é isso, força e nobreza.

Para os mais detalhistas, também traz algumas vantagens Apesar de se tratar de um estilo clássico, a pedra é um material que pode ser encontrado em uma grande variedade de formas e de cores. Isso permite que você dê o seu toque pessoal para a casa.

casas de pedra

Cozinha com parede de pedra / m.revistaad.es

Nesse sentido, ela é ideal para casas rústicas e rurais, uma vez que oferece harmonia a qualquer tipo de paisagem natural.

A pedra também desempenha um papel muito importante na decoração. Não só no interior da casa, como em paredes ou lareiras, mas também em jardins, muros ou paredes exteriores de pedra. Com os pontos apropriados de luz é possível criar uma atmosfera muito harmoniosa e agradável.

As desvantagens das casas de pedra

Sabemos que as casas de pedra têm muitas vantagens. No entanto, há alguns detalhes da pedra que podem ser fundamentais na hora de decidir se devemos ou não incluir esse material na nossa construção.

O grande problema da pedra é a sua umidade. Ela pode facilmente aparecer se não tomarmos algumas medidas. É importante ter isso em mente para que não apareçam manchas e a casa não se torne um ambiente úmido.

Além disso, o processo de construção pode ser lento, uma vez que requer bastante tempo e dedicação. Fora isso, você tem que contar com a experiência de alguém que saiba como trabalhar com pedra.

Outro lado negativo é que se trata de um material difícil de reparar ou modificar, caso ela seja danificada ou você decida substituí-la. Por isso, deve pensar bem, já que no futuro será difícil voltar atrás.

Conclusão

Como pudemos ver, a construção de pedra tem mais vantagens do que desvantagens. Sendo assim, o principal fator que você deverá levar em conta é se você gosta da estética da pedra.

O mais importante é que a nossa casa se torne um lugar onde possamos estar completamente à vontade. Construir um espaço que faça com que nos sintamos bem é, sem dúvida, uma tarefa complicada.